O que é marketing de performance: tudo o que você precisa saber para começar!

O assunto é: o que é marketing de performance? Com toda certeza você já deve imaginar alguns elementos que fazem parte desse conceito, tais como métricas, KPIs e ROI, correto?

A palavra “performance” deixa bastante intuitiva a compreensão deste modelo de marketing, entretanto, apenas a intuição não vai ajudar você a colocá-lo em prática. 

Aliás, o marketing de performance é sobre muitas coisas, mas intuição não é uma delas. Afinal, esse tipo de estratégia foca justamente em resultados. Permitindo que as empresas obtenham informações valiosas sobre o comportamento do público, sem deixar de respeitar seus orçamentos.

Mas, afinal, o que é marketing de performance? Quais os benefícios desse modelo? Continue a leitura deste artigo até o final para descobrir o que é marketing de performance, exemplos de indicadores e mais!

O que é marketing de performance?

O Marketing de Performance é um tipo de marketing, existente dentro das estratégias de Marketing Digital, em que todas as ações focam no resultado, dado a partir da análise de dados. Ou seja, o marketing de performance é um marketing baseado em desempenho, no qual suas ações são 100% mensuráveis.

Para que não restem dúvidas, vamos deixar ainda mais claro: o marketing de performance tem como principal objetivo detectar se o investimento feito, nesse caso, nas mídias digitais, está valendo a pena. 

O planejamento de uma campanha de marketing, que tem como eixo a performance, parte de uma série de indicadores que preveem os resultados de cada campanha a ser executada dentro de um período de tempo.

Com a execução das ações, esses resultados são acompanhados em tempo real e a previsão é comparada com os números realmente alcançados.

Quem aplica o Marketing de Performance em sua estratégia digital, deve-se utilizar de ferramentas e plataformas para acompanhar e avaliar o desempenho de seus anúncios. 

Essa é a única forma possível de mensurar seus resultados e saber como melhorá-lo, pois, ao fazer isso, você identificará os gargalos das suas campanhas e poderá agir rapidamente a fim de corrigi-los. 

Um bom resultado de performance para sua empresa depende do que é um bom resultado para o seu negócio e do que foi estabelecido no planejamento. Por exemplo, para um e-commerce, o que é marketing de performance está – em sua raiz – relacionado a indicadores de vendas.

Entretanto, em geral, o marketing de performance não considera apenas o que seria o principal indicador de um negócio. Todas as ações são construídas pensando nos resultados que devem gerar, por isso diferentes métricas e KPIs são acompanhados.

Por exemplo, no caso do e-commerce, os indicadores de venda são os indicadores finais, entretanto, outros números também são relevantes, tais como:

    • cliques em anúncios: um anúncio só é realmente efetivo caso sua taxa de cliques seja boa. Isso quer dizer que seu copy está tocando bem na dor do consumidor, fazendo com que ele interaja com o anúncio. Caso o número de impressões esteja ok, e a taxa de clique esteja baixa, faça um teste A/B alterando arte ou texto e descubra qual opção tem maior sucesso com seu público e fala com ele de maneira mais efetiva.
  • taxa de conversão de leads: é um número importante de ser analisado principalmente por duas razões, 1- o time comercial receber o número de clientes em potencial para alcançar suas metas de vendas; e 2- identificar se a sua comunicação está sendo eficaz e atingindo aqueles que realmente podem trazer algum retorno financeiro para o seu negócio.
  • custo por lead (CPL): como o próprio nome diz, é o valor que as campanhas estão pagando por cada lead adquirido.
  • custo por aquisição (CPA): é uma métrica que condiciona a cobrança do anúncio a uma ação específica. Ou seja, o anunciante só paga quando seu anúncio é visto por algum usuário que clica nele e performa a ação desejada.

Antes de continuarmos, é fundamental a compreensão de que no marketing de performance todas as campanhas criadas e ações desenvolvidas devem ser rastreadas

Em outras palavras, em uma estratégia de marketing baseada em performance, nenhuma ação que não possa ser medida, será executada.

Por isso, o marketing digital é o grande porto do marketing de performance.

Agora que você já sabe o seu significado, confira, a seguir, alguns dos principais benefícios do marketing de performance.

Benefícios do marketing de performance

Saber se uma estratégia está ou não está trazendo resultados para sua empresa é um dos grandes benefícios do marketing de desempenho. Entretanto, esse tipo de marketing não é apenas sobre os resultados de uma campanha, mas, principalmente, sobre o seu planejamento.

O que é marketing de performance está relacionado, então, a criar um planejamento estratégico de marketing que considere os resultados que devem ser alcançados, desde a sua concepção.

