Whatsapp CRM: Por que e como utilizar dentro da sua empresa?

Os grandes empresários da atualidade estão sempre pensando em como melhorar o seu negócio e uma das frentes que mais tem recebido investimentos no momento é o setor de vendas e relacionamento com o cliente.

Todos sabemos que nenhuma empresa cresce sem organização nos seus processos de trabalho. A partir do momento que uma empresa de pequeno porte almeja o crescimento e visa se tornar um negócio de status de médio ou grande porte, é necessário muito planejamento e investimento financeiro para atender a grande demanda de clientes que virão.

Atender diariamente centenas de clientes não é uma tarefa nada fácil e exige que a equipe de vendas esteja bem sincronizada e tenha o preparo necessário para lidar com a grande demanda, sem que prejudique o atendimento oferecido a cada cliente individualmente. Então, pensando nisso, foram criados os sistemas de gerenciamento de clientes (CRM), para automatizar processos e fornecer o melhor atendimento possível aos clientes.  

O que é um WhatsApp CRM?

Os sistemas de gerenciamento de clientes (CRM) são ferramentas super úteis no mercado atual e se tornaram fundamentais para as empresas que desejam otimizar seu funil de vendas. Alguns softwares como o amoCRM, tem se tornado bastante populares no Brasil devido à praticidade do seu uso e custo-benefício.

Essas plataformas foram pensadas primeiramente para realizar coleta e análise de dados de questionários aplicados, criando um grande banco de dados capaz de fazer projeções sobre os clientes atuais e futuros. Com o tempo, viu-se que esse tipo de sistema poderia ser muito vantajoso para o funil de vendas, inclusive integrando ferramentas de comunicação com os clientes, como o WhatsApp.

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens móveis mais utilizado no Brasil, com cerca de 109 milhões de usuários. Foi devido a essa popularidade que diversos programadores e empresários pensaram em integrar um WhatsApp CRM que pudesse atender aos clientes que utilizam esse aplicativo.

Por que utilizar o WhatsApp CRM na sua empresa?

O uso do WhatsApp CRM tem diversas vantagens:

  • Conquistar novos clientes;  
  • Melhorar o relacionamento com o cliente;
  • Concretizar vendas e acompanhar o processo através dos dados coletados;
  • Atender uma grande demanda de clientes de forma automatizada;
  • Consolidar campanhas de marketing.

Esses benefícios podem fazer a diferença nas vendas dos produtos da sua empresa, tanto no aspecto qualitativo, quanto quantitativo.

Apesar do investimento inicial que deve ser realizado, as vantagens do usufruto de uma plataforma CRM integrada com o WhatsApp da sua empresa superam muito o valor investido. Além disso, os softwares que podem ser adquiridos no mercado sempre contam com uma equipe de suporte excelente e treinamento para a equipe que irá utilizar.

Como usar o WhatsApp CRM?

O WhatsApp CRM tem diversas funções a serem exploradas e que garantem o pleno funcionamento do funil de vendas de forma automatizada. Conhecer o WhatsApp CRM e suas funcionalidades trará inúmeras vantagens para sua equipe de vendas ser bem sucedida. Vamos conhecer algumas delas!

Adicionando o contato dos clientes

Uma vantagem muito interessante ao utilizar um WhatsApp CRM é a organização dos contatos dos clientes.

O acesso ao contato dos clientes é essencial para as vendas e muitas equipes precisam adicionar manualmente no WhatsApp da empresa. Essa tarefa exige tempo para ser realizada e quando a empresa tem muitos clientes diariamente, se torna um fardo grande para a equipe de vendas. Esse tempo precioso gasto poderia estar sendo utilizado para o desenvolvimento de outras tarefas mais produtivas. Por isso, o WhatsApp CRM foi criado para apresentar também uma solução para isso!

Com o WhatsApp CRM, com um simples clique o contato do cliente pode ser acessado e adicionado na plataforma, assim como muitas outras informações. Essa ferramenta possibilita que as barreiras entre a equipe de vendas e o cliente sejam reduzidas e otimiza todo o processo, poupando tempo.

Organizando compromissos

O WhatsApp CRM conta com uma função excelente de agendamento de atividades. Através de um calendário, você poderá programar atividades a serem realizadas ou lembrar de compromissos, como por exemplo, responder os clientes com pendências, agendar o envio de mensagens automáticas para os clientes e lembretes.

Além disso, o WhatsApp CRM também permite que vários funcionários da equipe de vendas tenham acesso simultâneo aos clientes.

Use os bots

O uso dos bots pode auxiliar muito a lidar com uma demanda grande de clientes. No WhatsApp CRM, essa função é simples de ser programada e representa uma grande economia de tempo. É possível programar o bot para enviar mensagens para os clientes com base em palavras-chaves específicas que os clientes digitam. Dessa forma, a economia de tempo para responder os clientes será notável, além de ser possível que o atendimento ao cliente seja realizado 24 horas e não depender totalmente do componente humano.

Essa automatização é uma das principais vantagens de se adquirir um sistema CRM integrado ao WhatsApp e inclusive pode ser usado de forma concomitante com outras redes sociais e de mensagens.

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