O que é marketing pessoal e como dar os PRIMEIROS passos para consolidar sua imagem?

Para sabermos o que é marketing pessoal, vamos começar por uma definição do que é marketing…

Marketing é um conjunto de ações e atividades que são desenvolvidas para compreender as necessidades dos clientes e do mercado, atendendo e satisfazendo da melhor forma possível ambas as partes. Isso envolve e fortalece a gestão da imagem da marca e o relacionamento da mesma com seus parceiros e clientes.

Então, o que é marketing pessoal?

Nessa mesma orientação, o marketing pessoal é um conjunto de estratégias utilizadas no sentido de aprimorar suas características pessoais e profissionais, destacando os aspectos mais relevantes sobre você e o trabalho que está desenvolvendo.

Saber o que é marketing pessoal pode fazer uma grande diferença na sua vida profissional.

O é que é marketing pessoal?

Quando se pensa em marketing, logo associamos a um produto ou uma empresa. No caso do marketing pessoal, o “produto” ou “empresa” é você. Você é a sua marca!

Um plano de marketing pessoal de alta qualidade inclui:

  • seus objetivos;
  • suas habilidades;
  • o histórico de suas ações e contribuições.

Em um mercado que está cada vez mais competitivo, mesmo que você tenha todas as qualidades e seja um excelente profissional na sua área de trabalho, é necessário fazer com que seu nome se sobressaia.

Aí está a importância de saber o que é marketing pessoal. Com as estratégias corretas de como fazer marketing pessoal, você poderá se destacar e se fazer conhecido.

Um plano de marketing pessoal ajuda a trazer foco e direção para você. Para isso você deve se concentrar em:

  • falar exatamente quem você é, de maneira clara e concisa;
  • mostrar o que você oferece e representa em seu mercado;
  • por que se destaca.

Tudo isso fará com que você se coloque em ótima posição para aproveitar as novas oportunidades que vão surgir.

É importante mostrar que, mais do que qualificações técnicas, é importante vender sua própria imagem.

Ao apresentar seu valor, seus conhecimentos e suas habilidades, você está construindo a sua marca e essa é a maneira mais importante de se destacar da multidão.

O que é marketing pessoal no local de trabalho?

Um funcionário mais experiente sabe que, em meio a tantos, é apenas mais um que desempenha um bom trabalho. Então, o que o destacaria, no caso de uma oportunidade de promoção dentro da empresa na qual trabalha, por exemplo?

Sim, o marketing pessoal que foi desenvolvido ao longo do período de trabalho dentro desta empresa, vai ajudar a fazer com que seu nome seja lembrado pelos gestores do negócio.

O processo de marketing pessoal no local de trabalho, tem muitas semelhanças com os planos de marketing criados para promover qualquer produto ou serviço.

Quanto mais você trabalha sua imagem, maiores são as chances de ser notado. 

Seu plano de marketing começa com a compreensão do que o diferencia dos outros funcionários.

Em primeiro lugar, você precisa definir quais são seus conhecimentos, aptidões, interesses, preferências e realizações.

Faça uma auto-análise e veja quais são os seus pontos fortes e quais os que não são tão fortes assim.

Um segundo passo seria identificar seus objetivos para criar uma mensagem de marketing que o ajude a alcançá-los. Defina as metas e os prazos para alcançá-las.

O que é marketing pessoal

Dando início à sua campanha de marketing pessoal

O marketing pessoal não é uma ação única, e sim um conjunto de hábitos seguidos pelo profissional, e deve ser:

  • contínuo;
  • coerente;
  • confiável.

É importante mostrar uma imagem bem construída e que seja referência. As dicas de marketing pessoal, abaixo, vão ajudar você a criar uma imagem mais forte de si mesmo:

  1. Utilize as ações de marketing nas redes sociais, mas você precisa estar ciente de que parte do marketing pessoal mais eficaz vem de conexões e redes naturais. Se você negligenciar isso, poderá ter algumas dificuldades.
  2. Uma boa estratégia é usar o Linkedin, mantendo-o sempre atualizado. Por ele é possível estabelecer conexões com outros profissionais.
  3. Vá além do seu dia-a-dia. Seja voluntário, dentro do trabalho e também fora dele. Faça mais do que suas funções determinem, tente absorver todo tipo de conhecimento que possa ser útil para você realizar seu trabalho e seja prestativo.
  4. Compartilhe ideias e informações com as outras pessoas.
  5. Assuma papéis de liderança sempre que tiver oportunidade.
  6. Construa sua reputação como um ótimo funcionário.
  7. Identifique seus mercados alvos. Quem precisa conhecer você, suas capacidades e objetivos profissionais?

O que é marketing pessoal

Agora que você já sabe o que é marketing pessoal e como ele pode fazer a diferença em sua vida profissional, é fundamental buscar constantemente conhecimento e especialização para se manter sempre atualizado no mercado de trabalho, especialmente em mercados que estão em constante mudança.

Neste conteúdo apresentamos brevemente algumas dicas para quem está começando a se preocupar com sua própria imagem. Se você já realiza algumas ações de marketing pessoal, mas está sentindo falta de ver os resultados na prática, indicamos que acesse o artigo; “Como melhorar meu marketing pessoal: 7 dicas PRO para ampliar sua rede e seu nome”.

Mantenha contato!

No seu dia-a-dia, é necessário que você tenha habilidade de manter relacionamentos, mesmo que corriqueiros.

Afinal, você não sabe quem poderá encontrar dentro de um elevador: aquele que poderá vir a ser seu melhor cliente ou o empresário que lhe dará uma excelente oportunidade de trabalho!

Ao entender o que é marketing pessoa e se promover de maneira eficaz, você descobrirá novas maneiras de contribuir com seus conhecimentos no local de trabalho, criando mais oportunidades.

Você também colherá os benefícios de:

  • maior visibilidade;
  • reconhecimento na carreira;
  • segurança e promoção no emprego.

A LAHAR é uma plataforma de automação de marketing digital completa, seja para a promoção de ações de marketing pessoal (em redes sociais, email marketing, etc) ou para empresas que desejam trabalhar suas campanhas de marketing e vendas. Experimente gratuitamente por 15 dias. Entre em contato com a nossa equipe.

Facebook Comments

Deixe uma resposta