Como fazer gerenciamento de agência de publicidade: 5 estratégias para maiores resultados

Fazer o gerenciamento de agência de publicidade é uma tarefa complexa. O cenário do marketing está mudando constantemente. Os gestores desse tipo de empresa devem considerar como suas agências estão acompanhando as estratégias em evolução e quais novos serviços e ferramentas podem agregar valor ao que já oferecem para os clientes.

Antes de qualquer preocupação, um gestor de uma agência de publicidade deve estar preocupado em ajudar sua equipe a alcançar os resultados esperados pelos clientes.

O marketing deixou de ser só criatividade e feeling e passou a ser mais sobre estratégia e números. O retorno sobre investimento é a grande medida a ser analisada.

Bom, mas o que isso tem a ver com o gerenciamento de agência de publicidade?

De maneira geral, a preocupação com resultados deve guiar toda a gestão desse tipo de negócio, então é nisso que o gestor deve estar atento, antes de tudo.

Certifique-se de acompanhar s objetivo de negócios e um conjunto de indicadores-chave de desempenho para multiplicar as capacidades de sua equipe.

Nesta introdução, fomos bastante generalistas sobre o gerenciamento de agência de publicidade, a seguir, nosso objetivo é ser um pouco mais detalhista sobre as etapas da gestão de agências.

Gerenciamento de agência de publicidade em 5 etapas

1. Atualize o plano de negócios

Para realizar o gerenciamento de agência de publicidade a primeira coisa a ser desenvolvida é um plano de negócios para agência de marketing digital. Como você espera gerenciar alguma coisa que não tem objetivos ou conceitos bem definidos? É simplesmente impossível.

É  como dirigir por uma longa estrada, com pouco combustível e sem saber para onde você quer ir. Você pode até começar a viagem, mas certamente ficará pelo caminho.

Crie um plano de marketing para a sua agência de marketing e defina:

  • público-alvo;
  • serviços a serem prestados;
  • tecnologias a serem adotadas;
  • objetivos do negócio;
  • diferenciais mercadológicos.

Este plano não deve ser engessado. As necessidades mudam com o tempo. Projetos mudam com o tempo. Suas soluções mudam com o tempo.

Realize uma auditoria ou análise de lacunas. Concentre-se nas principais prioridades da agência, para apoiar os objetivos de marketing de seus clientes.

Gerenciamento de agência de publicidade

2. Invista em sua equipe com um programa de treinamento corporativo

Empresas que estão dispostas a investir em seus funcionários treinando-os e educando-os terão mais sucesso. Aqui estão algumas razões pelas quais o treinamento corporativo é vital para melhorar a gestão da sua agência digital:

  • A par das tendências. O marketing digital envolve estratégias e tecnologias que evoluem regularmente. A maioria das empresas incentiva os funcionários a ficarem informados sobre as últimas tendências. O treinamento em grupo de sua equipe garante que a mesma mensagem seja passada para eles, permitindo que sua agência fale em uma só voz em uma posição quando necessário.
  • Produtividade aumentada. Um grupo de funcionários equipados com as últimas informações e recursos produzem melhores projetos e resultados do que suas contrapartes contando com ferramentas desatualizadas. Melhores projetos equivalem a clientes mais felizes, o que se traduz em mais receita para sua organização.
  • Melhor reputação. Produzir trabalhos de qualidade leva a mais recomendações de clientes e fornece um estágio para a sua empresa alcançar os olhos de possíveis clientes. A reputação de fazer o trabalho melhor do que seus concorrentes, garante atrair mais clientes para sua agência digital.

3. Saiba o que fazer para cada cliente a partir de um briefing completo

Até aqui você tem uma empresa que sabe o que quer alcançar e funcionários capacitados para ajudar a alcançar esses objetivos, então agora é hora de colocar a mão na massa e apresentar resultados para os clientes que buscam sua empresa e solução.

Quando falamos da gestão de empresas de serviços que oferecem soluções B2B, parte desse gerenciamento está ligado ao atendimento das demandas do cliente.

