O que é trade marketing? Aprenda benefícios e como aplicar!

Para você que ainda não sabe o que é trade marketing, iremos te mostrar como esta antiga estratégia é fundamental na visibilidade de seu produto.

Sim, antiga estratégia! Essa estratégia de posicionamento de produtos remonta os primórdios das vendas como por exemplo o posicionamento de produtos nas prateleiras dos mercados.

Esta é uma estratégia que nunca deixou de ser usada mas que continua se atualizando, principalmente com a venda de produtos online.

Segundo uma pesquisa da Nielsen, cerca de 70% das decisões de compra acontecem no PDV. Portanto, a forma como seu produto aparece para o consumidor influencia diretamente suas vendas.

Mas, quais são as formas de trabalhar isso? O que é trade marketing na prática, atualmente?

Bem, essas são perguntas que iremos responder neste artigo.

E para facilitar sua leitura, nosso post está dividido da seguinte forma:

  • O que é trade marketing?
  • Para que serve?
  • Quais são as vantagens?
  • Como fazer trade marketing?
  • Exemplos

Segue com a gente!

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O que é trade marketing?

Você já deve estar com uma boa ideia do que é trade marketing mas vamos nos aprofundar um pouco mais.

Afinal, o que é trade marketing? Trade marketing é todo tipo de estratégia que tem como objetivo incentivar a compra dos consumidores no ponto de venda

O ponto de vendas pode ser físico ou digital. Nos pontos de vendas físicos você, com certeza, já se deparou com banners, degustações e até mesmo estratégias de posicionamento de produto nas gôndolas. Tudo isso faz parte das estratégias desse tipo de marketing.

E como ponto de venda, nos referimos também às plataformas digitais. O trade marketing digital, como também pode ser especificado, foca suas estratégias no ambiente online.

Isso pode ser um desafio, já que no ambiente online o comprador, apesar de ter acesso a muitas informações, fica por conta própria sem o auxílio de nenhum vendedor para facilitar a venda.

Um bom trade marketing digital busca ajustar estratégias para o ambiente online. Com ações específicas com objetivo de influenciar positivamente na decisão de compra no momento da visita do cliente.

Portanto, independente de onde é aplicado, o seu objetivo principal é converter o comprador dentro do PDV. Seja ele em ambiente físico ou digital.

Para que serve trade marketing?

O trade marketing, além do principal objetivo de conquistar mais vendas, serve para complementar suas estratégias de marketing e vendas.

Sua comunicação com o cliente dentro do PDV é importantíssima para consolidar a imagem que seu cliente tem de seu produto.

É neste momento de compra que dúvidas podem surgir, medos podem ser afastados e aquela última objeção do cliente comprador pode ser quebrada.

Para isso o trade marketing está sempre em busca de resolver quaisquer que sejam as últimas questões que podem impedir o comprador de escolher seu produto.

Para isso é preciso que o marketing de sua empresa esteja alinhado com informações relevantes que ajudarão na construção das estratégias.

Quais são as vantagens do trade marketing?

Além da principal vantagem de ajudar a vender mais convertendo o cliente dentro do PDV, o trade marketing também é um complemento para suas forças de vendas.

As estratégias desse modelo de marketing ajudam sua empresa em diversos pontos diferentes, como por exemplo:

  • fortalecerem sua marca fazendo presença ativa;
  • otimizarem sua distribuição escolhendo os canais ideais para cada produto;
  • informando e quebrando preconceitos;
  • aproximando suas relações com empresas varejistas;

São diversas vantagens que ajudam a complementar uma campanha de marketing de sucesso.

Leia também: Marketing para E-commerce: 8 estratégias e tendências para o sucesso

Como fazer?

Como dissemos anteriormente, o trade marketing acompanha a campanha geral de marketing da empresa. Ele é mais um dos braços do marketing no objetivo de aumentar as vendas no e-commerce ou na loja física.

Com o foco dentro dos PDVs, é importante traçar estratégias personalizadas para cada cenário.

Além da necessidade de campanhas diferentes para vendas em lojas físicas e lojas virtuais, você também pode traçar ações personalizadas em alguns pontos de vendas específicos.

Há algum PDV que tenha mais dificuldades em vender um determinado produto seu, que vende normalmente em outros lugares? 

Você pode procurar por informações que justifiquem isso e focar ações específicas de trade marketing para este PDV.

Entre as ações mais comuns que as empresas usam, podemos citar:

  • Lojas físicas: product placement, promotores de vendas, estratégias de merchandising como: amostras grátis, degustação, banners, brindes.
  • Lojas virtuais: lojas virtuais devem aproveitar o espaço para informações claras e objetivas de seus produtos. Opiniões de compradores e avaliações do produto. Ser facilmente encontrado em lojas virtuais e preços alinhados com as promessas do produto.

Não se esqueça também de fazer uma boa gestão de distribuição de seu produto para que ele esteja disponível e justifique suas ações.

Estratégias de trade marketing estão sempre evoluindo junto com os hábitos dos consumidores, portanto esteja atento às mudanças e atualizações que o mercado oferece. A inovação é uma grande aliada.

Exemplos de trade marketing

Como você pode ver neste nosso post, essa não é uma estratégia nova e muita coisa já foi feita e testada.

E são muitos os exemplos de estratégias de sucesso que são utilizadas até hoje. Alguns desses exemplos, como alguns já falados aqui no texto, são:

  • product placement;
  • embalagens especiais;
  • promotores de vendas;
  • brindes;
  • amostras grátis;
  • degustação;
  • banners;
  • Informações claras;
  • Informações técnicas;
  • infográficos;
  • avaliações;
  • opiniões de outros compradores;
  • vídeo.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é trade marketing, ficará mais fácil traçar estratégias com objetivo de aumentar suas vendas.

Novos pontos de vendas trazem novos desafios e sua criatividade é primordial para sair na frente e conquistar aquele cliente que está ali “na cara do gol”.

Usar um software de automação em marketing digital é extremamente importante para acompanhar essas métricas, e principalmente, gerenciar todas essas ações. No vídeo abaixo apresentamos como funciona um sistema como esse. 

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