Exemplos de omnichannel no Brasil: cases de sucesso da Magalu, Amaro e Polishop

Existem muitos exemplos de omnichannel no Brasil, entre eles:

  • Magalu, 
  • Amaro, 
  • Polishop.

A tradução de omnichannel é, literalmente, todos os canais. Entretanto, mais do que uma estratégia que tem como foco distribuir canais de comunicação para que seus clientes possam interagir com a empresa, o omnichannel busca pela integração desses canais.  

Isso quer dizer oferecer uma experiência única e consistente a todos os clientes independente do canal em que eles acionarem a empresa.

Também quer dizer que se um cliente inicia um relacionamento com a sua empresa por um canal e termina por outro, não haverá perda de informações e nem necessidade de repetição das informações já compartilhadas. 

Por último, uma estratégia de omnichannel deve permitir que seus clientes solicitem suporte ou outras demandas em todos os canais e possam ser atendidos sem precisarem mudar de plataforma para isso. 

Parece impossível, mas na verdade não é. E é isso que os exemplos de omnichannel no Brasil, que listamos abaixo, nos mostram. 

E é claro que você pode dizer que “isso só funciona para grandes empresas”, mas não é verdade. 

Com uma ferramenta de atendimento omnichannel as pequenas e médias empresas, startups, e outros modelos de negócios também são capazes de oferecer uma experiência de atendimento ao cliente de qualidade, em todos os canais em que estiverem. 

Confira dicas de como:

Reter clientes, gerir equipes e se reinventar em meio a pandemia.

Mas, quanto isso vai custar? Geralmente, ferramentas omnichannel possuem planos que vão variar de valor de acordo com o próprio tamanho do negócio. Isso quer dizer que eles possuem opções personalizadas para empresas com portes menores, como pode ser o caso do seu negócio. 

Então, nosso conselho é que você não elimine o omnichannel do seu radar, mas que procure por empresas que oferecem serviços adequados ao tamanho da sua empresa e a sua capacidade financeira. 

Diante disso, vamos aos exemplos de omnichannel no Brasil. Confira!

Exemplos de omnichannel no Brasil 

Magalu

O Magazine Luiza, carinhosamente também conhecido como Magalu, é uma das maiores redes de varejo do Brasil, com:

  • mais de 1000 lojas físicas espalhadas no Brasil,
  • um e-commerce,
  • um aplicativo de venda, com 30 milhões de usuários no app. 

Em 2019 o faturamento da empresa alcançou R$24,4 bilhões e em  2020 as vendas online cresceram 148%, fazendo a empresa alcançar o patamar de ter 66,3% das suas vendas sendo realizadas online. 

Além dos 30 milhões de usuários no aplicativo, a empresa convive com outros milhões dentro de suas lojas, fazendo pedidos pelo site e se relacionando com a marca. 

Todos esses números gigantescos fazem com que a central de atendimento ao cliente receba cerca de 250 mil chamados por mês. 

Como organizar tudo isso e garantir a satisfação e fidelização dos clientes? 

Se você respondeu por meio de uma ferramenta omnichannel você acertou. A ferramenta  permitiu mais agilidade no atendimento ao cliente e maior produtividade e organização para a equipe de suporte.

Em número reais, a partir da adoção do omnichannel a empresa teve:

  • 16% de aumento de produtividade dos agentes de atendimento,
  • 25% de aumento da satisfação dos clientes com o atendimento.  

No vídeo abaixo você tem acesso ao case desse exemplo de omnichannel no Brasil. Vale a pena conferir. 

Amaro

A Amaro é uma marca originalmente online, criada em 2012. Seu nicho é um nicho super concorrido: o de moda. 

Mesmo assim a marca alcançou número de vendas muito expressivos se tornando uma das marcas digitais mais queridas e bem sucedidas dentro do universo em que atua. 

Durante três anos a marca permaneceu apenas no ambiente digital, mas em 2015 iniciou o processo de abertura de lojas físicas, exatamente o movimento contrário que a maioria das empresas realizam, não é mesmo?

As lojas físicas não possuem estoque, todo o espaço é preenchido pela coleção mais recente. 

O cliente pode ir até a loja e experimentar os produtos que desejar. Cada peça tem um QR Code pelo qual o consumidor pode realizar pagamento e agendar o recebimento das peças, que em muitos casos pode acontecer em tempo recorde. 

Além das lojas virtuais e físicas espalhadas pelo Brasil, a Amaro possuiu um sistema de atendimento eficiente, que garante o apoio e suporte ao consumidor em tempo real e integrado, seja por meio de loja física, redes sociais, e-commerce e aplicativo. 

Além disso, abriu um canal de atendimento por WhatsApp e SAC por telefone, também integrado às demais plataformas, sendo um dos maiores exemplos de omnichannel no Brasil. 

Assista ao vídeo abaixo com Daniel Milaré, Head of Physical Retail da Amaro e entenda melhor a estratégia de omnichannel da marca. 

Leia também: 5 ferramentas de marketing de relacionamento: como usá-las?

Polishop

A Polishop também é um clássico exemplo de omnichannel no Brasil, afinal, a empresa começou a venda de produtos a partir de um canal de televisão e hoje tem em seu arsenal de vendas:

  • e-commerce, 
  • aplicativo, 
  • lojas físicas. 

Isso sem contar que as vendas por programas na TV paga e aberta continuam e canais como e-mail marketing e redes sociais foram adicionados no portfólio. 

Sem dúvida estamos falando de uma marca que soube se reinventar ao longo dos anos, nadando a favor da maré e aproveitando a reputação para ganhar espaço nos dispositivos digitais. 

A marca que alcança até 180 milhões de brasileiros possui um sistema integrado de  vendas e atendimento e marketing omnichannel.

Conheça mais sobre essa estratégia no vídeo a seguir. 

O investimento em omnichannel tem como objetivo melhorar a experiência do cliente com a empresa. Seja por meio de ações de marketing que utilizam e integram diversas plataformas, múltiplos canais de vendas ou mesmo por um atendimento integrado presente nos canais favoritos dos clientes. 

Em conjunto com o omnichannel, a adoção de uma ferramenta de automação de marketing contribui para a otimização dos resultados de campanhas em múltiplos canais, permitindo que estratégias em redes sociais, e-mail marketing, SMS possam ser realizadas a partir de um único sistema, tornando mais eficiente o trabalho da equipe envolvida.

A LAHAR é um software de inbound marketing que ajuda você a gerar leads e transformá-los em clientes. E você pode concentrar suas ações em uma única ferramenta, pois o software oferece funcionalidades para gerenciar redes sociais, landing pages, automação de marketing e mais.

Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você!

Facebook Comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.