O primeiro passo dentro dessa ideia é aprender como fazer um briefing completo, que tenha tudo o que é fundamental para guiar sua equipe na construção de uma estratégia para seu cliente:

  • quem é  cliente do nosso cliente?
  • quais são os seus concorrentes?
  • qual o objetivo com a campanha solicitada?
  • a estratégia é pontual ou de longo prazo?
  • quanto tempo temos para atingir o objetivo?
  • qual é o serviço ou produto a ser divulgado?
  • qual é o posicionamento desta marca? Existe um ou temos que criar?

O vídeo abaixo tem mais dicas de como preparar um briefing, então, vale conferir as sugestões apresentadas:

Começar a desenvolver qualquer projeto sem um briefing completa vai afetar os resultados da empresa, afinal, provavelmente você vai jogar fora algo muito valioso para uma agência: tempo. O gerenciamento de agência de publicidade é basicamente sobre esse fator.

4. Controle as atividades com software de gerenciamento de projetos

O ciclo de um gerenciamento de agência de publicidade está se completando. Com os objetivos e processos internos estabelecidos, com uma equipe especializada e capaz, e com os desejos e necessidades do cliente em mãos, é hora de organizar o dia a dia da empresa.

Para fazer isso da maneira mais eficiente você deve recorrer novamente à tecnologia. Softwares de gerenciamento de projetos, como o Trello, são muito eficazes para:

  • definir tarefas;
  • responsáveis por cada atividade;
  • prazo;
  • etapas que já foram concluídas;
  • o que ainda falta ser desenvolvido;
  • o custo de um projeto e mais.

Entre os sistemas para agência de publicidade, especializados em gerenciamento de projetos, você também encontra outros nomes como:

Adotar esse tipo de ferramenta é imprescindível para o gerenciamento de agência de publicidade. Em poucos cliques você consegue ter uma visão geral do que está acontecendo dentro da empresa: quem está desenvolvendo qual projeto, o que está atrasado e o que será entregue prioritariamente.

Os sistemas que listamos acima também oferecem relatórios de atividade por colaborador, período do mês, gerente, cliente, projeto, entre outras informações.

Tudo isso ajuda a identificar possíveis problemas internos e externos, como, por exemplo, um cliente que está “sugando” todo o tempo da equipe de atendimento. O gestor deve usar esses e outros dados para tomar decisões que:

  • tornem o dia a dia mais eficiente;
  • diminuam a sobrecarga de trabalho;
  • mantenha o custo de cada projeto dentro de um limite ainda lucrativo;
  • identifiquem problemas com algum setor da empresa;
  • apontem a necessidade de mais colaboradores e mais.

5. Otimização constante de processos

Por último, mas não menos importante, o gerenciamento de agência de publicidade depende de da otimização constante de processos.

A cada dia, novas estratégias de marketing surgem e sua empresa precisa absorver as ações que realmente trazem resultado para sua equipe.

O e-mail marketing, por exemplo, passou de um simples envio de mensagem aleatória, para uma estratégia que reúne:

  • criação de um fluxo de e-mails;
  • pontuação de leads;
  • nutrição de contatos, isso só pra começar.

Juntamente, a estratégia de e-mail marketing apresenta o maior ROI entre as mais relevantes ações de marketing. Isso quer dizer que você não pode ignorá-lo.

Como absorver essas demandas sem aumentar seus custos?

Isso mesmo. Tecnologia!

No exemplo apresentado acima, os softwares de automação de marketing tornam possível criar ações de marketing que apresentem bons resultados dentro do novo comportamento do consumidor, sem tornar o custo inviável para seu negócio.

A LAHAR é um software de automação de marketing que oferece funcionalidades como nutrição de leads, automação de e-mails e SMS, landing pages e outras ferramentas completas para atrair leads, criar relacionamentos e gerar vendas.

Para melhor atender às necessidades das agências criamos um White Label para agências de marketing, no qual você personaliza o sistema para ter a marca e o nome da sua empresa, agregando ainda mais valor para seus clientes.

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