Google AdWords para Iniciantes: Glossário e erros mais comuns

Antes mesmo de você iniciar sua primeira campanha em uma das maiores ferramentas online, nós vamos te explicar os principais termos e os erros mais comuns. Nesse conteúdo vamos dar um overview geral, que será um verdadeiro guia de Google AdWords para iniciantes.

Primeiro, o que é Google AdWords e porque ele é importante?

O Google AdWords é a ferramenta do Google para anúncios online. Por receber cerca de 100 bilhões de pesquisas mensais no mundo e contar com 80% do total de pesquisas mensais realizadas entre todos os mecanismos de buscas (Yahoo, Bing, etc), o Google aproveitou a onda e criou uma enorme rede para empresas anunciarem.

Existem vários formatos de anúncios para empresas na ferramenta, que se resumem em quatro grandes grupos:

  • Rede de Pesquisa: esse é o mais comum e com melhor opção de segmentação, afinal você pode escolher anunciar de acordo com os termos que as pessoas buscam na rede; ou seja, se você é uma empresa pequena de e-commerce de produtos Pets, você pode mostrar seu anúncio para buscas como “roupinhas para cachorros online” e “coleiras diferentes para cachorros”.
  • Rede de Display: são as campanhas de banners tradicionais ou dinâmicos. Através da rede de sites parceiros que disponibilizam espaços, empresas podem criar anúncios gráficos com artes que chamem atenção do usuário. Pode ser usada para campanhas de remarketing do AdWords também.
  • Vídeos no Youtube: são os vídeos patrocinados no Youtube. A maior parte das empresas anuncia no formato de exibição antes do vídeo principal, dando a opção de pular. Pode ser também o anúncio de 15 segundos que o usuário não consegue passar ou vídeos destacados em páginas específicas.
  • Shopping: são os anúncios dinâmicos que aparecem quando buscamos por um produto específico na internet. Uma opção muito interessante para e-commerces.

Glossário do Google AdWords para iniciantes

CPC, Correspondência de palavras chaves, Taxa de Interação, Display… só de ouvir isso sua cabeça já dá um nó? Calma lá, que vamos explicar agora mesmo o que cada um dos principais termos do AdWords significa e como você irá usá-los ao iniciar suas campanhas.

CPC médio: é a média do Custo por Clique, se sua campanha está exibindo anúncios que custam o clique de R$0,40 a R$0,60 centavos, o CPC médio será de R$0,50. Usado para configurar o orçamento das campanhas.

Impressões: o número de vezes que seu anúncio é exibido para um usuário. Não necessariamente que ele tenha clicado, é o número de exibições mesmo. Usado para configurar campanhas com objetivo maior de impressões (gerar mais conhecimento de marca) do que cliques.

Interações: o número de vezes que um usuário interage com seu anúncio. A interação pode ser tanto um clique em um anúncio, como a exibição de um vídeo no Youtube. Usada como métrica de acompanhamento de sucesso das campanhas.

Taxa de Interações: é o % de engajamento do seu anúncio ou campanha. Ela é calculada na divisão entre o número de impressões / número de interações. Usada como métrica de monitoramento de sucesso das campanhas.

Conversões: é o número de ações realizadas configuradas como conversão. Você pode configurar o cadastro em um formulário, o download de um app ou uma venda como conversão, vai depender do objetivo da sua campanha. Usado para acompanhar as conversões e também calcular o investimento por conversão.

Correspondência de palavras chaves: existem cinco tipos de palavras chaves Ampla, Ampla Modificada, Exata, Frase e Negativa. As opções ampla e ampla modificada são mais generalistas e vão segmentar um público maior. A opção Exata vai segmentar somente para o usuário que digitar exatamente a palavra chave. A correspondência de frase inclui todas as buscas feitas com o termo selecionado. A negativa serve para excluir palavras chaves que não boas para suas campanhas. São usadas no momento de segmentação das campanhas de palavras chaves para direcionar os anúncios de acordo com as buscas. Veja mais sobre correspondências no site do Google.

Rede de Display: é a rede de exibição de anúncios gráficos (banners tradicionais ou animados). Usada para campanhas que necessitam de apelo visual.

Rede de Pesquisa: é a rede de anúncios no mecanismo de busca do Google. Usada para quase todos os tipos de campanhas, focada em atender a necessidade de um usuário que faz uma busca.

Remarketing: são campanhas exibidas para usuários que já visitaram seu site. São usadas para aumentar a taxa de conversão de visitantes que saíram da página sem realizar nenhuma ação, uma forma de pescá-los novamente na internet.

Campanhas: são o primeiro nível de configuração de publicidade no Google. Elas englobam os grupos de anúncios, que por sua vez englobam os anúncios. Nesse nível você irá configurar nome da campanha, qual formato será usado, localização, idioma, estratégia de investimento, entre outros.

Grupo de Anúncios: são o segundo nível de configuração no AdWords. Usado para agrupar os anúncios por segmentação e página de destino.

Anúncios: é a parte criativa da publicidade. Onde irá configurar os banners ou argumentos textuais.

Mesmo como iniciante, não cometa esses erros no Google AdWords

Agora que você já está por dentro dos termos que irão te ajudar a criar anúncios no Google AdWords, separamos algumas dicas rápidas para você não cair em furada.

“Vou investir todo o orçamento em um dia / em uma única campanha”

Assim como toda estratégia de marketing deve ser, no Google não será diferente, você precisa testar suas estratégias! E isso não é uma dica do Google AdWords para iniciantes só, muitos profissionais com tempo de mercado acabam errando aqui. Se você tem R$1000,00 para investir em um mês, não invista tudo de uma só vez. Vá investindo aos poucos, vendo as campanhas e anúncios que performam melhor. Nem sempre serão os anúncios que precisam de melhorias, às vezes seu site ou lading page precisa ser otimizada para converter melhor.

“Final do mês eu vejo o resultado da campanha”

No mesmo sentido do erro anterior, você precisa sempre estar de olho nas campanhas, aumentando os lances das que estão indo melhor, pausando as que não estão indo tão bem. Olhar as métricas só no final do mês não te ajudará a implementar melhorias a curto prazo. O ideal é dar uma avaliada breve diariamente ou pelo menos semanalmente.

“Vou colocar todos os anúncios para a mesma página do site”

Um grande erro que muitos anunciantes cometem é direcionar todos os anúncios para a Home do site, por exemplo. Lembre-se, o tempo do usuário na internet é muito precioso, direcione os usuários que interagirem com seus anúncios para páginas que estejam de acordo com o que está sendo exibido. Nada mais frustrante que clicar em um anúncio esperando encontrar uma informação e nunca encontrá-la.

Se você leu e assimilou todas essas informações de Google AdWords para iniciantes, pode ter certeza que irá enfrentar a criação de sua campanha no AdWords com muito mais facilidade.
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