Aprenda a diferença entre métrica e KPI e saiba como aplicá-los a favor do seu negócio

Uma marca que deseja fortalecer sua presença no meio digital precisa, impreterivelmente, saber analisar se as ações tomadas com esse objetivo estão – ou não – trazendo resultados positivos para o próprio negócio.

O primeiro passo para isso é saber a diferença entre métrica e KPI. Afinal, confundir esses conceitos pode prejudicar a tomada de decisões e a entrega de resultados da organização.

As análises de métricas e KPIs são capazes de responder questões importantes na hora de elaborar o planejamento estratégico e, justamente por isso, é fundamental saber o que são, para que servem e como podem ser utilizados.

E essa é exatamente uma das vantagens do marketing digital em relação ao tradicional: poder medir tudo com exatidão, usando números e dados para orientar decisões e insights.

Para saber a diferença entre métrica e KPI, suas definições e principais exemplos, continue a leitura deste artigo até o final!

O que é uma métrica?

Antes de saber a diferença entre métrica e KPI é preciso saber a definição de cada um, então vamos falar agora o que é uma métrica.

As métricas são os recursos que possibilitam mensurar, monitorar e gerar as estratégias da sua organização. Com elas, é possível obter informações sobre quais ações devem ser continuadas, melhoradas ou descontinuadas.

Ou seja, as métricas são números que indicam um comportamento, nos dando informações gerais sobre o negócio. E podem ser sobre consumidores, vendas, acessos ao site, etc. Elas são os indicadores em seu estado bruto e, geralmente, não estão associadas a metas de conversão.

Aliás, os KPIs surgem justamente da tentativa de melhorar a avaliação das métricas e, consequentemente, a estratégia da organização.

A seguir, confira os principais tipos de métrica:

  • Quantos usuários visitam seu site 
  • Taxa de cliques de um anúncio
  • Taxa de rejeição de uma página do blog
  • Número de pessoas que compraram um produto/serviço

Atenção! Quando o assunto são métricas, é sempre importante reforçar o cuidado que deve ser tomado com as chamadas métricas de vaidade.

Elas são números que não falam muito sobre a estratégia do negócio e não entregam resultados reais, mas nos enganam por serem expressivos, como por exemplo números de seguidores em redes sociais.

O que é KPI?

Agora que já falamos sobre as métricas, chegou a hora de dizer o que é um KPI.

Os Indicadores chave de desempenho, popularmente conhecidos como KPIs, são criados a partir das métricas e indicam, ao tentar mensurar um objetivo traçado, o resultado de uma ação de forma percentual ou numérica. É através dos KPIs que é  medido e avaliado o desempenho de sua empresa.

Ao contrário das métricas, esses indicadores geralmente estão vinculados a algum tipo de meta, o que torna possível medir o sucesso – ou não – de uma ação.

Esses indicadores, inclusive, podem ser utilizados para mostrar resultados em relatórios, já que apontam os impactos dos investimentos realizados. E podem ser aplicados em diversas áreas de uma empresa, seja marketing, financeiro, etc, tudo a depender, é claro, da definição dos gestores de cada área.

A aplicação de KPIs em diversas áreas ajuda, inclusive, na avaliação da performance organizacional, na análise do comportamento do usuário e no aumento de vendas do seu negócio.

Em resumo, os KPIs ajudam a organização a alcançar suas metas ao auxiliar no processo de quantificar resultados e direcionar os recursos de forma efetiva. Além de melhorar a comunicação entre diferentes setores da empresa e orientar gestores a tomar decisões mais assertivas.

Se você chegou até aqui, já conseguiu compreender o que são KPIs. Agora, chegou a hora de ver algum exemplo de KPI. Confira a seguir.

