Anúncios patrocinados no Instagram: o que são + 5 dicas para ter resultado

O Instagram é a rede social em que todos — pessoas e empresas — têm seus perfis ativos. Não à toa, virou uma ferramenta de negócios estratégica no mercado digital. Os anúncios patrocinados no Instagram se tornaram a nova vitrine para conseguir mais vendas.

A rede já tem mais de 1 bilhão de usuários pelo mundo e ganha cada vez mais adeptos. A penetração nos mercados mundiais também contribui para o aumento da sua influência entre os consumidores. 

As ações de marketing digital para pequenas empresas (e as grandes também!) estão cada vez mais voltadas para oferecer boas experiências onde o usuário está. 

Por isso, investir em postagens com conteúdo relevante tanto de imagem quanto de vídeo, usar as interações do Stories, explorar vídeos no IGTV vai agregar na sua estratégia como um todo.

Continue lendo e entenda o que são anúncios patrocinados no Instagram, como fazer e dicas para melhorar o potencial dos resultados com os investimentos.

O que são anúncios patrocinados?

Os anúncios patrocinados são postagens que aparecem no feed de notícias, na aba Explorar ou nos Stories — em formato de imagem ou de vídeo — fazendo propaganda do produto ou serviço de uma empresa.

Como ferramenta de negócio, o Instagram empresarial se tornou um espaço onde a troca de conteúdo é intensa. Para ser mais preciso, são 500 milhões de usuários ativos por dia publicando conteúdo. 

O algoritmo tem o papel de filtrar e mostrar para os usuários aquilo que é relevante. Mas para se destacar, os anúncios patrocinados no Instagram são o grande trunfo das marcas.

Os donos de negócios, cada vez mais preocupados em vender, conseguem criar anúncios segmentados para seus produtos ou serviços em poucos cliques e por um preço bem mais acessível e controlável.

Assim, lojas que vendem pelo Instagram, e-commerces de portes variados, provedores de cursos e outros serviços usam os anúncios para levar usuários para seus sites.

BAIXE NOSSO E-BOOK DE MÍDIAS PAGAS!

Descubra como investir e qual a melhor opção divulgação para a sua empresa.

exemplos anúncios patrocinados instagram
Exemplos de anúncios patrocinados no Instagram.

O chamariz são promoções, materiais exclusivos, brindes, concursos e benefícios extras disponibilizados através de formulários em landing pages ou próprias páginas internas dos produtos.

Quer aprender mais? Confira 6 dicas do Instagram para empresas que são essenciais para o seu negócio.

Como fazer anúncios patrocinados no Instagram

Entendido o que são os anúncios patrocinados no Instagram, você deve estar curioso para saber como fazer para vender mais pela internet, não é mesmo? É sobre isso que vamos falar a seguir.

O Instagram pertence ao grupo do Facebook desde 2012. Dessa forma, para anunciar na rede social é preciso ter uma página profissional no Facebook.

Sua empresa não tem uma página no Facebook? Aprenda como criar uma conta no Facebook para empresas neste link.

Ao criar sua página, você terá acesso ao Gerenciador de Negócios do Facebook que é a plataforma onde são criados os anúncios patrocinados no Instagram.

O processo é bastante simples e basta seguir o passo a passo, fazendo o login pelo link acima para cadastrar no Gerenciador os dados da empresa, a forma de pagamento dos anúncios (cartão de crédito ou boleto bancário) e o perfil do Instagram.

Depois de completar o cadastro, basta escolher um objetivo para a campanha de anúncio e preencher cada uma das etapas.

Campanhas anúncios no Instagram
Página inicial do Gerenciador de Anúncios.

Nas etapas seguintes, você vai definir as características do ‘Público’, o ‘Posicionamento dos anúncios’ e o ‘Orçamento e programação’. 

Na última etapa, é definida o conteúdo do anúncio, ou seja, a imagem ou vídeo que pode ser de:

  • uma publicação existente;
  • uma imagem ou vídeo criado exclusivamente para o anúncio;
  • um modelo existente na plataforma.

Como uma rede 100% visual, sua imagem ou vídeo precisam ter qualidade acima de tudo. Caso o objetivo seja de conversão, monte uma landing page otimizada e fácil de ser entendida pelo usuário.  

Veja mais detalhes do processo de criação de um anúncio no post “Como anunciar no Instagram Brasil? 6 pontos que não podem faltar”. 

5 dicas para fazer anúncios patrocinados no Instagram

Antes de partir para o Gerenciador de anúncios, temos mais algumas dicas para você aproveitar melhor os anúncios patrocinados no Instagram.

Investir no poder das redes sociais para negócios é essencial para que as estratégias de marketing atuais tenham sucesso e fortaleçam a marca e suas operações de negócio. 

Por isso, separamos cinco dicas simples para você que vai começar a investir uma parte do seu orçamento na internet. Confira:

  1. Use os anúncios patrocinados no Instagram para aumentar o tráfego para o seu site. Tem um e-book com conteúdo matador? Crie um landing page e faça uma imagem atrativa para colocar no anúncio;
  1. Crie vídeo curtos e dinâmicos que chamem a atenção do usuário. Você pode explicar um conteúdo, criar expectativa para uma novidade ou contar uma história que leve a uma chamada para ação. Seja criativo!;
  1. Quer tornar sua campanha mais fácil de ser encontrada, mesmo depois que os anúncios patrocinados no Instagram acabarem? Escolha uma hashtag curta e fácil de ler para marcar a ação. Ela vai facilitar a interação dos usuários de acordo com os objetivos da campanha; 
  1. Foto pixelada e vídeo de baixa qualidade? JAMAIS use materiais nessas condições para seus anúncios, pois vão fazer com que sua marca pareça amadora.
  1. Fez um anúncio que deu certo e quer repetir para uma nova campanha ou para continuar a anterior. Inclua anúncios patrocinados no Instagram de remarketing. Explicamos mais neste post como fazer remarketing no Facebook.

Gostou das dicas e de entender como funcionam os anúncios patrocinados no Instagram? 

Aprender como divulgar sua empresa no Instagram vai ajudá-lo a tirar o melhor proveito dessa rede social e fazer com que seu negócio cresça cada vez mais!

Esse conteúdo foi escrito pela Links Experts, uma agência com 5 anos de mercado e mais de 50 clientes em todo Brasil, formada por profissionais certificados, especializada na criação de campanhas para Google AdWords, Facebook Ads, Instagram, Linkedin e outras mídias.

Facebook Comments

Deixe uma resposta