O que é remarketing: conceito, como funciona e tutorial

Afinal, o que é remarketing? Remarketing é uma estratégia de anúncios digitais que alcança usuários que já tiveram contato com a sua empresa, produto ou serviço. 

Você já deve ter percebido que após procurar por algum produto na internet passou a ser bombardeado por anúncios sobre esse produto. Isso é remarketing: em busca de um item específico, você acessa um e-commerce que deixa um cookie em seu computador. 

Esse cookie funciona como um selo rastreável pelo Google. 

Por meio de campanhas do Google Ads, você passa a ser alvo de anúncios do produto em questão. O objetivo é fazer você voltar ao canal e fazer a compra do item. 

O que é remarketing também pode ser executado por empresas de serviços e negócios B2B, mas tem uma importância singular no marketing para e-commerce.

O que é remarketing e como funciona?

Quando um usuário está em busca de um produto ou serviço, é bem provável que ele pesquise em outros sites e lojas, em busca da melhor oferta, do melhor custo benefício e do atendimento ideal. 

Existem muitas variáveis que vão fazer um potencial cliente optar por uma ou outra loja, mas fato é que grande parte das pessoas não realizam uma compra na primeira vez que entram no site e principalmente sem pesquisar em outros canais. 

De fato, 92% dos usuários que visitam um e-commerce pela primeira vez não compram. Imagine o percentual para vendas mais complexas! 

O remarketing é uma forma de manter sua empresa na mente do consumidor, reforçar sua oferta e, principalmente, estimular a compra do produto. 

A imagem abaixo é um exemplo do uso do que é remarketing, na prática. A loja “Enjoei” foi visitada e os produtos que estão em anúncios fazem parte do conjunto de itens visitados ou relacionados aos itens visitados dentro da loja. Ao acessar um outro site, completamente diferente, o usuário é impactado pelos produtos já visitados. O objetivo dessa campanha é fazer o usuário visitar novamente a página e, quem sabe, realizar a compra. 

BAIXE NOSSO E-BOOK DE MÍDIAS PAGAS!

Descubra como investir e qual a melhor opção divulgação para a sua empresa.

O que é remarketing

Para colocar uma campanha de remarketing em prática é necessário que você, como anunciante, tenha uma campanha desse formato configurada no Google Ads ou em outro canal que ofereça essa opção como o Facebook Ads ou Instagram Ads. 

Geralmente, as campanhas têm duração de 30 dias, a partir da visita do usuário, mas é possível editar algumas configurações dentro das ferramentas de anúncios do Google Ads e Facebook Ads e mudar a estratégia. 

Leia também: Como criar campanhas de Google Adwords

Para configurar uma campanha de remarketing no Google confira o passo a passo apresentado no vídeo abaixo. Como você verá, é possível configurar campanhas de display ou pesquisa. Então faça sua escolha e inicie sua estratégia. 

Se preferir fazer campanha de remarketing no Facebook e Instagram, a dica é acompanhar o passo a passo desse outro vídeo. 

Um tipo de anúncio parecido com remarketing

Entendido o que é remarketing, é importante diferenciar esse modelo de um outro parecido com ele. 

Você já deve ter vivido essa experiência: ter pesquisado sobre biquínis, por exemplo, acessado algumas lojas e quando volta para a rede social, como o Instagram, começa a ser impactado por anúncios de várias marcas de biquíni. 

Esse tipo de estratégia não é exatamente remarketing, porque não está fazendo você voltar para o site que já visitou. Ao contrário, esse tipo de anúncio apresenta novas opções do serviço ou produto, dentro da categoria que você busca.

Esse tipo de anúncio funciona a partir da compreensão sobre o seu comportamento e interesses. 

Ele também deve ser configurado dentro do gerenciador de anúncio da rede social ou do Google. 

Benefícios do Remarketing

A principal razão para fazer remarketing é aumentar as taxas de conversão das ações de marketing que você está executando. 

Quanto mais um usuário é impactado pelo seu produto ou serviço, mais sua marca fica na cabeça dele e se torna uma opção de compra. 

O remarketing também contribui para o aumento de tráfego qualificado no site, afinal, quem já entrou no seu site e clica em um anúncio do seu produto ou serviço está interessado, pelo menos um pouco, no que você tem a dizer ou a oferecer. 

O remarketing também contribui para o aumento do ROI de marketing, ou seja, do retorno sobre investimento, pois qualifica melhor os usuários que serão impactados pelo anúncio, aumentando as chances de venda e o melhor investimento do valor pago pela veiculação do anúncio.

Em suma, entender o que é remarketing vai contribuir para o aumento de vendas da sua empresa. Sim, dentro do funil de vendas, o remarketing é uma estratégia de fundo de funil, com o objetivo único de conversão. 

Usar estrategicamente os anúncios patrocinados é uma forma de obter melhores resultados financeiros para sua empresa. Não basta investir em compra de mídia, é preciso entender quando e em que investir. Além disso, é preciso considerar a estratégia como parte de um plano com outras ações, para equilibrar seus investimentos. 

Para quem está começando agora no universo dos anúncios pagos do marketing digital, tudo isso pode parecer muito complexo. Para que você aprenda mais rápido a lidar com tudo isso, indicamos o download gratuito do ebook “Guia prático e visual das principais ferramentas de mídias pagas”. Com tudo o que você precisa saber sobre a criação de campanhas de mídia paga de sucesso!

Lembre-se sempre de medir os resultados de seus esforços, incluindo os realizados rumo ao que é remarketing, dessa forma a otimização das estratégias e do investimento será mais eficiente, contribuindo para o resultado geral da empresa.

A LAHAR é um software de automação de marketing digital e possui uma série de funcionalidades como gestão e monitoramento de redes sociais, incluindo integração com o Facebook Ads para a gestão de leads gerados em campanhas de anúncios e no remarketing. 

Além disso, existem funcionalidades como criação e otimização de landing pages, disparo de e-mail marketing estratégico e muito mais. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a aumentar a conversão de suas ações, incluindo Adwords e Facebook Ads.

Facebook Comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.