4 tendências em EAD: tecnologias, métodos de ensino e demanda dos alunos

Por que mais e mais pessoas escolhem a educação online? Com esse método, você pode concluir cursos a distância a qualquer momento e sem se prender a um local específico. A mobilidade lhe dá liberdade de escolha e conforto: tudo que é necessário para iniciar o processo é uma sala confortável com wi-fi e um login. Bem, junto com uma xícara de café para aumentar a sensação de alegria. Com tantas vantagens, é fácil entender porque novas tendências em EAD estão surgindo.

As tendências da educação a distância estão se desenvolvendo em duas direções:

  • Plataformas online educacionais que oferecem cursos abertos, onde a maioria dos módulos de treinamento é desenvolvido por instituições de ensino conhecidas, como universidades;
  • Programas de treinamento de empresas. Por exemplo, as empresas de TI desenvolvem cursos de informática, as empresas de marketing ensinam dicas de ações digitais, etc.

A seguir, vamos apresentar as principais tendências em EAD. Ficar de olho em cada uma delas é importante caso você tenha interesse em aprender a como vender cursos online e criar um negócio de sucesso em torno disso.

4 tendências em EAD: as novidades do mercado e as demandas dos alunos

Em suma, a educação a distância está se tornando mais pessoal e investindo na qualidade. Abaixo estão 5 principais tendências:

1. Fortalecimento da certificação

Houve uma época em que o ensino online era apenas uma alternativa mais barata e acessível, e que a qualidade dos cursos podia ser questionada. Visto isso, a certificação de aulas online não era a principal preocupação e não era realmente relevante para algumas empresas, como atividade presente no currículo.

Atualmente, entretanto, os provedores de cursos educacionais se veem forçados a selecionar cuidadosamente seus professores e palestrantes, bem como cuidar de sua reputação e qualidade.

Visto isso, fortalecer o nome de suas certificações, é uma das tendências da educação a distância. Fazer seus cursos conhecidos e torná-los referência, assim como as instituições presenciais fazem, deve ser uma das principais preocupações de quem investe na educação a distância.

2. Gamificação da aprendizagem

A aprendizagem por meio de jogos funciona não apenas com crianças. Para muitos, a aprendizagem está associada a uma tarefa insuportavelmente entediante – “graças” aos programas obsoletos de escolas e universidades. Os jogos sempre foram contrastados com os estudos: “Você terminará seu dever de casa e passeará“. Quem nunca ouviu essa frase?

Mas e se você adicionar práticas de jogo ao processo de aprendizado, como:

  • desafios;
  • competição;
  • cooperação;
  • ranking;
  • prêmios por conquistas.

Usando técnicas de jogo, é mais fácil explicar conceitos complexos e testar conhecimentos.

Durante o treinamento interativo, os participantes desenvolvem estratégias e tomam decisões, observando, na prática, sua influência dentro do setor em que atuam ou da habilidade que desejam desenvolver.

O vídeo a seguir apresenta bem detalhadamente e de maneira direta o que é gamificação na educação, como aplicá-la ao curso que você está desenvolvendo e seus benefícios para o aluno e para a instituição.

3. Microlearning

Uma pessoa de classe média está pronta para dedicar 1% do seu tempo a treinamento profissional adicional. E isso é apenas 24 minutos por semana.

Além disso, jovens profissionais da geração Millenium (nascidos nos anos 80 e 90 do século passado) rapidamente perdem a atenção e a motivação: módulos de treinamento padrão de 1 a 2 horas os deixam entediados.

No entanto, foi encontrada uma solução, que se tornou uma das tendências em EAD, mais impactantes, na forma como você deve produzir o conteúdo ofertado: fornecer o máximo de informações que um usuário pode aprender em 4 a 5 minutos por dia.

Tendencias em EAD

A prioridade deve ser usar vídeos curtos, pequenos textos ou materiais visuais. O conteúdo deve ser específico, efetivo e transmitido de maneira simples e fácil.

Para uma melhor assimilação do material após cada bloco, insira um pequeno teste. Essa abordagem permite uma melhor preservação da informação a longo prazo, e esse é um ponto importante para o domínio das habilidades de trabalho.

Não é necessário alterar completamente o fornecimento de dados educacionais – o microconteúdo pode ser uma das maneiras de transmitir informações.

A plataforma de cursos a distância, Aprende Aí, oferece dezenas de cursos construídos em microaulas e pode servir de benchmarking para inspirar você a começar a aplicar essa tendência em EAD, em seus cursos.

4. Adaptação do conteúdo existente aos novos desafios e a necessidades individuais

Nem todos podem incorporar a tecnologia mais recente no processo de aprendizagem – e isso não é necessário. De fato, na maioria dos casos, os usuários estão simplesmente procurando informações importantes para eles. Portanto, os centros educacionais devem revisar o material existente:

  • quão relevante é;
  • útil;
  • detalhado.

Eles devem estar preparados para mudanças constantes e para a introdução de novos programas.

Para os próximos anos as tendências em EAD estão relacionadas a um treinamento mais personalizado, adaptado às exigências de cargos específicos.

O curso a distância vai desempenhar o papel de um roteiro que leva do conhecimento básico ao nível de especialista no menor tempo possível.

Parte dessa demanda entre as tendências em EAD, está surgindo por causa da crescente competitividade da força de trabalho, e os estudantes adultos estão procurando aperfeiçoar as habilidades, ou aprender novas, que podem ser usadas no local de trabalho e possam ser aplicadas a diferentes planos de carreira.

Estar por dentro das tendências em EAD é fundamental para instituições ou profissionais que desejam iniciar seus passos por esse caminho. Agora, acreditamos que você possa ter interesse em saber como transformar isso em um negócio real, que traga lucros, correto?

A LAHAR e a EAD Plataforma firmaram uma parceria na qual você, como responsável por um curso online, poderá integrar a ferramenta de hospedagem dos cursos, com as ações de Inbound Marketing, por meio do software de automação. Para saber mais sobre essa integração e como vender cursos online pode se tornar mais simples por meio da utilização dessa facilidade, acesse o artigo; “Estamos integrados ao EAD Plataforma! \o/