Como gravar uma vídeo aula: dicas simples e práticas para imagem, luz e áudio de qualidade

Você sabia que o tráfego global de vídeo na Internet representa 80% de todo o tráfego da Internet? Não é de admirar por que tantas pessoas estão criando vídeos educacionais e ganhando dinheiro online ensinando novas habilidades às pessoas. Uma dúvida, entretanto, é como gravar uma vídeo aula?

A preocupação é tão grande que algumas pessoas desistem de criar cursos e compartilhar seu conhecimento. Não seja uma dessas pessoas!

Neste guia, vamos levá-lo através de cada etapa do processo de como gravar uma vídeo aula. Estaremos nos concentrando principalmente em ferramentas gratuitas ou baratas, bem como revisando algumas dicas de produção para obter resultados profissionais com um orçamento apertado.

Luzes, câmera, ação!

Como gravar uma vídeo aula

Antes de começar a gravar vídeo para o seu curso, você precisará de pelo menos alguns equipamentos. No entanto, você não precisa gastar uma fortuna para obter resultados com aparência profissional.

Produção de vídeo é tudo sobre técnica. Ajuda se você tiver uma câmera RED de R$ 15.000? Sim! Você precisa de uma câmera de R$ 15.000 para gravar vídeos incríveis? Absolutamente não. Mas, enquanto estamos no tópico das câmeras, vamos começar falando sobre o equipamento da câmera.

WebCams para criadores de conteúdo

A única coisa que você precisa para aprender como gravar uma vídeo aula é de uma boa webcam. Dependendo das especificações do seu computador ou laptop, sua webcam integrada pode ser boa o suficiente para gravar vídeos para o seu curso online. Se não é (ou o seu laptop não tem webcam), não se preocupe! Felizmente, webcams de ponta caíram drasticamente em preço nos últimos anos.

Reunimos a seguinte lista de coisas para procurar quando você está comprando uma nova webcam:

  • Resolução: De um modo geral, quanto maior a resolução da sua webcam, mais clara será a imagem. Tente uma resolução de pelo menos 720p, ou 1080p.
  • Campo de visão (FOV): O FOV de uma webcam se refere à área observável que a lente da webcam pode “ver”. Quanto mais amplo for o FOV, mais você poderá encaixar no quadro.
  • Microfone embutido: praticamente todas as webcams têm pelo menos um microfone embutido. Embora um microfone monofônico (geralmente abreviado para “mono”) seja bom o suficiente para gravar áudio decente em uma variedade de ambientes de gravação, tente encontrar uma webcam com um microfone estéreo, se puder.

Você também pode gravar imagens de vídeo perfeitamente boas usando seu dispositivo móvel. Os iPhones de modelos recentes têm câmeras excelentes e são capazes de gravar vídeos de alta qualidade, mas outras marcas de Smartfones também oferecem boas câmeras.

Configurações de iluminação para gravar vídeos online

Agora que analisamos a etapa de captura de imagem, vamos dar uma olhada na iluminação da sua cena.

Nada estraga um ótimo vídeo como pouca iluminação. Não só a iluminação ruim é muito difícil de consertar na pós-produção, mas também é incrivelmente perturbadora. No entanto, como em todos os aspectos da produção de vídeo, a iluminação é mais técnica do que depender de equipamentos sofisticados.

Existem várias configurações de iluminação diferentes que você pode usar quando estiver aprendendo como gravar uma vídeo aula. Vamos dar uma olhada em alguns dos mais comuns:

Configuração de dois pontos:

A matriz de iluminação profissional mais simples é a configuração de dois pontos. Este sistema usa duas luzes – uma luz de tecla e uma luz de preenchimento. A luz principal é a mais brilhante das duas luzes e serve como principal fonte de iluminação na cena. Como o próprio nome indica, a luz de preenchimento complementa a luz da tecla suavemente iluminando as partes do objeto não iluminadas pela luz da tecla e eliminando sombras fortes.

As luzes de preenchimento são normalmente cerca de metade das luminárias principais.

Como gravar uma video aula

Microfones externos para criadores de conteúdo

O último equipamento que você deve considerar ao aprender como gravar uma vídeo aula é um microfone externo. Tal como acontece com a nossa máquina fotográfica e equipamento de iluminação, um microfone externo pode não ser essencial para criar vídeos com excelente aspecto (e som) para o seu curso online, mas definitivamente ajuda.

Embora existam literalmente centenas de diferentes marcas e modelos de microfones disponíveis, existem 3 tipos principais de microfone:

  • Microfones Dinâmicos: Se você já viu um âncora na TV reportando ao vivo no local, provavelmente já viu um microfone dinâmico em ação. Microfones dinâmicos portáteis são omnidirecionais, o que significa que eles gravam som em todas as direções (a parte “omni” de “omnidirecional”) em uma área esférica de 360 ​​graus ao redor do elemento de gravação do microfone.
  • Microfones de condensador: Existem dois tipos de microfones condensadores: microfones de lapela e microfones de boom. Os microfones de lapela podem ser fixados em uma gola de camisa ou lapela de jaqueta e gravar áudio em um cone estreito e bem focalizado para eliminar o ruído de fundo. O segundo tipo de microfone condensador é o microfone é o boom, que normalmente têm proteções peludas que cobrem o microfone real para minimizar a interferência de áudio de fundo.

Como gravar uma video aula

Imagem: Microfone Boom

Ferramentas de software para gravação e edição de vídeo online

Além de uma câmera, um microfone e iluminação, você precisará de algumas ferramentas de software para gravar e editar vídeos para o seu curso online. Aqui estão algumas das melhores ferramentas disponíveis:

  • Screenflow
  • iMovie
  • Camtasia studio
  • Sony Vegas
  • Adobe Premiere
  • Lightworks
  • Activepresenter

É hora de mostrar suas habilidades de gravação!

A gravação de vídeo para cursos online pode ser intimidante para os recém-chegados, especialmente se você não trabalhou com vídeo antes. Espero que, no entanto, este guia de como gravar uma vídeo aula tenha mostrado que obter resultados de aparência profissional é mais uma técnica do que depender do equipamento de gravação mais caro.

A LAHAR e a EAD Plataforma firmaram uma parceria na qual você, como responsável por um curso online, poderá integrar a ferramenta de hospedagem dos cursos, com as ações de Inbound Marketing, por meio do software de automação. Para saber mais sobre essa integração e como vender cursos online pode se tornar mais simples por meio da utilização dessa facilidade, acesse o artigo; “Estamos integrados ao EAD Plataforma! \o/