Entre os benefícios da execução de campanhas de marketing de desempenho, estão:

  • análise em tempo real;
  • alcance de novos públicos;
  • mudanças rápidas;
  • resultado palpável;
  • rastreabilidade;
  • baixo risco;
  • ROI alto.

Apenas uma conexão com a internet é o suficiente para tornar possível o acompanhamento da performance dos seus anúncios digitais. Ou seja, é possível analisar em tempo real a eficiência de uma estratégia e tornar a capacidade de tomada de decisão mais rápida. 

Ao criar uma campanha com uma segmentação bem feita e o uso correto das palavras-chave, ela pode resultar no aumento da visibilidade da marca. Ou seja, ela consegue alcançar novos públicos e aperfeiçoar o alcance das ações.

Outra coisa que o marketing de performance permite que seja feito são as mudanças rápidas em seus anúncios, que podem ser realizadas a qualquer momento com o intuito de otimizar os resultados. Você pode, por exemplo, alterar o copy dele para gerar melhores resultados.

Com o marketing de performance é possível ter um resultado palpável para qualquer ação tomada dentro de uma campanha. O que torna muito comum a prática de comparação entre diversos canais, anúncios e campanhas e mostra o que é mais efetivo para o seu negócio. 

Quando falamos sobre rastreabilidade estamos nos concentrando na capacidade de acompanhar o desempenho de cada campanha.

O baixo risco se relaciona à possibilidade de pagamento de uma campanha mediante seus resultados. Nos anúncios do Google Adwords, o pagamento só é realizado mediante ao clique do usuário no anúncio. Essa é a essência do que é marketing de performance.

O ROI alto é uma consequência de um planejamento voltado ao desempenho. Se você desenvolve uma estratégia que objetiva o alcance de resultados e concentra seus esforços exclusivamente nesse tipo de campanha, o potencial de um ROI alto é maior.

Leia também: Aprenda como calcular o ROI de um investimento e monitorar seus resultados

Principais canais de marketing de performance

Alguns canais são mais adequados ao que é marketing de performance, a seguir, listamos alguns deles.

Em suma, o marketing de desempenho é uma ótima estratégia quando você deseja medir resultados e obtê-los rapidamente.

Para realmente atingir suas metas é importante que você crie suas campanhas estratégicas. Para isso:

  1. escolha a plataforma (citamos algumas acima);
  2. defina o formato de anúncio;
  3. organize suas metas de otimização;
  4. concentre-se na sua persona.

Indicadores importantes do marketing de performance

Se o marketing de performance é sobre desempenho é preciso conhecer os principais indicadores que medem resultados. Afinal, quais KPIs devem se acompanhados?

Existem muitas opções de indicadores de desempenho, entretanto, entre os principais, estão:

  • Impressões: os anúncios baseados em impressões tendem a ter taxas de conversão mais baixas porque os níveis de engajamento são mais baixos. As taxas são baseadas no número de vezes que o anúncio foi visto;
  • Cliques: qual o percentual de usuários clicaram em seu anúncio? Com esse tipo de campanha o objetivo é direcionar tráfego para o site. Cliques em anúncios são a ação pela qual você deseja pagar;
  • Engajamento: o engajamento pode ser medido de várias maneiras (como comentários e compartilhamentos) e é, em geral, medido em campanhas de marketing em redes sociais.
  • Leads: atualmente, a geração de leads é uma das principais métricas a ser acompanhada, pois permite que outras ações sejam realizadas dentro do funil de vendas;
  • Vendas: o volume de vendas em um período de tempo é sem dúvida uma das métricas mais relevantes nesse tipo de marketing, entretanto, os anunciantes que realizam pagamento da campanha apenas quando uma venda é feita, tem um custo maior com publicidade;
  • Custo por aquisição (CPA): esse termo é um pouco genérico, afinal uma aquisição pode ser uma venda, um clique ou um lead. Você define esse objetivo ao criar a campanha.

O vídeo abaixo apresenta esses e outros indicadores de desempenho que você deve acompanhar ao aplicar o que é marketing de performance, em sua estratégia.

A LAHAR é um software de automação de marketing que facilita a análise de todas as suas estratégias, dentro de uma única plataforma. Com relatórios personalizados, você descobre se as estratégias de marketing e vendas estão trazendo os resultados esperados.

Analise e avalie o desempenho de suas campanhas, mensure o ROI de suas ações de marketing digital e tome decisões mais estratégicas.

Acesse nossa plataforma e experimente grátis.

Facebook Comments

Deixe um comentário