5 dicas para empresas economizarem tempo e dinheiro

Nunca houve um momento mais fácil para iniciar e administrar uma pequena ou média empresa (PME). Agora você tem acesso a serviços que antes estavam indisponíveis só para as gigantes. Ferramentas sofisticadas de gerenciamento e colaboração estão a apenas um clique de distância. E neste post você vai encontrar dicas para empresas valiosas!

Em um ecossistema de negócios que favorece cada vez mais os pequenos e ágeis em detrimento dos grandes e lentos, muitas dessas soluções de economia de custos aproveitam a escala. Este é um momento emocionante para ser um PME!

O verdadeiro desafio em um mundo onde qualquer pessoa com um laptop pode iniciar um negócio não é acesso ou infraestrutura: é saber como transformar o vasto conhecimento e os recursos de economia e fazê-los funcionar para você.

Para te ajudar, aqui estão cinco dicas para empresas, como sua PME, economizarem tempo, dinheiro e alavancarem o tamanho do negócio.

LISTA: dicas para empresas economizarem tempo e dinheiro

1. Use Cloud Computing

Os computadores costumavam ocupar salas enormes. Os servidores enxutos de hoje ainda ocupam espaço valioso, exigem manutenção e se tornam obsoletos rapidamente. Eles nunca estão tão seguros quanto você pensa e eles são vulneráveis ​​a danos físicos.

Em outras palavras, os servidores são uma dor.

A computação em nuvem ou Cloud computing permite que outra pessoa se preocupe com o hardware. A mudança para um servidor baseado em nuvem não apenas atenua ou elimina os problemas mencionados acima. Ela também permite que sua equipe acesse seu trabalho e colabore em qualquer lugar, desde que tenha uma conexão com a internet.

Isso abre caminho para outras formas de como economizar dinheiro na empresa, por exemplo, acordos de trabalho remotos e o uso de trabalhadores terceirizados e freelancers.

No caso de uma catástrofe comercial, como computadores perdidos ou destruídos, todos os seus dados estarão armazenados com segurança em servidores remotos e prontos para você na próxima vez que fizer o logon.

Mesmo que um desastre aconteça com o servidor principal da nuvem, seus dados ainda estarão seguros, porque esses servidores primários fazem backup regularmente em servidores em outros locais. Seu negócio – e todos os seus dados – continuam ininterruptos.

Além disso, com a computação em nuvem, você paga apenas pelo espaço que precisa. Conforme suas necessidades crescem, você simplesmente compra mais e o quanto precisar. Conceder acesso à nuvem é tão simples quanto enviar um e-mail ou configurar uma nova conta. Você pode implementar essa alteração em menos tempo do que o necessário para ler este artigo.

A computação em nuvem elimina a necessidade de pagar por espaço físico para servidores e pode eliminar completamente a necessidade de espaço para escritórios da sua PME. O número de empresas completamente remotas está aumentando a cada ano e a computação em nuvem está ajudando a impulsionar essa revolução.

Empresas como a Encontre um Nerd são especializadas em dar suporte de TI e gerenciar redes e sistemas de cloud computing para empresas. Esse tipo de serviço exige conhecimento para ser configurado e gerenciado com segurança e contar com uma consultoria profissional faz a diferença.

2. Concentre-se na segurança online desde o início

Os custos de uma violação de segurança podem ser imensos em termos de tempo, dinheiro e até reputação. Então o segundo item da nossa lista de dicas para empresas é gastar o dinheiro agora para proteger sua PME e economizar tempo depois.

De acordo com SmallBusiness.co.uk, “no estágio inicial dos negócios, você simplesmente não pode se dar ao luxo de comprometer sua segurança”.

Mesmo assim, algumas empresas do Reino Unido estão operando com uma atitude de “isso não vai acontecer comigo” quando se trata de segurança online. De fato, 38% das empresas pesquisadas não têm segurança para proteger sua rede e seus e-mails, com 11% adicionais que não têm certeza de suas medidas de segurança.

Veja sete vantagens das quais as empresas com segurança aprimorada podem desfrutar:

  • Informações valiosas são protegidas;
  • Fique à frente de seus concorrentes;
  • Ajuda a expandir para novos mercados, como contratos governamentais;
  • Prova que você se importa com seus clientes;
  • Reduz os custos de desenvolvimento, integrando a segurança antecipadamente e não adicionando-a após um fato;
  • Aumenta a interoperabilidade de software;
  • Evita multas, perda de negócios e tempo de inatividade, atendendo aos padrões atuais.

Aja agora para proteger seus dados: atualize suas medidas de segurança de TI e use um CRM baseado na nuvem para nunca perder o acesso aos seus dados e crie as possíveis medidas offline necessárias para que sua empresa esteja sempre disponível para seus clientes.

