Anúncios patrocinados no Instagram: crie mais oportunidades de negócio

O Instagram é a rede social do momento. Em setembro de 2017 bateu a marca de 800 milhões de usuários ativos por mês, com 500 milhões acessando o aplicativo todos os dias. Entre esses usuários, muitos são perfis de empresas em busca de oportunidades de negócio. E o uso de anúncios patrocinados no Instagram é uma das estratégias mais utilizadas pelas marcas.

As técnicas de marketing digital para pequenas empresas que possuem objetivos bem definidos são as que têm maiores chances de atingir bons resultados. Então invista em um planejamento bem estruturado antes de começar a investir.

E para te ajudar a entender como os anúncios patrocinados no Instagram funcionam, montamos um guia para explicar o que são, como fazer e algumas dicas de certeiras com insights que farão a diferença.

O que são anúncios patrocinados

O Instagram empresarial é um universo a parte se comparado a experiência do usuário comum. Mas que se integra a experiência do usuário que acessa a rede social em busca de conteúdos interessantes. Seja de amigos ou de marcas que segue e admira.

E umas das táticas mais comuns das empresas que buscam como vender pelo Instagram é usar os anúncios patrocinados.

Os anúncios patrocinados no Instagram são postagens publicitárias com objetivo comerciais e de venda. Esses posts sempre vêm sinalizados como anúncio e possuem botões de CTA (chamadas para ação, em português) com o objetivo de levar o usuário para uma landing page específica ou para a página de um produto dentro de um e-commerce.

exemplos anúncios patrocinados instagram

Geralmente, os anúncios patrocinados no Instagram são usados em campanhas das marcas para atrair para uma promoção, divulgar um material exclusivo, um concurso cultural, uma campanha de reforço de marca, dentre outras opções.

Confira 6 dicas do Instagram para empresas que são essenciais para o seu negócio neste post exclusivo do nosso blog.

Como fazer anúncios patrocinados no Instagram

Agora que você já sabe o que são os anúncios patrocinados no Instagram e algumas formas de como vender mais pela internet utilizando-os, vamos explicar como fazer um anúncio.

O primeiro passo para criar um anúncio patrocinado no Instagram é ter uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook. A sua marca precisa ter uma página profissional no Facebook para veicular anúncios no Instagram. Como as duas empresas – Facebook e Instagram – pertencem ao mesmo grupo, a criação dos anúncios acontece por meio da mesma plataforma.

Se a sua empresa não tem uma página profissional no Facebook, aprenda como criar uma conta no Facebook para empresas neste passo a passo do nosso blog.

Todo processo para criar sua conta no Gerenciador de Negócios é bastante intuitivo e seguindo as etapas você cadastra sua página, escolhe a forma de pagamento – cartão de crédito ou boleto bancário – e cadastra seu perfil do Instagram.

Feito isso, você está pronto para começar a criar seus anúncios patrocinados no Instagram. Através da guia Gerenciador de Anúncios, você tem acesso a todos os objetivos de campanha de anúncios como Alcance, Envolvimento, Geração de Leads, entre outros.

Campanhas anúncios no Instagram

Escolhido o objetivo da campanha, você começa a montar seu conjunto de anúncios e criar uma imagem atraente e chamativa é fundamental. O Instagram é uma rede social em que o foco é a imagem. Então quanto mais bem produzida ela for, maiores são as chances de sucesso do seu anúncio.

Se o seu objetivo é capturar leads com o seu anúncio, tenha em mente que é preciso criar uma landing page otimizada e atrativa no seu site para que o usuário converta e você atinja seu objetivo.

Para aprender como anunciar no Instagram Brasil e criar campanhas certeiras, acesse este post exclusivo do nosso blog.

Dicas certeiras para anúncios patrocinados no Instagram

Atualmente, as redes sociais empresariais são essenciais em qualquer estratégia de marketing digital. Mas saiba que isso não descarta a possibilidade da marca ter o seu próprio site. Ter seu espaço na internet, permite usar as redes sociais para negócios de forma muito mais eficiente.

E para te ajudar a usar os anúncios patrocinados no Instagram da melhor maneira, aqui vão algumas dicas:

– Use os anúncios patrocinados para gerar tráfego para o seu site. Crie páginas com conteúdos atrativos e que serão úteis para o seu público. Quanto mais o usuário se envolver com seu site melhor;

– Crie vídeos para suas campanhas. As imagens são fortes no Instagram, mas hoje já é possível compartilhar vídeos de até 60 segundos na rede social. Por exemplo: divulgar teasers – vídeo curtos que despertam curiosidade – antes do vídeo principal da campanha criam uma mini história na cabeça do usuário e ajudam a mostrar o objetivo da ação.

– Use hashtags exclusivas para viralizar suas campanhas. As hashtags são super populares no Instagram e grandes agregadoras de conteúdo. Em uma campanha onde as pessoas devem postar fotos, por exemplo, ter uma hashtag exclusiva ajuda a monitorar o sucesso da interação.

– Invista em fotos de qualidade para mostrar seus produtos. Essa é uma forma de reforçar sua identidade visual na mente dos usuários e criar associações de elementos com a sua marca.

– Use o remarketing para criar anúncios patrocinados para um público específico. Sites de venda podem se beneficiar muito dessa técnica para entrar em contato com usuários que já visitaram seu site. Você pode aprender como fazer remarketing no Facebook neste post do nosso blog.

Gostou de aprender mais sobre os anúncios patrocinados no Instagram? Você pode utilizar várias estratégias para alavancar seus negócios, aprendendo outras maneiras de como divulgar sua empresa no Instagram.

Esse conteúdo foi escrito pela Links Experts, uma agência com 5 anos de mercado e mais de 50 clientes em todo Brasil, formada por profissionais certificados, especializada na criação de campanhas para Google AdWords, Facebook Ads, Instagram, Linkedin e outras mídias.