Consultor de Inbound Marketing: o que faz e porque contratar

Um consultor de Inbound Marketing é um profissional especializado na área, que irá criar um planejamento adequado à realidade da empresa, considerando as táticas e ferramentas de Inbound Marketing adequadas para cada nicho de mercado, negócio e tipo de empresa.

O Inbound Marketing é uma das estratégias mais atuais usadas por empresas de diferentes setores, portes e com diferentes personas para atrair e atender.

Estamos falando de uma estratégia de marketing que faz a empresa participar da jornada de compra do cliente, e não interrompê-la.

Por isso, ao invés de anúncios, uma estratégia de Inbound Marketing usa o conteúdo como principal aliado. 

É a partir do oferecimento de conteúdo adequado, que a empresa atrai, se relaciona e conquista um novo cliente – bem como mantém os clientes atuais. 

Ao desconcentrar o investimento apenas de campanhas de “ads” o consultor de Inbound Marketing contribui para a diversificação das campanhas de divulgação e relacionamento da empresa, bem como reduz o custo de aquisição de clientes e leads.

Entretanto, para que essas e outras vantagens sejam alcançadas, um consultor de Inbound Marketing capacitado pode fazer toda a diferença, sendo importante até mesmo para reduzir o tempo que a sua empresa vai levar até o sucesso. 

Imagine o seguinte cenário, você mesmo, dono da empresa, se prepara para investir em Inbound Marketing, mas pouco sabe sobre a estratégia. Diante disso, será necessário investir bastante tempo para compreender como montar um plano de ação e, principalmente, quais as melhores formas de colocá-lo em prática. Isso sem contar que será necessário medir os resultados e identificar lacunas, avaliar bons resultados e necessidade de um novo planejamento. 

Confira dicas de como:

Reter clientes, gerir equipes e se reinventar em meio a pandemia.

Como você pode ver, tempo e dinheiro (que muitas vezes se confundem) podem ser poupados com a contratação de um consultor de Inbound Marketing.

Atribuições de um consultor de Inbound Marketing 

Diante do cenário que apresentamos acima, a contratação de um profissional de marketing, seja autônomo ou dentro de uma agência de publicidade, se mostra a melhor opção para criar e conduzir uma estratégia de Inbound Marketing.

Assim,  um consultor de Inbound Marketing é responsável por:

  • fazer uma análise do cenário atual da empresa, 
  • criar um plano de ação para a empresa, 
  • estabelecer os canais de comunicação dentro de cada etapa do funil de vendas,
  • definir as táticas para cada canal de comunicação
  • estabelecer os indicadores necessário para acompanhamento dos resultados, 
  • medir e avaliar as métricas de Inbound Marketing

E tudo isso começa com a compreensão de cada etapa do funil de vendas, que pode ser dividido em:

  • Atração
  • Conversão
  • Venda
  • Fidelização
Consultor inbound marketing

Para cada etapa desta está um conjunto próprio de estratégias, entre elas: 

  • marketing de conteúdo, com blogs, podcasts, vídeos, ebooks etc,
  • redes sociais,
  • e-mail marketing,
  • SEO, dentre muitas outras possibilidades.
Consultor inbound marketing

Em suma, entre as vantagens de contratar um consultor de Inbound Marketing estão:

  • tornar mais eficiente os investimentos realizados no marketing, 
  • aumentar a taxa de geração de leads, 
  • ampliar as conversões nos canais de venda, 
  • ampliar as taxas de retenção e mais.

Como se tornar um consultor de Inbound Marketing

Existem muitos caminhos para se tornar um consultor de marketing, entretanto, o principal deles é se manter atualizado sobre tudo o que acontece no universo do marketing.

Como você deve imaginar, o marketing digital não para de evoluir, novos canais surgem, novas estratégias são testadas e aprovadas, e estar por dentro do que acontece em todo esse universo é a sua única forma de sobreviver em um mercado altamente competitivo. 

Estamos falando de um mercado de trabalho altamente promissor, mas também muito competitivo, com cada vez mais profissionais se interessando pela área.

Logo, para começar a se preparar indicamos que busque por cursos voltados para essa área, de acordo com o nível que você já domina sobre o assunto. 

Existem muitos cursos online, gratuitos e pagos, de curta, média e longa duração, cursos de extensão, pós-graduação e cursos de atualização. Além disso, frequentar eventos online ou presenciais, também vai deixar você próximo às principais novidades do mercado.

É claro que ter casos de sucesso que provem sua competência também será de grande ajuda na hora de ser escolhido como consultor de Inbound Marketing. Para isso, estágios e participação em variados projetos, podem contribuir para montar um portfólio atrativo.

Ferramentas de Inbound Marketing

Dominar e usar ferramentas de Inbound Marketing é um pré requisito que qualquer consultor de Inbound Marketing sabe que precisa atender. 

Somente a partir da tecnologia é possível aplicar na totalidade as estratégias de Inbound Marketing, principalmente, as que envolvem segmentação de leads e clientes, criação de fluxos de automação de e-mail e monitoramento de resultados. 

A ferramenta de automação de marketing torna o trabalho mais estratégico e produtivo. 

Além de automatizar uma série de atividades repetitivas a ferramenta de marketing também permite que outras ações sejam realizadas pelo consultor de Inbound Marketing, entre elas:

  • criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
  • agendamento e monitoramento de publicação em redes sociais;
  • ferramenta de e-mail marketing para criação de campanhas e automação;
  • gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
  • lead tracking e lead scoring para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing;
  • relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão;
  • e mais!

Todas essas atividades só são possíveis com um software de automação de marketing ao seu lado.

Além disso, essa ferramenta oferece relatórios completos que vão otimizar também a análise de resultados. 

Em 2019 a LAHAR foi eleita a melhor ferramenta de marketing digital pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral. Se você está em busca de uma ferramenta que te ajude a colocar em prática suas ações de Inbound Marketing entre em contato com a equipe da LAHAR e descubra como nosso software de automação de marketing pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o e-mail marketing e outras estratégias

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