3. Motivar os funcionários e dar-lhes controle de tarefas e ideias

Trabalhadores distraídos e com check-out custam à economia dos EUA US$ 7,4 bilhões por dia. A pesquisa dos economistas Michael Burda, Kaie Genadek e Daniel Hamermesh, patrocinada pela ONG National Bureau of Economic Research, chegou a uma média de 34 minutos de distração por expediente.

Incentive o melhora da produtividade e a competição amigável usando métricas do seu CRM.

  • Quem fechou mais negócios esta semana?
  • Qual representante de atendimento ao cliente atendeu a maioria das chamadas?

Use seu software para coletar dados sobre métricas relevantes (por exemplo, tabelas de classificação de equipe) para recompensar os vencedores.

Seus funcionários estão prontos para ter mais autonomia e responsabilidade além daquelas para as quais você os contratou. E podem lidar com isso. Dar mais responsabilidades funciona. Se você aumentar a participação da equipe, aumentará a produtividade. Em vez de se sentirem sobrecarregados, a equipe enfrentará o desafio.

Outra maneira de aumentar a autonomia é encorajar seus funcionários, em todos os níveis, a pensar e propor ideias para a empresa.

Você pode aprender mais sobre a psicologia por trás da motivação em uma agora famosa animação RSA de Dan Pink, analista de carreira. Sua pesquisa mostra que o dinheiro é um bom motivador para tarefas estritamente físicas. Se você quer uma vala, pague a alguém mais e ele vai cavar uma vala maior.

 

Quando se trata de tarefas complexas, como vendas e design, no entanto, o aumento da remuneração não equivale ao aumento do desempenho. Se você quer que seu pessoal faça um trabalho significativo, é essencial que você o ajude a tornar seu trabalho significativo.

Essa é a estratégia de motivação que empresas como Google e Salesforce usam para vencer. Mas se sua empresa não tiver os recursos internos para criar e gerenciar esses programas de incentivo, você pode terceirizá-los.

Plataformas online como a oHub oferecem um banco de prestadores serviços profissionais de várias áreas, incluindo Recursos Humanos, que você vai precisar para colocar essa ideia em prática.

A WeDoLogos é outra plataforma de crowdsourcing onde você encontra profissionais freelancer de design, prontos para realizar serviços. Assim é possível terceirizar de forma dinâmica a criação de identidade visual, banners, cartazes, hotsite e tudo mais que você precisa para divulgar interna e externamente suas ações de incentivo para equipe.

4. Oferecer oportunidades de orientação

As pequenas e médias empresas não existem em uma bolha: elas representam 70% dos empregadores do Brasil, de acordo com um levantamento do Sebrae. Essa é uma enorme base de conhecimento e experiência da qual um líder inteligente pode aprender.

Mentores estão prontamente disponíveis, tanto dentro como fora de sua organização. Por exemplo, você provavelmente tem um contador que possa servir como consultor financeiro.

Você também pode aprender em paralelo, reunindo-se com outros fundadores e proprietários de PMEs. Técnicas de liderança fracas são uma barreira importante à produtividade. A orientação é uma das melhores maneiras de treinar bons líderes e ajudá-los a treinar seu pessoal. O suporte é fundamental para o sucesso.

5. Invista em ferramentas online e automatize para acompanhar tarefas

Há um aplicativo para praticamente tudo hoje em dia e as ferramentas digitais são extremamente benéficas. Por exemplo, há vários serviços que ajudam as PMEs conscientes do orçamento a criar sites profissionais.

Além de obter grande valor em um site personalizado, você obtém os benefícios de ter um site funcional e de boa aparência, que geralmente é um fator decisivo na experiência do cliente.

As ferramentas de colaboração, especialmente as plataformas de gerenciamento de relacionamento com o cliente – software de CRM -, são indispensáveis ​​para os gerentes. Esses programas mantêm sua equipe na mesma página, dentro e fora do escritório.

Muitas dessas ferramentas vêm com um recurso de gerenciamento de tempo que fornece os benefícios de responsabilidade discutidos anteriormente. Essas plataformas são ainda mais eficazes quando combinadas com a computação em nuvem.

Essas ferramentas são o que os estrategistas militares chamam de multiplicador de forças: um pequeno elemento que lhe dá uma vantagem desproporcional em relação ao custo e ao risco.

Sua PME precisa economizar tempo e dinheiro para se manter bem-sucedida? Essas cinco dicas para empresas ajudarão você a começar. Se implementar essas dicas de negócios, fale sobre elas publicamente no seu blog, newsletters ou nas redes sociais.

Precisa contratar uma empresa para fazer a terceirização de algum serviço? Você pode encontrar fornecedores para todos os serviços que sua empresa precisa em um único lugar com o oHub. Economize tempo e dinheiro e receba diversos orçamentos com um só pedido, direto no seu e-mail.