O que faz um gestor de marketing e vendas?

A figura do gestor de marketing e vendas é bastante conhecida e presente nas empresas, mas o que muita gente não sabe é o que faz um gestor de marketing e vendas. Muitas vezes, nem mesmo a diretoria entende direito qual é a função deste profissional, o que acaba gerando obstáculos na hora de contratar alguém para administrar essas duas equipes.

E isso pode se tornar um grande problema, j√° que a gest√£o de marketing e vendas √© uma das fun√ß√Ķes mais estrat√©gicas em um neg√≥cio. Por isso, √© tamb√©m uma posi√ß√£o que exige muita confian√ßa, j√° que o profissional √© um dos pilares do sucesso da empresa.

Sendo assim, neste post vamos falar de algumas das atribui√ß√Ķes que um gestor de marketing e vendas deve ter para gerar os resultados desejados. √Č importante ressaltar, no entanto, que, em m√©dias e grandes empresas, muitas vezes as atividades de um gestor de marketing e vendas podem ser divididas entre dois ou mais profissionais, que ficam assim encarregados cada um de uma √°rea ‚ÄĒ marketing ou vendas ‚ÄĒ separadamente.

Acompanhe!

O que faz um gestor de marketing e vendas?

1. Acompanha resultados e ajusta estratégias

Vamos come√ßar pela atividade que talvez seja a de maior responsabilidade do gestor de marketing e vendas. Isso porque, embora outras fun√ß√Ķes possam ser realizadas sem o acompanhamento e a influ√™ncia do gestor, esta aqui obrigatoriamente precisa da sua interven√ß√£o; acompanhar resultados e ajustar estrat√©gias.

O profissional que gere esses dois times deve constantemente ficar de olho nos indicadores de performance e n√ļmeros gerados pelas estrat√©gias, tanto para corrigir a rota como para torn√°-la ainda mais impactante ‚ÄĒ caso os resultados sejam positivos.

Para isso, √© importante contar com ferramentas como CRM e plataformas de automa√ß√£o de marketing, que ajudar√£o a analisar se as estrat√©gias que foram propostas est√£o caminhando conforme o previsto. Caso estejam, √© hora de investir ainda mais nelas; caso n√£o, √© hora de criar novos planos e a√ß√Ķes corretivas.

2. Contrata e treina colaboradores

Para gerenciar uma equipe de marketing e vendas, uma empresa costuma contar com bastantes funcion√°rios, e uma das atribui√ß√Ķes do gestor √© justamente analisar e selecion√°-los de acordo com o perfil do neg√≥cio e do que √© necess√°rio para desempenhar determinada fun√ß√£o.

Assim, mais do que ser capaz de avaliar atributos técnicos, o gestor de marketing e vendas precisa compreender pelo menos um pouco de comportamento humano: afinal, o futuro trabalhador precisa estar apto para conviver e trabalhar em equipe, e qualquer falha na contratação pode gerar um grande desperdício de tempo e dinheiro, tanto para a empresa quanto para o colaborador.

E, para além da contratação, é o gestor de marketing e vendas que vai fazer o treinamento e capacitação dos funcionários do seu time, para que possam alcançar suas metas e entregar resultados. 

√Ä medida que a equipe cresce, pode ser que o gestor j√° n√£o seja mais capaz de acompanhar toda a contrata√ß√£o e treinamento individualmente. Contudo, √© importante que ele ao menos ajude a elaborar esses processos, para que futuramente n√£o haja retrabalho neste sentido. 

3. Define o MIX de marketing

O MIX de Marketing é um modelo de negócio baseado nos famosos 4Ps do Marketing (Praça, Preço, Produto e Promoção). Por isso, é claro, o gestor de marketing precisa estar completamente por dentro dos 4Ps da sua empresa. Ele, aliás, deverá desempenhar um papel importante na definição de cada um desses Ps, e que vão mais tarde auxiliar no cumprimento do plano de marketing.

