O que é ERP e qual a diferença entre ERP e CRM

No mundo empresarial sempre são lançadas novas ferramentas. Principalmente quando falamos de gestão, existem sempre várias opções no mercado que auxiliam todo o processo administrativo de uma companhia. Há algum tempo, surgiu no mercado o sistema ERP, que garante um melhor controle interno de uma organização com menores custos e com mais efetividade para a área financeira e para a área de recursos humanos.

Se você, empreendedor, deseja saber mais sobre o que é ERP, bem como a diferença entre este sistema e o tradicional CRM, então continue lendo esse post até o final e descubra tudo o que precisa saber sobre esse assunto!

Confira!

O que é um sistema ERP?

ERP em uma tradução literal para o português, significa Planejamento de Recurso Corporativo. Isso significa dizer que essa aplicação tem como principal função integrar todos os processos de uma companhia.

O sistema de finanças, de contabilidade, de recursos humanos e de outras áreas podem ser gerenciados de apenas um lugar, o que ajuda a acelerar os processos administrativos de uma empresa e ajuda a ter um maior controle de todos os setores, uma vez que toda a informação se encontra centralizada em um só local.

Com essa integração, é criada a possibilidade de automação de todo o armazenamento e organização da maioria dos dados que envolvem um determinado negócio.

Dessa forma, as operações da empresa ocorrem um menos tempo e passam a necessitar cada vez menos de mão de obra humana, representando assim uma economia para o negócio.

Além disso, com o sistema ERP implantado na empresa, ocorre uma redução significativa das falhas humanas e os resultados dessa integração tendem a ser superiores aos métodos tradicionais, que pouco integravam os setores de uma companhia.

Portanto, como pode perceber, a adoção de um sistema ERP na sua empresa é algo que pode gerar uma série de vantagens, principalmente no que se refere a produtividade do seu negócio.

Diferenças entre ERP e CRM

Muitas vezes é comum que as pessoas confundam o sistema ERP com o CRM, que é um processo conhecido na etapa de vendas e também no setor de marketing.

Mas para que essa confusão também não aconteça com você iremos explicar agora as principais diferenças que existem entre o sistema ERP e o CRM.

O ERP é utilizado com foco totalmente interno. Com ele, o principal objetivo é a gestão de todas as informações internas que regem o seu negócio de forma automatizada. Isso engloba todos (ou quase todos) os setores de uma determinada empresa.

No caso do CRM, o foco é voltado somente para os setores comerciais. O pessoal do marketing e das vendas são os dois que mais utilizam essa ferramenta para gerir um plano de ação que possa bater as suas metas de faturamento durante o mês.

O CRM, assim como o ERP, substitui as planilhas e blocos de papel que geralmente são utilizados por empresas que ainda gerenciam os seus negócios utilizando processos manuais.

Entretanto, o ERP tem foco totalmente interno (e para gestão de custos) e o CRM tem o seu foco mais externo, sempre focando na busca de clientes e na concretização de novos negócios.

Basicamente, estas são as diferenças que existem entre esses dois sistemas. E é muito importante que você saiba disso, já que a finalidade e os resultados obtidos em ambos são totalmente diferentes.

Qual é o momento certo de implementar um ERP na sua empresa?

Sempre é possível implementar essa ferramenta em uma companhia, não importa quantos anos elas já esteja atuando no mercado. Todavia, o melhor momento está desde a concepção da sua empresa, uma vez que a utilização dessa ferramenta nesse período não trará uma grande necessidade de adaptação a curto prazo.

Para as empresas que já estão em funcionamento e estão em busca da utilização de um ERP, recomendamos que a mudança seja “ensaiada” o quanto antes. Apesar da simplicidade da sua utilização, muitos funcionários podem ter problemas para se adaptar às novas maneiras de gerir suas informações.

Qual o melhor sistema ERP para sua empresa?

Hoje você encontra disponível na Internet várias opções de sistemas ERPs online, que podem ajudar a otimizar os processos de gestão do seu negócio. Não importa qual seja o seu caso ou o porte da sua empresa, o ERP Online é uma importante ferramenta que pode ajudar o seu negócio a se tornar mais eficaz na gestão de custos e de pessoas.

E para ajudar você a escolher o melhor sistema ERP para sua empresa, listamos 4 dos principais sistemas ERPs online hoje disponíveis no mercado:

Dinngol: É uma excelente opção para pequenas empresas. Além de integrar todos os departamentos da empresa, como o financeiro, estoque, o Software conta com alguns recursos que otimizam o processo de gestão, como emissão de boletos ilimitados, notas fiscais, ordens de serviço e tem o melhor custo benefício para o pequeno empresário.

Conta Azul: Com esse software, é possível fazer a gestão tanto de micro e pequenas empresas, quanto de empresas de grande porte. Entre suas funcionalidades, estão: controle financeiro, controle de estoque e integração bancária. A interface é de fácil entendimento e o software oferece diversos relatórios automáticos.

Nibo: Este software está disponível tanto para empresas como para contadores e conta com mais de 50 mil companhias como clientes. Ele oferece tranquilidade através de funcionalidades, como: emissão de nota fiscal, emissão de boletos bancários, fluxo de caixa, conciliação bancária e integração contábil.

Bling: Ele é fácil e intuitivo para gerenciar, com um design superacessível e opções customizáveis. Além disso, oferece relatórios com análises avançadas e funcionalidades como: emissão de nota fiscal, emissão de boletos bancários, controle de estoque, cadastro e vendas. Além disso, é possível ter integração com lojas virtuais, o que se torna um diferencial para quem possui negócios online.

Portanto, esse foi o nosso post que explicou o que é ERP e quais as diferenças entre ERP e CRM!

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então, deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco as suas dúvidas e opinião sobre esse assunto!

Esse guest post foi escrito por Breno Andrade R. Especialista em SEO, desenvolvedor de projetos para a web e analista de mídias sociais do Dinngol: um Sistema ERP Online, feito para otimizar a gestão de micro e pequenas empresas.