10 dicas de Google AdSense para lucrar com os anúncios no seu site

Existem muitas formas de aumentar os lucros com seu site, e um dos primeiros caminhos a se trilhar é utilizar o Google AdSense.

Aqui no blog, já explicamos se Google AdSense vale a pena, como colocar anúncios do AdSense no blog e até como ser aprovado no AdSense. Neste post, vamos dar algumas dicas de AdSense para quem está começando a usar ou já usa, mas ainda tem dúvidas de como tornar essa ferramenta mais eficiente e estratégica.

Acompanhe e boa leitura!

10 dicas de Google AdSense para lucrar com os anúncios no seu site

1. Escolha bem os locais dos seus anúncios

Uma das primeiras dicas de Google AdSense é aprender que o lugar do seu site onde você coloca o seu anúncio influencia bastante no lucro que você gera a partir dele. isso acontece porque o Google AdSense coloca os anúncios que pagam mais nas áreas mais nobres, que estão mais perto do topo do seu site, que tendem a ser clicados mais vezes.

Assim, é essencial colocar os anúncios em posições estratégicas, sobretudo se o seu objetivo com o seu site é ganhar dinheiro. Veja abaixo alguns locais mais estratégicos em que você inserir o seu anúncio:

Fonte: Blog LAHAR

2. Escolha os formatos de anúncio certos

Além dos locais dos anúncios, o formato também é importante para quem quer ganhar mais cliques com eles.

Os formatos retangulares devem ser usados sempre que possível, pois, em geral, têm uma click-through rate (CTR) maior, já que não há muitas quebras de linhas no texto. Isso facilita a leitura, o que acaba contribuindo para o aumento de cliques.

Dentro desse formato, há algumas medidas que são particularmente eficiente, como o de cabeçalho (728 x 90), retângulo médio (300 x 250) e anúncios horizontais. Contudo, tenha em mente que o desempenho dos formatos de anúncios dependem do segmento para o qual você está anunciando. Assim, o ideal é testar diversos tipos e avaliar qual gera uma maior taxa de cliques e conversões para você.

Anúncios em texto também costumam ser bem lucrativos. Assim, sempre que possível, coloque-os em seu texto para que apareçam.

3. Escreva conteúdo…

A terceira dica de Google AdSense é que este é uma publicidade contextual; em outras palavras, os anúncios gerados são “calculados” para terem relevância em relação ao conteúdo do site. Isso significa que, se o seu site não tem conteúdo, ele não receberá anúncios relevantes.

4. …de qualidade

Além de ter conteúdo, ele necessita ser preciso e de qualidade. Vale pensar que a lógica do Google AdSense não é apenas ficar procurando blogs ou sites para mostrar seus anúncios; o que ele quer é bons blog e sites com conteúdo relevante que interessem a seus anunciantes.

Por isso, nem pense em copiar conteúdo de outros blogs e sites. O Google AdSense procura não apenas grande quantidade de texto ou publicações: sua produção de conteúdo precisa ser relevante e inédita, de preferência com links externos, internos e outras boas práticas para torná-lo interessante e de mais fácil assimilação pelo usuário.

5. Invista em SEO

A próxima dica de Google AdSense é investir em Search Engine Optimization (SEO). SEO são técnicas que visam melhorar o seu conteúdo para que ele seja mais facilmente encontrado pelos usuários por meio dos mecanismos de busca.

Para fazer SEO, você precisa aplicar uma série de práticas tanto na página do seu conteúdo quanto externamente para que o Google entenda que ele é de qualidade. Algumas dessas práticas são:

  • Utilizar a palavra-chave do seu conteúdo na URL, meta título, meta-descrição, h2, imagens etc.;
  • Utilizar tags para facilitar a compreensão do tema do seu conteúdo;
  • Escrever textos escaneáveis, com parágrafos curtos, negrito em trechos mais importantes, bullet-points etc.;
  • Criar conteúdos multimídia, com textos que utilizam imagens, vídeos, gráficos e infográficos como apoio;
  • Criar links internos para outros conteúdos do seu blog e do seu site e para páginas de outros sites que abordem conteúdos semelhantes ao seu;
  • Investir em versões mobile e responsivas para o seu site para melhorar a indexação.

6. Não clique nos anúncios do seu site

Pode parecer algo óbvio, mas há muita gente que clica nos próprios anúncios esperando tirar alguma vantagem disso. Nada mais longe da verdade.

Além de ser uma prática desonesta de tentar aumentar sua receita clicando nos próprios anúncios, os logaritmos do Google são muito rigorosos quando se trata de uma tentativa de fraude. Eles podem acabar pegando essa tentativa e banindo sua conta no AdSense antes mesmo que você se dê conta.

7. Não coloque borda em seus anúncios

Uma ótima técnica para testar no AdSense é mudar a aparência deles para que fiquem mais adequados a seu blog ou site.

Mais uma dica de Google Adsense é tirar as bordas dos anúncios. É possível fazer isso deixando a cor da borda igual à do fundo do anúncio e do site.

8. Selecione um layout que combine com o seu site

Além de “tirar” a borda dos seus anúncios, outro aspecto do layout que você pode mudar é testar alguns layouts que combinem com o layout do seu blog ou site. Você pode tentar criar um contraste entre o fundo do seu site e o anúncio ou misturar os anúncios com o layout do site, usando, por exemplo, fundo branco com texto azul tanto para o seu site quanto para seus anúncios.

9. Selecione um nicho que seja rentável

Já falamos sobre nichos no contexto do Google Adsense aqui no blog, mas não custa reforçar: alguns deles possuem custo por clique (CPC) mais altos do que outros. Sendo assim, na hora de escolher o nicho do seu blog, certifique-se que ele está entre os segmentos que pagam um CPC melhor.

10. Traga visitantes para o seu site

Por fim, nada disso será de grande ajuda se você não investir em atrair mais tráfego para o seu site. Para isso, invista em SEO para trazer visitas orgânicas, mas não se esqueça também de contar com outras fontes, como redes sociais, Google Ads, co-marketing e guest posts em sites de parceiros. Esses são investimentos que devem ser constantes para que você tenha uma estratégia de Google AdSense sustentável e de qualidade.

– 

Esperamos que você tenha gostado de nosso conteúdo sobre dicas de Google AdSense.

Caso tenha interesse em tornar sua estratégia de marketing digital ainda mais eficaz, que tal investir na contratação de um software de automação de marketing?

A LAHAR é um software de inbound marketing que ajuda você a gerar leads e transformá-los em clientes. Em uma única ferramenta, você pode gerenciar suas redes sociais, landing pages, automação de marketing e muito mais.

Entre em contato conosco e descubra como a LAHAR pode ajudar você!