Omnichannel e e-mail marketing: como funciona a estratégia?

Omnichannel e email marketing é uma combinação que tem potencial de trazer muitos resultados para empresas de variados setores e portes. 

Se por um lado uma estratégia de omnichannel diz respeito ao uso de múltiplos canais em total integração, o e-mail marketing é um desses canais que permite à empresa se comunicar com seus clientes e leads, individualmente.

De fato, o e-mail marketing é a estratégia de marketing digital com um dos maiores ROIs da área, alcançando números como retorno de $38 para cada $1 investido

Por essa e outras razões é indispensável que uma estratégia de marketing omnichannel inclua o e-mail marketing em seu escopo. 

O e-mail marketing pode ser usado, por exemplo, como ponto de partida para levar os leads a outros canais de vendas e atendimento, impulsionando um maior envolvimento e engajamento do cliente com os canais da empresa. 

Omnichannel e e-mail marketing: como essa relação deve acontecer?

Entender como o email marketing ajuda em uma estratégia omnichannel é um ponto crucial para empresas que estejam considerando investir na criação de múltiplos canais, seja para vendas, atendimento ou marketing. 

A seguir, listamos algumas formas de como omnichannel e e-mail marketing podem atuar em parceria para levar uma experiência melhor ao cliente e trazer mais resultados para a empresa. Confira!

Comunicação individual

Como falamos acima, o e-mail marketing tem uma vantagem que outros canais não possuem: a possibilidade de conversar individualmente com cada lead.

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Sim, o SMS marketing e WhatsApp também permitem isso, entretanto, quando o assunto é a relação entre empresas e clientes (ou potenciais clientes) o e-mail é visto como um canal mais adequado para o estabelecimento de um relacionamento de longo prazo. 

Dessa forma, e-mail marketing reúne dois critérios importantes para o omnichannel: é um canal que os clientes consideram adequado para se comunicarem com marcas e é um canal direto, que permite uma comunicação personalizada. 

Essa comunicação individual vai gerar uma experiência ainda melhor para o lead e vai proporcionar à empresa maiores taxas de engajamento. 

Leia também: Como fazer marketing pelo Whatsapp: 8 estratégias exemplo para inspirar

Segmentação 

Ainda na “pegada” de comunicação individual, é importante lembrar que uma estratégia de e-mail marketing deve considerar, prioritariamente, a segmentação de contatos

A partir de informações vindas de formulários preenchidos pelos leads e do acompanhamento do comportamento desse contato em relação aos materiais da sua empresa, é fundamental criar uma experiência que seja segmentada, ou seja, que tenha como viés o compartilhamento de conteúdos que sejam especialmente relevantes para o lead em questão. 

Quando o assunto é omnichannel e e-mail marketing, e-mails em massa são ainda mais desaconselhados, porque geram exatamente o contrário do que é desejado em uma estratégia omnichannel: geram uma má experiência para o usuário. 

Use a integração permitida por ferramentas de automação de marketing e sistemas omnichannel para entender o comportamento de cada lead e criar uma sequência de e-mails que faça sentido. 

Com esse objetivo em mente, investir em um software que permite a criação de fluxos de automação para envios de e-mail, de acordo com o comportamento do lead, é fundamental para os resultados esperados.

Personalização

O e-mail marketing dentro de uma estratégia de omnichannel permite a personalização da comunicação com o lead, coisa que é bem mais complexa em outras plataformas e canais. 

Estamos falando de ações de marketing e vendas que permitem a comunicação de ofertas especiais de acordo com o comportamento do lead.

Fazer isso dentro de uma rede social, por exemplo, é bem mais complexo (e caro). 

Integração

Um dos papéis principais de uma estratégia que envolve omnichannel e e-mail marketing é a facilidade de indicar outros canais para que os clientes possam se relacionar com a empresa também por eles. 

Imagine um lead que chegou à sua base a partir de uma landing pages com um ebook específico. Ele não conhece suas redes sociais, seu site, muito menos o aplicativo e o chat que estão a disposição. 

O e-mail marketing permite apresentar cada um desses canais para cada um desses leads, individualmente. 

Além disso, os dados coletados de campanhas de e-mail marketing também possibilitam o uso de outros canais de maneira mais estratégica, por exemplo, a ativação por meio de SMS e anúncios display.

Como colocar em prática?

Como vimos acima, omnichannel e email marketing são uma boa dupla. Entretanto, fazer com eles trabalhem em tamanha sincronia, trazendo os resultados prometidos tanto para a empresa quanto para os clientes, exige o apoio de uma ferramenta, ou da integração de mais de uma ferramenta ao sistema de atendimento, vendas e marketing. 

Entre essas ferramentas está o software de automação de marketing. Esse tipo de sistema, além de enviar e-mails, também apresenta recursos como:

  • Segmentação de contatos
  • Criação de fluxo de nutrição automatizado
  • Automação de e-mail marketing
  • Lead Scoring para qualificação 
  • Lead Tracking para acompanhamento do lead
  • Criação de landing pages e formulários
  • Integração de canais de geração de leads
  • Acesso a relatórios
  • Permissão para testes A/B
  • Funil de vendas automatizado

Como você pode ver, esse tipo de ferramenta contribui para todas as etapas do Inbound Marketing e da gestão de e-mail marketing e pode contribuir muito para a estratégia omnichannel. 

A LAHAR é um software de automação de marketing e pode ser integrado a ferramentas omnichannel como a Zendesk, por exemplo. Essa combinação garante suporte ideal aos clientes e leads da empresa e permite a gestão de diversos canais por parte da equipe, de maneira organizada e processual. 

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