Sistema para agência de publicidade: 8 ferramentas para alcançar a alta performance

Você consegue imaginar como seria o seu trabalho hoje, sem computador? Ou sem internet? Há décadas publicitários do mundo realizavam esse milagre diariamente. Ainda bem que o tempo passou e com a transformação digital nas empresas, além do acesso a computadores e internet, podemos contar com uma série de sistemas para agência de publicidade.

Você até pode achar que trabalha muito bem hoje e que sua produtividade está no máximo. Ou seja, você acredita que um sistema para agência de publicidade seria apenas mais um gasto desnecessário ou um trabalho a mais para ser inserido em seus processos. Infelizmente muita gente pensa assim!

Eu posso apostar que muitos publicitários da década de 80 (mesmo 90) acreditavam na mesma coisa. Pra que computador? Pra quê usar essa tal de internet? É caro e hoje nosso trabalho já funciona.

Eu espero que você não tenha esse mesmo pensamento, afinal, as agências que não adotaram essas ferramentas provavelmente não existem mais.

Bom, atualmente, parte de aprender como abrir uma agência de publicidade inclui conhecer os principais sistemas para agência de publicidade.

É sobre isso este artigo, fizemos uma lista com os softwares que podem:

  • aumentar sua produtividade;
  • diminuir gastos operacionais;
  • tornar os processos mais efetivos e rápidos, entre outras vantagens.

A lista a seguir organiza os sistema para agência de publicidade nos seguintes grupos:

  • armazenamento e compartilhamento de documentos;
  • gerenciamento de projetos;
  • CRM
  • pesquisa automatizada;
  • gestão de redes sociais;
  • automação de marketing.

Sistema para agência de publicidade: armazenamento e compartilhamento de documentos

Neste setor vamos nos concentrar no Google Drive. Ele é o mais usado software de compartilhamento e armazenamento de informações, entre empresa e funcionários.

Cada vez mais documentos, arquivos e materiais são produzidos pelas agências, precisando ser compartilhados entre equipes, fornecedores e clientes.

Você pode pensar: “enviar arquivo,  envio pelo e-mail” ou “para armazenar meus arquivos tenho o meu computador”.

Nem todo mundo tem acesso ao e-mail de seu colaborador para acessar um arquivo que seja importante para a empresa toda. Se esse colaborador é desligado da empresa, muitos materiais trocados com clientes podem se perder e se você realiza o backup em rede, além de precisar de um mega servidor, pode correr risco de perda de arquivo. Resumindo, agências modernas usam o Google Drive para:

  • aliviar seus computadores e e-mails;
  • garantir a segurança e acesso seguro à informação;
  • garantir backups e mais.

Para quem você possa começar a usar esse sistema para agência de publicidade, indicamos que assista ao vídeo abaixo. Nele, os especialistas do próprio Google explicam como configurar o aplicativo para o dia a dia da sua empresa, e porque usá-lo em seu negócio.

Sistema para agência de publicidade: gerenciamento de projetos

Você pode descrever perfeitamente as tarefas, principais marcos e cronograma para cada projeto, mas no final, as coisas acontecem: os clientes não enviam as informações que você precisa, um funcionário chave sai da agência, surge uma questão técnica que exige que você repense sua abordagem.

Isso pode ficar fora de controle quando todos estão simplesmente se referindo a uma planilha codificada por cores e respondendo a um e-mail confuso.

De acordo com o Relatório de Crescimento da Agência de Marketing 2018, a falta de um sistema de gerenciamento de projetos tem sido um dos maiores pontos problemáticos para as agências. As agências enfrentam desafios diários de crescimento por não conseguirem gerenciar seu tempo e projetos de maneira eficiente. Aproximadamente 20% delas nunca usaram software de gerenciamento de projetos até o momento.

E as consequências podem ser estressantes:

    • 43% das agências não encontram tempo livre suficiente para se concentrar em tarefas administrativas, como pessoal, contratação de clientes, novos investimentos em empresas, etc.
    • 29% das agências enfrentam dificuldades para manter fluxos de caixa
    • 35% das agências enfrentam problemas de contratação e gestão de talentos
    • Práticas ineficientes de gerenciamento de tempo impediram que 55% das agências aumentassem seus esforços de vendas e marketing
    • 24% delas enfrentaram desafios de diferenciação no mercado
    • a falta de processos ou organização impediu que 18% das agências retivessem clientes.

