4 tendências em EAD: tecnologias, métodos de ensino e demanda dos alunos

As novas tendências em EAD estão surgindo para acompanhar o crescimento do setor e atender as demandas dos novos consumidores.

Com a praticidade de estudar de onde quiser, cada vez mais pessoas buscam pela educação a distância para se manter atualizado no mercado e receber uma boa formação.

Se há alguns anos havia certo preconceito com os cursos online, atualmente, eles se tornaram a grande fonte de conhecimento de milhares de profissionais.

Os cursos online, atualmente, são valorizados pelo mercado de trabalho e podem abrir portas para novos empregos e cargos.

Bom, mas este artigo é para falarmos sobre as tendências em EAD, então vamos a elas!

4 tendências em EAD: as novidades do mercado e as demandas dos alunos

As tendências em EAD, que listamos a seguir, envolvem o modelo de aulas, o conteúdo dessas aulas e a forma de transmissão do conhecimento. 

Segui-las vai ajudar você a criar um curso mais completo.

1. Certificação

Uma das formas de atrair alunos é por meio da certificação. Logo ela é uma importante estratégia de como vender cursos online

Além disso, fortalecer o nome de suas certificações é uma das tendências em EAD.

A certificação amplia a credibilidade do negócio e pode gerar ainda mais renda para quem vende o curso. 

Esse papel central da certificação, entretanto, não era uma premissa dos cursos online há alguns anos. 

Isso porque a qualidade desse tipo de curso era questionada, logo de pouco valia o certificado. 

Tudo isso mudou e os cursos EAD hoje também fazem parte dos cursos de referência. 

É claro que para isso é preciso investimento em bons professores, formação atual e qualidade no material de apoio. 

Isso só para começar!

2. Gamificação

A gamificação na formação de adultos é uma das tendências em EAD mais fortes do mercado.

A aprendizagem por meio de jogos não funciona apenas com crianças.

Práticas como desafios, competição e cooperação são usadas para estimular o estudo e gerar um melhor retorno de assimilação de conteúdo.

Geralmente a gamificação também envolve a aplicação prática de conceitos no dia a dia dos alunos e torna as aulas menos entediantes, o que é fundamental para a satisfação dos alunos.

O vídeo a seguir apresenta bem detalhadamente e de maneira direta o que é gamificação na educação, como aplicá-la ao curso que você está desenvolvendo e seus benefícios para o aluno e para a instituição.

3. Aulas de curta duração

Um curso composto por várias microaulas de até 10 minutos.

Esse modelo é uma tendência em EAD e se mostra muito compatível com a realidade de grande parte dos profissionais do mercado que possuem intervalos curtos de tempo ao longo do dia.

A tendência também é impulsionada pela geração Millenium (nascidos nos anos 80 e 90 do século passado) que perde rapidamente a atenção e o interesse em qualquer coisa. Por isso aulas com 1 ou 2 horas de duração não terão sua atenção plena.

As aulas no modelo micro learning, com média de 4 a 10 minutos, entretanto, precisam ser construídas com:

  • conteúdo relevante;
  • começo, meio e fim;
  • passando sempre uma informação completa a cada aula.

Desafiadora é a palavra que resume essa tendência em EAD.

Tendencias em EAD

O conteúdo deve ser específico, efetivo e transmitido de maneira simples e fácil.

Um pequeno teste – ou game – no final de cada aula é a cereja do bolo para gerar engajamento, garantir a assimilação do conteúdo e garantir que a informação foi compreendida pelo aluno.

A plataforma de cursos a distância, Aprende Aí, oferece dezenas de cursos construídos em microaulas e pode servir de benchmarking para inspirar você a começar a aplicar essa tendência em EAD, em seus cursos.

4. Treinamentos especializados

Você pode oferecer um curso de inglês ou um cursos de inglês para engenheiros.

Um treinamento sobre marketing digital ou em marketing digital para restaurantes, padarias e bares.

Ao criar cursos especializados você aumenta o valor que ele tem para o público que deseja atingir, bem como apresenta sua vantagem logo de cara “esse curso foi construído pensando nas particularidades do seu nicho”.

Entender sua persona e oferecer o que ela precisa: cursos e treinamentos personalizados alcançam esse objetivo de maneira muito eficaz. 

O título “Curso de marketing para o setor hoteleiro” faz um profissional que atua na área é tomado por um sentimento que poderia ser traduzido como: “Esse curso é pra mim. Eu não posso perder”

Em suma para os próximos anos as tendências em EAD estão relacionadas a um treinamento mais personalizado, adaptado às exigências de cargos específicos.

Estar por dentro das tendências em EAD é fundamental para quem deseja criar um curso e começar a comercializá-lo.

Os cursos online fazem parte do que são infoprodutos e se tornaram um negócio lucrativo para quem oferece conteúdo relevante e de qualidade para um público segmentado e interessado.

Depois de conhecer as tendências em EAD é hora de seguir sua pesquisa sobre EAD. Para isso indicamos a leitura do artigo; Como vender cursos online: 7 ações desde a criação do canal até a venda”.

Além disso é preciso considerar a plataforma ideal para criar um curso que atenda as expectativas de seus clientes.

Cada ferramenta oferece um conjunto de funcionalidades como criação de chat ao vivo, compartilhamento de tela e interatividade.

A LAHAR e a EAD Plataforma firmaram uma parceria na qual você, como responsável por um curso online, poderá integrar a ferramenta de hospedagem dos cursos, com as ações de Inbound Marketing, por meio do software de automação. Para saber mais sobre essa integração e como vender cursos online pode se tornar mais simples por meio da utilização dessa facilidade, acesse o artigo; “Estamos integrados ao EAD Plataforma! \o/

Facebook Comments

Deixe uma resposta