Qual a diferença entre CRM e marketing de relacionamento? Saiba tudo sobre os dois

Quem trabalha ou estuda marketing digital já deve ter se deparado com esses dois termos, mas afinal: qual a diferença entre CRM e marketing de relacionamento? Veja o que define cada um deles, o que os diferencia e a importância de um para o outro.

CRM marketing: o que é?

O termo se refere a uma forma de organização de trabalho, mas muitas vezes se confunde com o software de CRM, o que é equivocado. A sigla significa Customer Relationship Management que em bom português seria algo como Gestão de Relacionamento com o Cliente.

O significado de CRM marketing se refere a uma série de técnicas, práticas estratégias e tecnologias voltadas para a gestão e análise de todas as interações da sua empresa com o seu cliente.

Essa gestão de relacionamento passa pela união de vários setores como: 

  • vendas, 
  • atendimento, 
  • marketing e todos que tiverem contato com os clientes.

Toda interação deve ser registrada no CRM, dessa forma a próxima pessoa que atender esse cliente tem em mãos o histórico e não perde tempo.

Enquanto o CRM é uma estratégia, um conjunto de técnicas, temos também o já citado software de CRM. Nesse caso estamos nos referindo a uma ferramenta usada para facilitar a implementação das etapas do relacionamento entre empresa e cliente e automatizar alguns serviços.

Entretanto, mais uma vez é importante lembrar que o CRM é mais do que um sistema, um software. O CRM é uma ideia, uma forma de trabalho, ele não precisa especificamente de uma ferramenta para existir, mas ela ajuda bastante, principalmente para empresas com muitos clientes.

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O que é marketing de relacionamento?

O marketing de serviços e relacionamento funcionam como uma estratégia macro para abordar seu cliente na hora certa, do jeito que ele se sinta mais confortável e de modo aumentar sua fidelização, bem como um relacionamento normal, mas com cada passo pensado e calculado.

Confira dicas de como:

Reter clientes, gerir equipes e se reinventar em meio a pandemia.

A ideia por trás do marketing de relacionamento é prospectar, atrair e fidelizar clientes através de técnicas, campanhas e estratégias, além de fortalecer a marca no mercado. 

O marketing de relacionamento representa uma maneira de organizar as ações da empresa para estreitar os laços com seus clientes, de modo que eles indiquem sua marca para outras pessoas e a defendam em alguns casos.

O foco deve sempre estar no cliente, quanto mais próximo dele mais fácil vai ser atendê-lo da maneira que mais o agrada, e isso faz toda a diferença, segundo uma pesquisa da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, 61% dos consumidores afirmam que um bom atendimento é mais importante que o preço de um produto ou serviço.

Tudo isso mostra o quanto um bom relacionamento com seu cliente faz com que ele aceite até pagar mais caro, desde que seja bem atendido e que perceba que você se importa em resolver o problema dele com seu produto ou serviço.

Como você já deve ter notado, alguns conceitos aproximam muito as duas estratégias, vendas e marketing, por isso, vamos ver qual a diferença entre o marketing de relacionamento e a ferramenta de CRM a seguir. 

Leia também: 6 ferramentas de marketing e vendas para gerar + resultados

Qual a diferença entre CRM e marketing de relacionamento?

Para entender na prática qual a diferença entre CRM e marketing de relacionamento é preciso entender que o primeiro está ligado ao segundo, mas o marketing de relacionamento é mais abrangente.

É como se o CRM fosse um “braço” do marketing de relacionamento, uma ferramenta para registrar, gerir e organizar o relacionamento com o cliente, daí a importância dele para o marketing de relacionamento.

O marketing de relacionamento, no entanto, engloba mais áreas e funções como:

  • campanhas de mídias sociais, 
  • posicionamento de marca, 
  • atendimento ao cliente, entre outras funções. 

Ambos estão conectados e o uso em conjunto tem tudo para fazer você vender mais!

Para entender melhor qual a diferença entre CRM e marketing de relacionamento você precisa ter em mente que o segundo é uma forma de atuação no mercado escolhido por uma empresa, existem outras abordagens como marketing transacional ou multinível, enquanto o CRM é uma das estratégias e ferramentas usadas para implementar essas estratégias.

Qual a importância do marketing de relacionamento para o CRM (e vice e versa)?

Agora que você entende qual a diferença entre CRM e marketing de relacionamento já deve ter percebido que os dois andando juntos e integrados tem muito a dar para sua empresa, não é mesmo?

Enquanto o marketing de relacionamento busca implementar uma estratégia para se aproximar mais do seu cliente, de modo a entendê-lo melhor, oferecer o que ele quer no momento certo e fidelizá-lo, o CRM será o braço técnico para gerir todas essas interações e automatizar alguns processos.

Ele vai ser seu guia para compreender o comportamento dos seus clientes, fazer testes, colher resultados para compreender se a estratégia utilizada foi bem sucedida, se precisa de ajustes ou se deve ser cancelada.

E aí conseguiu entender qual a diferença entre CRM e marketing de relacionamento? Uma das ferramentas que podem ajudar muito no processo são os softwares de automação, por isso, a LAHAR traz soluções interessantes que podem melhorar os resultados da sua equipe.

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