O que é Inbound Recruiting e como ele funciona?

Montar um time de colaboradores qualificados e alinhados com a cultura da empresa não é tarefa fácil e uma má escolha pode representar prejuízos financeiros e na produtividade dos demais. Descubra neste artigo o que é Inbound Recruiting e como atrair os melhores colaboradores usando essa estratégia.

Para entender o que é Inbound Recruiting primeiro é preciso que você saiba o que é o Inbound Marketing, afinal é derivado dessa estratégia que nasce o Inbound Recruiting.

O Inbound Marketing é o marketing de atração, onde você produz conteúdo de modo a despertar o interesse no cliente para que ele venha até você. 

É o contrário do marketing de interrupção, que, como o próprio nome sugere, interrompe o fluxo de navegação de um usuário para apresentar a marca. Esse modelo que envolve anúncios em banners, pop-ups e até mesmo na televisão, recebe o nome de Outbound Marketing.

O Inbound Marketing produz conteúdos relevantes pensando nas dores de suas personas (perfis de clientes ideais) e nas etapas da jornada do cliente, desde a descoberta de um problema até  tomada de decisão por uma compra. 

O Inbound Marketing envolve ainda o conceito de funil de venda, no qual as estratégias de marketing digital se organizam em etapas de atração, conversão, nutrição e vendas, para atrair o cliente, transformá-lo em lead e depois nutrí-lo até transformá-lo em um cliente. 

Entre as principais estratégias de Inbound Marketing estão:

o que é inbound recruiting

Nesse contexto talvez você já tenha assimilado o que é Inbound Recruiting, afinal, ele segue a mesma lógica, só que focado para o recrutamento e seleção de novos colaboradores ao invés da captação de clientes.

Por que apostar no Inbound Recruiting?

Assim como funciona no Inbound Marketing, quando você atrai um cliente, no geral, ele chega até você já tendo passado por algumas etapas do famoso funil de vendas e está ciente do que você pode oferecer para ele.

Essa lógica pode se aplicar para o recrutamento: se você produz conteúdo buscando “pescar” profissionais que tenham o perfil da sua empresa, você gera naquela pessoa a vontade de trabalhar com você uma vez que as características e valores combinam.

Financeiramente falando é muito mais barato atrair um profissional alinhado com o que a sua empresa quer e precisa do que sair chamando diversos candidatos com inúmeros perfis e anseios e garimpar um que se alinhe a sua empresa.

Com o Inbound Recruiting sua empresa usa conteúdo, compartilhado em diversos canais, para apresentar:

  • como é trabalhar na sua empresa, 
  • qual seu objetivo,
  • como atuam.

Tudo isso ajuda a atrair profissionais que se identificam com essas característica e afastar quem não se identificam 

Ótimo! Menos tempo e dinheiro perdido em entrevistas e em contratações erradas! 

Pense em um exemplo de um restaurante de massas, se ele criar conteúdo, divulgar seus pratos nas redes sociais e fizer anúncios direcionados, as chances de alguém ligar para lá em busca de uma salada é bem pequena, certo? Em suma, seja para atrair clientes ou talentos, a partir dessa estratégia você chama a atenção de quem você realmente quer chamar.

Como aplicar o Inbound Recruiting na prática?

Assim como no Inbound Marketing é preciso criar conteúdos para cada etapa do funil, no entanto ao invés de focar na venda, aqui você vai focar em contratar um colaborador competente e alinhado com a cultura da empresa.

Nesse sentido as etapas são diferentes do Inbound Marketing, mas a lógica é a mesma, a grande diferença é que quando se pensa o que é Inbound Recruiting é preciso ter esse fluxo em mente:

Marcar presença >>> Ser reconhecido>>>Atrair talentos>>>Converter em possíveis candidatos>>>Nutrir os candidatos>>>Contratá-los

Elaborando os perfis ideias

A primeira coisa a se fazer, que também é um processo de Inbound Marketing, é criar uma persona, no caso do inbound recruiting, elaborar os perfis ideias de profissionais para sua empresa.

Nesse ponto é importante se reunir com gestores e diretores da empresa de modo juntar todas as competências técnicas e de comportamento que são prezadas para aquele cargo e para aquele setor. Isso vai ajudar na hora produzir conteúdo e deixar bem claro o que se espera do candidato.

Tente buscar exemplos dentro da empresa de “colaboradores ideais” para usar de modelo e claro, extrair o máximo deles, pois se você tem no time um perfil que quer cultivar e trazer mais pessoas parecidas, é sempre importante ouvi-los também.

Crie estratégias para cada etapa

É hora de alimentar seus canais de comunicação com conteúdos para atração, captação e possível conversão (contratação) de profissionais. 

Após ter em mãos o detalhamento do perfil ideal dos seus colaboradores, você precisa produzir conteúdos pensando em atingir pessoas que tenham esse perfil

Quem se relaciona com este tipo de conteúdo tem grandes chances de ser alguém realmente interessado a alinhado com o que a sua empresa busca. 

Tente variar os tipos de formatos:

  • ebooks, 
  • vídeos, 
  • podcasts, 
  • posts em blogs, 
  • webinars e mais. 

Quanto mais conteúdo puder oferecer, maior será seu alcance.

Cultive uma boa relação com candidatos e contratados

Se você possui uma base com alguns bons perfis de candidatos é sempre interessante seguir nutrindo esses contatos com conteúdos, mesmo que não tenha nenhuma vaga no momento. A ideia é cultivar essa relação através de uma newsletter, por exemplo, mantendo o nome da sua empresa na cabeça dessas pessoas.

E isso vale também para o colaborador contratado, é sempre importante manter um bom relacionamento com os funcionários, cumprindo tudo o que foi acordado com os colaboradores, não apenas na contratação, mas nos conteúdos compartilhados. 

Caso contrário, você vai gerar uma quebra de expectativa. Sem contar que você terá atraído um funcionário que não tem o perfil da empresa. 

E aí conseguiu entender o que é Inbound Recruiting? Sabemos que gerir um fluxo de leads como esse pode não ser uma tarefa fácil não é mesmo? Por isso a LAHAR possui soluções que podem facilitar este processo.

Somos um software de automação de marketing que oferece soluções completas de Inbound Marketing para você gerar leads e convertê-los em clientes, ou em talentos da sua empresa. 

O software de automação da LAHAR também pode ser usado na criação de estratégias de Inbound Recruiting e de relacionamento com profissionais e candidatos.

Então, crie sua conta e veja porque mais de 700 clientes usam nosso software, disparando mais de 10 milhões de e-mails por mês.

Facebook Comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.