4. Diversifica

O que faz um gestor de marketing e vendas n√£o est√° apenas relacionado com planejamento e n√ļmeros; muito pelo contr√°rio. √Äs vezes, √© preciso que este profissional pense “fora da caixa” para encontrar estrat√©gias inovadoras para as a√ß√Ķes de marketing e vendas, principalmente quando o mercado est√° estagnado.

Sendo assim, a diversidade em produtos e servi√ßos como uma busca central desse profissional ‚ÄĒ e da empresa como um todo ‚ÄĒ √© uma forma de encontrar lacunas no mercado para expandir e investir, apresentando novas ideias que fa√ßam com que a imagem da empresa se destaque em rela√ß√£o √† concorr√™ncia.

5. Faz o planejamento de marketing

O planejamento de marketing é só mais uma das coisas dentre o que faz um gestor de marketing e vendas. Ele é um desenvolvimento do planejamento estratégico.

Nessa parte do planejamento, o gestor de marketing e vendas deve determinar quais ser√£o as metas e os objetivos do marketing e quais tarefas ser√£o necess√°rias para atingir esses resultados, bem como os canais de comunica√ß√£o que o marketing usar√° (m√≠dias tradicionais, redes sociais, marketing digital, inbound marketing, marketing de conte√ļdo etc.).¬†

6. Faz o planejamento de vendas

Outras das fun√ß√Ķes que est√° entre o que faz um gestor de marketing e vendas √© o planejamento de vendas. Ele vai determinar quais s√£o as estrat√©gias de vendas, como discursos de vendas, ofertas, promo√ß√Ķes, t√°ticas, quais produtos e servi√ßos ser√£o mais ou menos vendidos, como aproveitar a sazonalidade, quanto ser√° preciso vender etc.

Tudo isso é desenvolvido pelo gestor de marketing e vendas, que contará tanto com membros do seu time quanto de outras áreas da empresa para traçar esse planejamento da forma mais realista e estratégica possível.

7. Integra os times de marketing e vendas

O trabalho estratégico é fundamental para o cargo de gestor de marketing e vendas, mas esse profissional também precisa ser capaz de fazer suas duas equipes (marketing e vendas) trabalharem conjuntamente e em colaboração. Por isso, é papel dele promover a integração das equipes para atuarem sem conflitos e com sinergia.

8. Motiva o time

Esque√ßa aquela imagem do chefe ditatorial: um bom gestor de marketing e vendas √©, sobretudo, um l√≠der que precisa conseguir passar para seus liderados a import√Ęncia do que precisa ser feito, e deve ser o primeiro interessado a alcan√ßar os objetivos e bater as metas.

Sendo assim, como já dissemos, é muito importante que ele saiba lidar com o capital humano que está em suas mãos. Tão importante quanto compreender as técnica de vendas é saber equilibrar críticas e elogios e ressaltar as conquistas do trabalho do time.

9. Estuda e avalia dados de plataformas de automação de marketing e CRM

O gestor de marketing e vendas precisa ter muito know-how e experi√™ncia em rela√ß√£o √† sua fun√ß√£o, e isso inclui saber trabalhar com ferramentas que podem colaborar com as atribui√ß√Ķes da equipe de marketing e vendas.

Isso porque, acima de tudo, essas solu√ß√Ķes oferecem estat√≠sticas e n√ļmeros confi√°veis, o que ajudar√° o gestor a tomar decis√Ķes com base em fatos e n√£o em achismos. Assim, plataformas de CRM e automa√ß√£o de marketing s√£o essenciais para ajud√°-lo a conhecer o comportamento dos consumidores e do mercado. Com elas, √© poss√≠vel obter informa√ß√Ķes sobre o p√ļblico-alvo para melhorar as estrat√©gias de marketing e vendas.

Agora que voc√™ j√° sabe o que faz um gestor de marketing e vendas e entendeu a import√Ęncia de ferramentas de automa√ß√£o de marketing para essa fun√ß√£o, que tal tornar sua estrat√©gia de marketing digital ainda mais eficaz? Para isso, n√£o deixe tamb√©m de contratar um software de automa√ß√£o de marketing.¬†

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