É por isso que muitas agências investem em software de gerenciamento de projetos e nos melhores aplicativos para seus serviços.

Eles precisam de uma interface fácil de usar para rastrear:

  • cronogramas;
  • tarefas;
  • tempo;
  • orçamentos.

Eles precisam de algo que as pessoas realmente querem usar diariamente. Entre as principais opções de sistema para agência de publicidade, de gerenciamento de projetos, estão:

  • Trello: sabe aqueles post its na parede? O Trello levou para o computador. O sistema permite a organização de tarefas inclusive de equipes que trabalham remotamente.
  • Basecamp: útil para empresas e freelancers, que a usam para organizar fluxos de trabalho, relatórios e atividades. Oferece funcionalidades que atendem a diversas fases do projeto, do planejamento à análise.
  • Asana: uma plataforma que organiza equipes e oferece recursos úteis como listas de tarefas, criação de times e chat.
  • RunRun.it: software brasileiro voltado para a gestão de projetos e acompanhamento do fluxo de trabalho de uma empresa. Relatórios, prazos, custos e desempenho de cada colaborador, podem ser medidos.

Sistema para agência de publicidade: CRM

Empresas com uma solução de CRM podem aumentar as vendas em 29%, de acordo com a Salesforce.com.

As agências que implementam um CRM relatam melhorias impressionantes: a pesquisa descobriu que 36% melhoraram a colaboração entre departamentos e 44% melhoraram a capacidade de resposta do cliente.

Esses aumentos são resultado direto da capacidade de um CRM de consolidar informações de contato e detalhes do projeto em uma única plataforma, oferecendo aos usuários uma visão abrangente e completa de uma empresa.

O histórico e as interações com o cliente podem ser acessados ​​com uma pesquisa rápida, e os projetos são executados com mais facilidade, já que prazos claros podem manter tudo em andamento.

Sistema para agencia de publicidade

Entre os principais benefícios de um sistema para agências de publicidade CRM, estão:

  • redução do tempo gasto em tarefas administrativas;
  • melhora da produtividade;
  • melhorar a satisfação do cliente;
  • manter um canal de vendas saudável.

Entre as empresas de destaque no mercado, estão:

Sistema para agência de publicidade: software de automação de marketing

A automação de marketing libera os profissionais de marketing de tarefas repetitivas e ajuda as marcas a aumentar os lucros automaticamente.

As marcas líderes sabem disso e usam esse sistema em proveito próprio. De fato, 77% dos das empresas de alto desempenho implementam a automação de marketing para aumentar a receita.

Agências de publicidade podem se beneficiar ainda mais de sistemas como esse, uma vez que a gestão de mais clientes exige mais ferramentas de apoio, que tornem as estratégias modernas viáveis, sem que para isso precisem contratar colaboradores infinitamente.

Assim como nos concentramos no Google Drive no primeiro tópico deste artigo, vamos nos concentrar em uma plataforma única dentro do setor de automação de marketing: a LAHAR.

O sistema oferece, entre suas principais funcionalidades:

  • criação de formulários e landing pages para captação de leads;
  • painel de palavras-chave;
  • gestão de mídias sociais;
  • Lead Tracking;
  • criação, envio e relatórios de e-mail marketing;
  • fluxo de envio de e-mail marketing automatizado;
  • SMS Marketing;
  • Push Messages;
  • segmentação de contatos;
  • CRM;
  • automação de marketing e mais.

Existem outros softwares de automação de marketing, mas a LAHAR acaba de lançar um white label para agências de publicidade, que vai colocar a sua marca e o nome da sua agência em um sistema de automação, sem que para isso você tenha que desenvolver nenhuma linha de código.

O que é white label?

Um White Label é um serviço oferecido com a marca da empresa X, mas que, na realidade, foi criado pela empresa Y.

A empresa X compra a licença da empresa Y para revender seus serviços, ou sistemas, para seus clientes, com o nome de sua própria marca.

Deseja entender melhor esse funcionamento e os benefícios que você pode ter ao contratar essa funcionalidade? Acesse; White Label para agências de publicidade da LAHAR.

O White Label para agências de marketing está incluso nos planos Enterprise. Acesse nossa área de Planos e Preços da LAHAR e entre em contato conosco caso queira saber mais a respeito!