Exemplo de KPI

Abaixo, veja a lista com alguns dos principais exemplos de KPIs utilizados por organizações com o objetivo de acompanhar o andamento de suas estratégias de negócio em diversos setores da empresa:

  • Indicadores de produtividade: se referem ao esforço dos funcionários x resultados entregues. 
  • Indicadores de capacidade: indica qual a capacidade de produção e em quanto tempo ela é feita.
  • Indicadores de qualidade: referente a satisfação e aceitação dos clientes com um produto ou serviço. 
  • Indicadores estratégicos: se referem a situação da empresa em relação ao planejamento feito. 
  • Taxa de conversão: se relaciona a diversos tipos de conversão, seja ele de visitantes para leads, de oportunidades para clientes, etc.
  • CAC (custo de aquisição do cliente): é referente ao custo total da aquisição de novos clientes dividido pela quantidade de novos clientes obtidos.
  • ROI (retorno sobre investimento): refere-se a relação entre as métricas, o investimento financeiro e o retorno (lucro ou prejuízo)
  • NPS (Net Promoter Score): este indicador é referente a probabilidade dos clientes recomendarem sua marca para outras pessoas.

Afinal, qual a diferença entre métrica e KPI?

diferença entre métrica e kpi

Se você chegou até aqui, já deve ter compreendido que tanto as métricas quanto os KPIs trazem respostas ao planejamento estratégico da sua organização.

As métricas são informações simples e genéricas que norteiam o acompanhamento de resultados e trazem clareza em relação às ações que devem ser tomadas, nos permitindo conhecer mais o usuário. Ou seja, elas são sistemas de mensuração que medem tendências, comportamentos, etc

Já os KPIs são indicadores que são gerados tomando as métricas como base. Eles permitem a análise das ações que estão gerando os resultados que contribuem para o alcance das metas de uma empresa. 

São os indicadores de performance que trazem clareza sobre os objetivos da instituição de forma mensurável, possibilitando o acompanhamento das metas. 

Resumindo, métricas são informações em seu estado bruto e os KPIs são indicadores que os próprios gestores definem com o intuito de acompanhar e medir o desempenho da organização e seus resultados.

É por meio desses indicadores numéricos e estatísticos que se torna possível explicar de maneira clara e objetiva os resultados da organização.

A grande maioria das organizações realiza avaliações de desempenho em intervalos de tempo determinados para acompanhar os resultados e, para que isso seja feito de forma eficiente, precisa ser realizado por meio da interpretação das métricas e dos KPIs. 

Uma grande diferença entre os dois conceitos é que, geralmente, os KPIs estão vinculados às metas de conversão e, consequentemente, são colocados em relatórios de demonstração de resultados.

Confira dois exemplos simples da diferença entre métrica e KPI:

Exemplo 1:

  • Métrica: quantidade de colaboradores
  • KPI: produtividade dos colaboradores, baseada no tempo investido para cada atividade X resultado dos esforços

Exemplo 2:

  • Métrica: quantidade de leads da sua base
  • KPI: custo de aquisição por lead

Podemos concluir, dessa forma, que o KPI sempre traz uma informação mais completa para a sua estratégia, o que o torna mais valioso. 

Mas a realidade é que a mensuração de ambos é necessária e fundamental, afinal, é o a partir das métricas que surgem os KPIs. Por isso é tão importante compreender seus conceitos e diferenças, para utilizá-los de forma correta no seu negócio.

Utilizando métricas e KPIs no seu negócio

Chegando ao final da leitura, você já deve estar pronto para afirmar que, apesar da diferença entre métrica e KPI, ambos são importantes e devem ser aplicados para monitorar o andamento das metas da sua organização e, consequentemente, medir o sucesso do negócio.

Compreendê-los em definição e objetivos é necessário para que se realize um diagnóstico correto da empresa. Essas avaliações para medir e comparar resultados devem ser feitas com regularidade, com o objetivo de melhorar o seu negócio continuamente. 

Só que, para que os resultados das análises sejam fiéis à realidade das empresas, é preciso que as fontes e informações sejam seguras e exatas. Daí a importância dos indicadores estarem disponíveis em tempo real e da utilização de ferramentas que te auxiliem nesse processo.

Quer descobrir se suas estratégias de marketing e vendas estão trazendo os resultados esperados? Gostaria de analisar e avaliar o desempenho de suas campanhas com métricas atualizadas em tempo real? Mensure o retorno sobre investimento de suas ações de marketing digital com precisão e tome decisões mais estratégicas com o software da LAHAR.

Com ele, você e suas equipes têm acesso rápido às métricas de cada estratégia, visualizam no dashboard o resultado alcançado com os canais digitais da sua empresa e tomam decisões mais consistentes e embasadas sobre os próximos passos da estratégia. 

Facebook Comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.