Confira um passo a passo para aprender como anunciar no YouTube

O Brasil é um mercado muito prolífico para o YouTube: afinal, dos brasileiros que consomem vídeo na internet, 95% o fazem nessa plataforma. Sendo assim, ela oferece muitas oportunidades de marketing digital. Mas, além de criar estratégias de vídeo marketing em um canal, você pode criar vídeos e outros formatos para serem veiculados como anúncios.

Existem diversos tipos de anúncio no YouTube, que vão desde anúncios audiovisuais até ações com influenciadores digitais. Neste post, vamos explicar um pouco melhor como anunciar no YouTube usando a plataforma de anúncios que ele disponibiliza. Acompanhe!

O que é a publicidade no YouTube?

A publicidade no YouTube é feita por meio do Google Ads. Ela consiste, basicamente, em anunciar conteúdos no YouTube ou em resultados de busca no Google, ajudando a aumentar o alcance da sua marca.

Tipos de anúncios no Youtube

Antes de saber como anunciar no YouTube, você precisa compreender quais são os tipos de anúncio que existem. São eles:

  • Cartões patrocinados: apresentam anúncios em forma de card que aparecem em cima do vídeo. São clicáveis e podem ser interessantes para vídeos de produtos, por exemplo. Há uma pequena divulgação no topo do vídeo para que o usuário possa navegar entre os cards que aparecem no vídeo.
  • De sobreposição: o anúncio de sobreposição é mostrado em uma caixa semi transparente que fica sobre o vídeo. Ele fica na barra inferior, é clicável e pode ser fechado. Também é voltado para desktops.
  • De vídeo: os anúncios em vídeo aparecem antes, após ou ao longo do vídeo principal. Eles podem ser pulados ou não. Caso não possam, o espectador precisa ver tudo para poder assistir ao vídeo desejado. É voltado para computadores e dispositivos móveis.
  • Em bumper: o bumper é uma variação do anúncio em vídeo, exibindo um vídeo curto, que não dá para pular e que aparece na introdução da peça principal. É usado em desktops e dispositivos móveis, e dura até 5 segundos.
  • Gráficos: nos anúncios gráficos, o banner fica em destaque no lado direito da página ou abaixo do player. Esse tipo de anúncio serve principalmente para computador.

Neste post, vamos focar o passo a passo em anúncios de vídeo.

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Como funcionam os anúncios em vídeo

Agora você já sabe quais são os tipos de anúncios, mas para saber como anunciar no YouTube, você precisa entender também como eles funcionam.

Você poderá colocar anúncios que rodarão 5 segundos antes do vídeo selecionado pelo usuário iniciar, anúncios que aparecerão em destaque conforme as palavras-chave que você escolher ou anúncios que ficam na parte direita da tela como sugestão de vídeos para o usuário. Você será cobrado somente pelos anúncios que forem vistos pelos visitantes por mais de 30 segundos.

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Passo a passo de como anunciar no YouTube

Depois que você produzir o vídeo para a sua campanha, está na hora de começar a aprender como anunciar no YouTube.

1. Faça o upload do vídeo para o Youtube

O processo de upload é bastante simples: acesse a página inicial do YouTube ou a sua página de perfil e clique no ícone de câmera de vídeo que fica no canto direito superior da página. Após fazer isso, clique na opção “Enviar vídeo”.

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Ao clicar, você irá para uma nova tela, onde poderá escolher o arquivo de vídeo que quer enviar para a plataforma:

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Lembre-se de colocar todas as informações importantes, como título, descrição do vídeo e tags. Também observe que há um recado sobre a Lei de Proteção da Privacidade On-line das Crianças (COPPA, em inglês) e outras legislações vigentes. Sendo assim, você precisa informar se o seu conteúdo é para crianças. Clicando no recado, você terá mais explicações sobre isso.

2. Crie uma campanha no Google Ads

Após enviar o vídeo para o YouTube, abra uma nova janela para acessar o Google Ads. Acesse sua conta e, na página inicial, clique em “Campanhas”, no menu esquerdo. Depois, clique no ícone + azul para criar uma nova campanha.

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Você cairá em uma nova tela na qual terá que escolher o tipo de campanha que deseja criar, de acordo com seu objetivo final. As opções são:

  • Vendas
  • Leads
  • Tráfego no site
  • Consideração de produto e marca
  • Alcance e reconhecimento da marca
  • Promoção de app
  • Criar campanha sem meta

As únicas que não oferecem o recurso de criação de vídeo são as campanhas de vendas e promoção de app. Após selecionar o tipo que você quer, escolha a opção de vídeo e lembre-se de definir a meta da campanha.

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Se você não sabe qual é o tipo de campanha mais adequado para sua empresa e para os seus objetivos, dê uma olhada na tabela do Google com as metas e subtipos de campanha de vídeo. Você pode mudar ou retirar metas de uma campanha a qualquer momento, ou pode criar uma nova campanha sem avaliar as recomendações estipuladas.

3. Configure a campanha de vídeo

Esse momento é muito importante para quem quer saber como anunciar no YouTube. vamos por etapas:

  • Escolha um nome: o nome não será divulgado para seu público-alvo; ele será somente como uma forma de controle. Por isso, escolha um nome claro e objetivo, para não se confundir depois no Google Ads.
  • Defina dados relevantes: orçamento, data de início e término da campanha
  • Selecione as redes utilizadas: de uma campanha de vídeo, temos 3 opções: Resultados da pesquisa do YouTube, Vídeos do YouTube e Parceiros de vídeo na Rede de Display
  • Escolha a estratégia de lances: CPV máximo, CPM máximo, CPM visível, CPA desejado, Maximizar conversões etc.
  • Escolha o idioma e o país: esse dado é essencial para a estratégia de segmentação
  • Escolha o tipo de inventário: inventário expandido, inventário padrão e inventário ilimitado
  • Defina o conteúdo excluído: esta parte possui opções de filtro ainda mais detalhados que a acima, e permite que os anúncios sejam exibidos apenas em conteúdos similares aos da sua marca. Não pule esta etapa, pois uma escolha errada pode ter prejuízos grandes para sua empresa.
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4. Escolha o público-alvo

O processo de seleção do público-alvo é uma das formas de segmentar sua campanha, Você pode escolher dados como idade, sexo e status parental do seu público. O Google Ads mostra algumas alternativas para otimizar a definição do público-alvo. Também há algumas opções para otimizar a definição do público-alvo. Aproveite para preencher tudo que julga relevante.

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5. Escolha o conteúdo no qual o anúncio será exibido

Agora, selecione os conteúdos nos quais a campanha será exibida. Primeiro, coloque as palavras-chave importantes para sua empresa, para seus produtos e para sua campanha. 

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Depois, defina os tópicos (temas dos vídeos e conteúdos do YouTube) nos quais sua campanha será exibida.

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Depois, segmente por canal: escolha os espaços nos quais os anúncios são exibidos. Por exemplo websites, apps canais do YouTube e melhores vídeos do YouTube.

6. Faça o upload do vídeo da campanha

Não se esqueça que você precisa primeiro fazer upload para a plataforma do YouTube, e só depois voltar à página do Google Ads.

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7. Ajuste o vídeo para que ele seja exibido de maneira correta

Depois que o upload terminar, faça os últimos ajustes: defina formato, inclua urls, botões de call-to-action e outras configurações. Por último, clique em “salvar e continuar”. Agora sua campanha está no ar.

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