Planejamento de marketing para e-commerce em 5 etapas [GUIA DEFINITIVO]

Em busca de como criar um planejamento de marketing para e-commerce? Acompanhe nosso artigo e aprenda o passo a passo.

O planejamento de marketing para e-commerce é um guia para a tomada de decisões estratégicas de seu negócio e pode ser construído em 5 fases:

  1. Identifique as metas e objetivos do e-commerce
  2. Segmente seus clientes
  3. Crie um plano de ação
  4. Construa uma estratégia de conversão
  5. Acompanhe os indicadores de cada ação

A seguir aprofundamos nossa explicação sobre cada uma das etapas que listamos acima sobre o planejamento de marketing para e-commerce.

Detalhamos como aplicar cada processo e construir um plano de marketing eficaz.

Como fazer planejamento de marketing para e-commerce? 5 etapas

1. Identifique seus objetivos e metas

Essa primeira etapa do planejamento de marketing para ecommerce é sobre definir seus objetivos para sua loja virtual.

Para isso garanta que suas metas sejam:

  • temporais;
  • realistas;
  • alcançáveis;
  • mensuráveis;
  • específicas.

Uma outra dica é criar metas macro e micro. Por exemplo:

  • meta macro: aumentar a receita em 25% a cada trimestre”;
  • meta micro: adicionar 300 novos clientes por mês e aumentar as compras repetidas em 10%.

Essas metas guiam o dia a dia da empresa e auxiliam em todas as decisões que deverão ser tomadas, seja sobre marketing, setor financeiro ou escolha dos produtos que você irá disponibilizar aos clientes.

Elas também medem o quanto sua empresa avançou e se ela está na direção correta.

Planejamento de marketing para e commerce

Fonte: Siteware

Por isso é importante, não apenas definir como também, acompanhar os resultados das métricas durante o período e não apenas no final dele.

2. Defina suas personas

Definir o público alvo do negócio é fundamental para qualquer tipo de planejamento, entre eles, o planejamento de marketing para e-commerce.

Para convencer uma pessoa de que você é a solução certa para a necessidade que ela tem, você precisa saber qual é essa necessidade, correto? E para isso, precisa saber quem é a pessoa para a qual está tentando vender.

As personas são definições mais profundas do público-alvo, com estabelecimento de dados demográficos, comportamentos e interesses desse público.

Criar personas vai ajudar você a entender os desejos, problemas e necessidades do grupo que você deseja atrair e transformar em clientes.

Abaixo você tem acesso a um exemplo de construção de persona.

Planejamento de marketing para e commerce

A definição da persona influenciará uma ampla variedade de áreas da sua loja virtual entre elas:

  • a escolha do tipo de produto ou serviço que você irá oferecer;
  • a mensagem que será transmitida em suas ações de marketing.

Tudo isso resultará em um maior retorno sobre seu investimento.

Entretanto, além da persona também é importante que você construa um funil de compras. Ele irá contribuir para que você entenda os argumentos e mensagens que deve compartilhar com cada lead ou usuário.

O funil é importante porque as personas do seu negócio podem estar em fases diferentes da jornada do cliente. Isso quer dizer que sua empresa deve criar ações com argumentos diferentes para cada uma dessas etapas.

Se você ainda não conhece o modelo de análise de jornada de compra por meio de funil, indicamos a leitura do artigo; “O que é Funil de Vendas? Quais são suas etapas?”.

Planejamento de marketing para e commerce

Funil de Vendas e suas etapas

3. Crie um plano de ação para atração

Aqui sua equipe (que pode ser só você) deve se concentrar em listar as  ações práticas do planejamento de marketing para ecommerce.

Isso quer dizer que você deve listar as ações de marketing que serão ser postas em prática. Entre as principais estratégias são:

Neste tópico específico, indicamos a leitura do artigo; Marketing para E-commerce: 8 estratégias e tendências para o sucesso”. Com ele você entenderá como aplicar essas táticas em prática. Por isso esse artigo é obrigatório!

4. Construa uma estratégia de conversão

As ações de marketing digital que listamos acima tem como objetivo atrair visitantes para o site.

A próxima fase é converter o usuário em cliente. 

A otimização de conversão é um processo contínuo que envolve melhorar a proposta de valor do negócio e segmentar clientes.

Quando o assunto é conversão de clientes algumas dicas são fundamentais como:

  • criar ações para as diferentes etapas do funil de vendas;
  • fazer a qualificação de leads;
  • desenvolver ações de retenção de cliente e mais.

A seguir um vídeo completo que aborda o tema. Vale a pena conferir as dicas e inclui-las no planejamento de marketing para e commerce.

5. Acompanhe os indicadores de cada ação

Um dos principais ganhos da ascensão do marketing digital para as empresas é a possibilidade de acompanhar em tempo real os resultados de cada ação que é executada.

Dentro das próprias ferramentas de marketing é possível acompanhar os resultados de cada campanha, por exemplo, avaliando quantos cliques um anúncio recebeu.

Também é possível usar plataformas como o Google Analytics para ter acesso ao número de visitantes dentro do seu site, por exemplo.

Usar esses recursos é uma forma de otimizar sua estratégias, afinal, ao identificar que uma ação não está trazendo os resultados que você esperava, basta pausar ou encerrar a campanha. Do mesmo jeito, é possível aumentar o investimento em ações que estão apresentando bons resultados.

Isso permite que você aproveite melhor o capital que tem disponível para investir em atrair e converter clientes.

Diante das etapas que acompanhamos aqui, podemos dizer que para montar um planejamento de marketing para e-commerce é necessário:

  • definir seus objetivos,
  • estabelecer quem é o seu público alvo,
  • construir um funil de compras,
  • listar as ações de marketing que serão postar em prática,
  • organizar um cronograma de ações,
  • criar estratégias de conversão,
  • segmentar clientes,
  • qualificar leads,
  • desenvolver ações de retenção de clientes,
  • mensurar seus resultados e fazer ajustes.

Colocar em prática o plano de marketing da sua loja

Criar um planejamento de marketing para ecommerce exige dedicação e pesquisa.

Isso tudo entretanto não acaba quando termina. rs

A pesquisa deve continuar ao longo de sua estratégia para que você descubra quais as ações estão oferecendo melhores resultados seja de:

Com esses dados em mãos é possível otimizar suas ações. Excluindo as campanhas que não trazem retorno e ampliando o investimento nas ações que estão funcionando. 

Investir em um planejamento de marketing para e-commerce é fundamental para tomar boas decisões.

Mas você não precisa fazer nada disso sozinho! Aliás, tentar gerenciar todas essas etapas e ainda colocar em prática, manualmente, todas as ações de marketing recomendadas, pode tomar o tempo de toda uma vida!

Usar um software de automação em marketing digital é extremamente importante para gerenciar as ações e acompanhar as métricas de um planejamento de marketing para e-commerce. O software da LAHAR pode te ajudar nessa área, veja algumas das funcionalidades de nosso sistema:

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Na Lahar temos uma equipe especializada que te dará um suporte inicial para criação da estratégia de marketing para seu e-commerce e fazer você vender mais. Vamos começar?

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