10 características essenciais para um software de planejamento estratégico

software-de-planejamento-estrategico

Para alcançar realmente um objetivo, muitas vezes, é comum que as pessoas foquem apenas na meta desejada e se esqueçam de uma etapa primordial: o planejamento.

Esse passo inicial é essencial para conseguir sucesso em seus resultados. Afinal, sem usar boas ferramentas de planejamento estratégico para definir o caminho a seguir, será muito difícil afirmar que uma empresa estará atingindo seu melhor desempenho.

Mas esse processo não precisa ser complexo e difícil de implantar. Atualmente, com os avanços tecnológicos e a transformação digital, é possível utilizar uma opção mais simples e eficaz para traçar os planos de uma empresa: um bom software de planejamento estratégico.

Quais as vantagens de utilizar um planejamento estratégico?

Planejar o mês, o ano, usar a estratégia certa para seus negócios. Quando se criam direções sólidas para alcançar uma meta, os objetivos serão alcançados com melhores resultados.

Ao decidir adotar um planejamento estratégico, uma empresa pode usufruir de vários benefícios, que impactarão diretamente na produtividade e competitividade de seus negócios, como:

  • mais agilidade na tomada de decisões
  • maior capacitação e motivação dos membros envolvidos
  • maior conhecimento do ambiente em que os funcionários trabalham
  • melhor relacionamento entre a empresa e o ambiente externo
  • redução de custos
  • crescimento do rendimento da empresa
  • simplificar a gestão empresarial

O que é um software de planejamento estratégico?

É um software responsável por fornecer meios e ferramentas para executar atividades relacionadas ao planejamento estratégico de uma empresa.

Esqueça o planejamento em papel e caneta, relatórios não integrados e dificuldade de atualização e interpretação constante de resultados. Com esse tipo de software, as atividades estratégicas serão automatizadas e acompanhadas de maneira digital e mais simples.

Por que utilizar?

Existem várias metodologias e ferramentas de planejamento estratégico já muito conhecidas e utilizadas no ambiente corporativo. Análise SWOT, Metodologia IDM, 5 Forças de Porter, Matriz BCG.

São tantas opções que gerenciar os modelos adotados em um negócio pode parecer uma tarefa bem confusa.

Além disso, é importante perceber que de nada adianta eleger uma boa estratégia, mas não conseguir colocá-la em prática com eficiência, certo?

Por esse motivo, é preciso buscar as ferramentas corretas capazes de te auxiliar a executar seu planejamento como o esperado.

Para isso, um software de planejamento estratégico pode ser a opção mais adequada para uma empresa, já que pode apresentar vantagens como:

  • Otimizar atividades: com a ajuda de um software, ao transformar a metodologia estratégica da empresa em um processo, as atividades de planejamento se tornam mais simples, rápidas e com chances de melhores resultados.
  • Integrar ferramentas: dúvidas em qual metodologia apostar ou como relacioná-las? Com um software especializado, você pode combinar vários métodos e ferramentas em um só lugar;
  • Acompanhamento em tempo real: você poderá medir o andamento das estratégias, e monitorá-las a qualquer momento e conseguirá analisar em tempo real se o plano está tendo um bom desempenho.
  • Dados mais confiáveis: muitas informações podem ser perdidas em um ambiente complexo e dinâmico como o empresarial. Mas, com um software, os dados de diversas fontes serão registrados com mais facilidade, tornando as informações mais confiáveis e acessíveis.
  • Tomada de decisão mais ágil: com o acesso a informações de imediato, um registro confiável e um processo mais rápido, as tomadas de decisão baseadas nos planejamentos estratégicos se tornam ainda mais ágeis.

Entretanto, é preciso se atentar às características dos modelos de software de planejamento estratégico oferecidos no mercado, para poder acertar na hora de escolher a opção ideal para seus negócios.

10 Características que um software de planejamento estratégico precisa ter

Na hora de escolher qual software de planejamento estratégico vai adotar em seus negócios, procure por opções que ofereçam:

1- Indicadores integrados

É muito importante que o software apresente em um único local todos os KPIs e indicadores estratégicos, táticos e operacionais de uma empresa, além de integrá-los com outros sistemas ou ERP’s utilizados na organização.

2-  Avaliação de desempenho

Ter uma ferramenta de avaliação de desempenho que empregue as metodologias mais utilizadas e reconhecidas no mercado

3- Ser compatível com vários modelos de gestão

O programa deve ser compatível com os mais variados modelos de gestão existentes, como BSC, MBO, GPD, etc.

4- Reunir metodologias e ferramentas universais

Reunir em um só software várias opções de metodologias de planejamento estratégico universalmente reconhecidas, cada uma com suas especificidades e funções.

É muito importante que sejam oferecidas ferramentas capazes de gerar análises e soluções para os mais diversos problemas na empresa (como para brainstorming,  plano de ação, metodologia PDCA, DMAIC, etc.)

5- Otimizar análises de performance individual

Fornecer ferramentas capazes de avaliar indicadores de desempenho de cada pessoa, possibilitando uma análise mais otimizada de performance. Dessa forma, informações úteis serão utilizadas também pelas áreas de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, que estarão mais integradas.

6- Facilitar a gestão de portfólio de objetos

Ter ferramentas que facilitarão a escolha das melhores maneiras de gestão de portfólio de objetos e, de preferência, com adesão PMOBK – auxiliando, assim, na condução de projetos estratégicos.

7- Automatizar o processo de gestão à vista

A chamada gestão à vista é, basicamente, uma forma de administrar baseada no compartilhamento de informações entre os colaboradores e na transparência desse processo. Buscar um software capaz de torná-lo mais automatizado, como através da disponibilização de ferramentas para confecção de relatórios, facilitará sua gestão.

8- Gerir reuniões

Possuir ferramentas que auxiliem em todo o processo de gestão de reuniões, como o agendamento do compromisso, formulação de pautas e até a elaboração de atas.

9- Fornecer disponibilidade de acesso

Procurar por opções de softwares capazes de permitir acesso fácil, em qualquer lugar ou momento. Afinal, acompanhar os resultados estratégicos em tempo real é uma importante vantagem gerencial. Dê preferência a alternativas que permitam acesso até mesmo em smartphones e com disponibilidade na nuvem.

10- Segurança

Garantir sigilo e proteção dos dados de sua empresa é parte essencial para a obtenção de melhores resultados. Busque atentar-se a informações sobre garantia de segurança aos usuários.

Tendo essas informações em mente, será muito mais fácil acertar na hora de montar as estratégias de sua empresa. Está na hora de planejar!

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um software, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.