Computação em nuvem: 5 motivos para sua empresa começar a usar

A computação em nuvem pode parecer um bicho de sete cabeças para muitas pessoas, mas o que elas não percebem é que já utilizam essa tecnologia digital há muito tempo e diariamente.

Quando você acessa o seu e-mail, compartilha arquivos no Google Drive ou no Dropbox, por exemplo, está utilizando os recursos da computação em nuvem.

O conceito de computação em nuvem é bem antigo e está presente em boa parte das atividades que envolvem tecnologia hoje em dia. Ele proporciona maior segurança e praticidade ao dia a dia.

Para integrar sua empresa em um sistema adequado veja os cinco benefícios da computação em nuvem para as organizações.

Benefícios da computação em nuvem

#1 ERP na nuvem

ERP cloud é um sistema de gerenciamento de empresas que reúne em um único lugar os recursos necessários para gerenciar os principais departamentos de uma empresa, facilitando assim a gestão empresarial.

Com ele os funcionários podem registrar as informações de cada departamento com maior facilidade e esses dados ficam disponíveis para os funcionários responsáveis. A gestão consegue acompanhar os registros e gerar relatórios com as informações, que facilitam a tomada de decisões importantes.

O Sistema ERP permite o acompanhamento e gestão de estoques, cadastro de clientes e fornecedores, emissão de notas fiscais, recursos financeiros, recebimentos e pagamentos, orçamentos, fluxo de caixa e muito mais.

#2 Segurança

As informações de uma empresa exigem que haja constante preocupação com o sigilo dos dados. São registros financeiros, dados de clientes e informações confidenciais que não podem ser divulgados.

É importante que exista um sistema de proteção dessas informações para proteger de ataques de hackers, tentativas de roubos, invasões ou mesmo a perda desses dados por problemas de hardware.

A computação em nuvem funciona com uma rede de servidores interligados, localizados em diferentes regiões do mundo, que armazenam as informações dos clientes.

Essa rede garante que, mesmo que um servidor sofra alguma avaria e pare de funcionar, os outros continuem funcionando e mantenham a estabilidade do sistema e a segurança das informações.

É importante que o software escolhido de ERP ofereça suporte e backups diários automáticos que garantam a atualização das informações no servidor.

#3 Escalabilidade

Escalabilidade é a capacidade de um sistema para realizar uma atividade de forma automática com o objetivo de atender um aumento de demanda sem permitir a perda de qualidade ou mesmo exigir um aumento de custo. É fazer mais utilizando os mesmos recursos.

beneficios-computacao-em-nuvem

É importante que as empresas encontrem formas de tornar suas atividades escaláveis para permitir o aumento de produção, mantendo os custos, o que representa um aumento de lucratividade.

Os servidores em nuvem permitem essa escalabilidade quando aumentam a capacidade de processamento de informações, sem tornar o software pesado ou lento ou sem exigir que haja troca de equipamentos, o que obrigaria a empresa a realizar um grande investimento.

#4 Acessibilidade

Uma das grandes vantagens proporcionada pela computação em nuvem é o fenômeno chamado de “duas telas”. No Brasil 88% da população assiste televisão enquanto navega na internet, seja no smartphone, tablet ou no notebook.

A computação em nuvem permitiu que os recursos online chegassem às mãos das pessoas que podem acessar a internet em qualquer lugar. E isso também pode ser aproveitado nas empresas através dos softwares com recursos móveis.

Empresas que possuem funcionários que desempenham suas funções longe da sede ou gestores que frequentemente estão em viagem de trabalho conseguem registrar e acompanhar as informações da empresa de qualquer lugar, sendo necessário apenas um equipamento eletrônico e o acesso à internet.

#5 Economia

A computação em nuvem gera economia às empresas quando permite que o trabalho seja desempenhado de forma muito mais eficiente, otimizando o uso dos recursos e aumentando a produtividade da equipe.

Além disso, o registro de todas as informações em um único lugar permite a verificação mais eficaz da situação da empresa, o que possibilita a antecipação de problemas e a busca de soluções de maneira mais rápida, evitando prejuízos à empresa.

Outros benefícios trazidos pela computação em nuvem são o controle financeiro e a redução de custos diretos com a compra de servidores físicos, equipamentos e a manutenção. O que era muito mais relevante no orçamento do que os custos hoje da contratação de um servidor online.

E você, conseguir entender como a computação em nuvem pode beneficiar a sua empresa e quais resultados ela pode trazer para seus negócios?

Aproveite e conte como a sua empresa já utiliza a computação em nuvem e como você acredita que pode melhorar.

Esse post foi escrito pela GestãoClick, um software de gestão empresarial muito mais simples, rápido e eficiente para gerenciar a sua empresa.