Como melhorar a produtividade em grandes agências? Confira alguns softwares que dão conta do recado

Nem só de softwares gráficos como InDesign e Photoshop vivem as grandes agências de publicidade.

Se o capricho na criação de imagens, vídeos, animações e outras peças é importante, ter uma agência produtiva é um desafio que quem trabalha nessa área conhece muito bem.

Agências de publicidade contam com uma equipe de profissionais multidisciplinar, eles precisam se comunicar com agilidade e trocar informações confiáveis o tempo todo.

Além disso, já faz um bom tempo que as agências se dedicam fortemente ao marketing digital, agregando ainda mais complexidade à operação desse negócio.

Se há uns 30 anos atrás comerciais para TV e anúncios para revistas e jornais eram o foco dessas empresas, hoje, com a transformação digital, não há mais como se dedicar exclusivamente a mídia de massa: o digital chegou para ficar!

Nesse contexto, é preciso contar com a tecnologia e utilizar ferramentas de gestão de tarefas, projetos e equipes, automação de marketing, CRM e muitas outras, para melhorar a produtividade nas agências.

Neta postagem, você vai conhecer algumas das mais usadas e ainda descobrir como integrá-las e automatizar tarefas repetitivas para diminuir a carga de trabalho de sua equipe, para que foquem em atividades mais importantes e estratégicas.

6 ferramentas que vão melhorar a produtividade de sua agência

O modelo de negócio das agências envolve muita comunicação entre equipes dedicadas a diferentes atividades.

Por isso, antes de falarmos de softwares específicos de gestão para melhorar a produtividade, vamos falar de comunicação interna.

1- Slack

Uma verdadeira febre que “assolou” as empresas nos últimos anos, o Slack é apontado por muitos como a ferramenta que vai dar um fim nos e-mails.

Se essa previsão vai se concretizar, é difícil dizer, mas a verdade é que essa ferramenta ágil e intuitiva, com uma interface em forma chat e cheia de recursos, está cada vez mais presente em grandes negócios.

A possibilidade de criar times e canais de comunicação exclusivos por áreas, com mensagens e notificações para todos, apenas alguns grupos, ou individuais é um dos destaques da ferramenta, que conta com muito mais recursos.

Vale conhecer, se é que você já não usa.

2- Trello

Baseado na metodologia kanban (aqueles quadros com listas de post-its que vão “andando” pelas fases de um processo até que ele seja concluído), o Trello é uma das ferramentas mais usadas para melhor a produtividade de equipes.

Seu trunfo está na simplicidade de uso e na enorme quantidade de integrações que permite fazer com outras ferramentas, inclusive do Trello com Slack.

3- Lahar

Atrair, qualificar, nutrir e converter leads se torna muito mais fácil para qualquer agência que use uma ferramenta de automação de marketing, portanto, quem quer aumentar a produtividade em sua agência, precisa de uma ferramenta de automação de marketing de ponta.

Com a Lahar, é possível criar:

  • Fluxos de nutrição
  • Landing pages
  • Formulários externos
  • E-mail marketing
  • SMS marketing e Web Push Message
  • Metodologia de lead tracking e de lead scoring

Et muito mais!

4- Ferramentas de CRM

Agência de publicidade também precisam conquistar e fidelizar clientes!

E não há nada melhor para ser produtivo nesse aspecto do que contar com o software certo.

Ainda mais em um ramo de atividade em que as vendas são complexas e consultivas, isso é: nenhuma empresa contrata uma agência de publicidade sem antes entender profundamente todas as suas vantagens e benefícios, e como ela pode resolver seus problemas e necessidades.

Quer melhorar a produtividade na conquista e retenção de clientes? Use um bom CRM!

5- Gestão financeira

Tudo que foi falado acima, todo esse esforço para melhorar a produtividade visa um objetivo: obter lucro!

E de que adianta ser extremamente eficiente em seu negócio, se comunicar bem internamente, ter equipes trabalhando de forma colaborativa, conquistar e fidelizar clientes se a gestão dos recursos financeiros acaba sendo inadequada?

Solução: empregue um dos diversos softwares de gestão financeira disponíveis no mercado, como Nibo, ContaAzul, Bkper, Granatum e tantos outros.

6- Pluga

E se além de toda produtividade proporcionado por essas ferramentas, você pudesse integrá-las e conseguir que as informações de uma fossem automaticamente passadas para as outras?

Essa é uma das melhores formas de melhorar a produtividade em um negócio: automatizando tarefas que tomam o tempo de seus colaboradores, que podem se dedicar a outras atividades mais estratégicas.

A Pluga usa APIs (protocolos da internet que fazem duas ferramentas baseadas na nuvem “conversarem” entre si) para integrar esses e outros softwares.

Integrações da Pluga com Lahar, Slack, Trello, softwares de CRM, de Gestão Financeira e até planilhas e gateways de pagamento estão disponíveis para melhorar a produtividade de sua agência.

Por exemplo: toda vez que seu sistema de CRM criar um novo contato, um lead é criado automaticamente na Lahar. O mesmo pode acontecer quando uma venda é aprovada em seu meio de pagamento ou quando uma nova resposta é preenchida no Google Forms.

Esses são apenas alguns exemplos de como melhorar a produtividade integrando ferramentas, existem muitas outras automatizações prontas para usar na Pluga e não leva nem dois minutos para começar a usar.

Este post foi escrito por Marcus Ribeiro, entusiasta de novas tecnologias, empreendedor, CEO da Pluga e jogador de futebol de praia no fim de semana [Part-Time Job].