Como conseguir inscritos no Youtube sem gastar nada: 6 dicas

De acordo com o Socialbakers, 4 em 5 pessoas da geração do milênio visualizam conteúdo de vídeo ao pesquisar sobre uma possível compra.

Sendo, o YouTube é o 2º maior mecanismo de pesquisa do mundo (atrás apenas no Google), grande parte dessas pesquisas são realizadas na plataforma.

É por isso que além de ter um canal, é importante que você aprenda como conseguir inscritos no Youtube.

Com Facebook, Twitter, Instagram, e até mesmo o LinkedIn lançando recursos de vídeo, nada superou ainda o YouTube. Segundo pesquisa divulgada pelo jornal norte-americano Wall Street Journal, os usuários da plataforma, passam mais de 1 bilhão de horas diárias na plataforma, assistindo a vídeos.

Se você quiser aproveitar o poder da ferramenta e ampliar seu canal do YouTube, uma das redes sociais mais usadas no Brasil, continue lendo este artigo.

Separamos 6 dicas de como conseguir muitos inscritos no Youtube com pequenos ajustes.

6 dicas de como conseguir inscritos no Youtube

1. Crie vídeos com base em uma única palavra-chave

Semelhante a uma postagem de blog, quando você está planejando seu vídeo, é necessário identificar as palavras-chave que deseja segmentar.

Você pode usar ferramentas como o planejador de palavras chave do Google para ver as keywords mais pesquisadas em seu nicho.

Também é interessante que você pesquise a palavra-chave na qual deseja focar no próprio YouTube, para ver quais tipos de vídeos têm melhor classificação e o que faz com que eles se destaquem.

A razão pela qual é importante escolher uma palavra-chave antes de criar seu vídeo é porque ela permite que você planeje melhor seu conteúdo.

A outra razão pela qual você precisa escolher sua palavra-chave antes de gravar o vídeo é para que você possa incorporá-la ao seu script.

Ter sua palavra-chave repetida várias vezes em seu script de áudio ajuda sua classificação na pesquisa do YouTube.

Como o YouTube tenta adicionar legendas ocultas automaticamente, sabemos que, tecnicamente, o algoritmo pode ler todo o seu script de áudio e provavelmente o usa como um fator ao calcular a relevância do conteúdo para uma determinada pesquisa feita por um usuário.

2. Otimize seu título e descrição

Se você deseja que seus vídeos estejam entre os primeiros resultados de uma pesquisa no Youtube, assim como no Google, é necessário otimizar corretamente o título e a descrição do vídeo.

Seu título precisa ser cativante, mas também precisa conter as palavras-chave que você deseja classificar.

Colocar as palavras-chave no início do título ajuda na classificação.

O mesmo vale para a descrição do seu vídeo. Muitas vezes, os produtores de conteúdo não fazem um bom trabalho escrevendo sua descrição.

Sugerimos que você adicione palavras-chave nas primeiras frases da descrição, mas não a sobrecarregue com o termo. Seu canal pode ser penalizado, caso o Youtube perceba que você está tentando enganá-lo.

Por último, mas não menos importante, certifique-se de adicionar tags relevantes a cada um de seus vídeos.

Então, se você quer saber como conseguir inscritos no Youtube, anote aí:

  • Um bom título deve cativar o usuário e conter a palavra-chave para qual deseja rankear
  • Dedique-se na criação de uma descrição que também tenha as palavras-chaves principais
  • Selecione tags importantes para o conteúdo

3. Aumente a taxa de cliques usando boas miniaturas

Os vídeos com uma miniatura e um título atraentes costumam ter uma classificação mais alta, mesmo que não tenham o melhor conteúdo.

Isso acontece pois, em geral, esses vídeos possuem uma taxa de cliques (CTR) maior do que os demais. E alguns especialistas acreditam que o Youtube e o Google parecem estar calculando a CTR como um fator de classificação. Isso tem sido assunto de muito debate na indústria de SEO ultimamente.

A melhor maneira de obter a taxa máxima de cliques, além de um título atraente, é usar uma miniatura que chama a atenção. Alguns exemplos de miniaturas cativantes incluem:

  • Textos grandes
  • Áreas realçadas ou ampliadas
  • Setas apontando para algo na imagem
  • Coisas que são completamente inesperadas ou incomuns

Leia também: Conheça os 5 principais indicadores de marketing digital e qual a importância de acompanhar cada um deles

4. Aproveite os cartões do YouTube para aumentar o envolvimento e reduzir o abandono

O YouTube recompensa os canais que têm uma média de tempo de exibição mais longa, o que faz sentido, porque quanto mais tempo alguém fica no seu canal, mais tempo ele fica no YouTube (e mais receita de anúncio o YouTube pode ganhar com esse usuário).

Mas, como conseguir inscritos no Youtube e aumentar o tempo de permanência dos usuários em seu canal?

Uma das maneiras mais simples disso acontecer é indicando outros vídeos que você produziu, dentro do conteúdo que ele já está consumindo. Você pode fazer isso inserindo cards, ou cartões do Youtube no vídeo.

Em outras palavras; na sua análise de vídeos do YouTube, você verá o ponto exato em que os usuários tendem a abandonar seu vídeo. Como o objetivo é aumentar o tempo gasto em seu canal, recomendamos o uso dos cartões que adicionam vídeos recomendados no exato momento em que os usuários estão saindo.

No exemplo abaixo você vê um vídeo principal sendo exibido e um cartãozinho no canto inferior esquerdo, com a indicação de um novo vídeo. Isso é um cartão do Youtube.

Como conseguir inscritos no YoutubeResumindo, inserir cartões em seus vídeos é fundamental para que o usuário permaneça em seu canal, passando de vídeo a vídeo. Funciona como hiperlinks otimizados em seus conteúdos de texto.

5. Incentive a discussão e envolva-se com seu público nos comentários do YouTube

Como conseguir mais inscritos no Youtube rápido? O envolvimento no seu canal funciona de maneira semelhante à autoridade do domínio no Google.

Ele desempenha um grande papel na classificação de seus vídeos, que consequentemente, influencia no alcance de seu canal.

O YouTube recompensa canais com alto envolvimento. Isso inclui coisas como:

  • tempo de exibição;
  • tempo total gasto em um canal.

Ele também inclui coisas como:

  • número de pessoas que gostaram sobre o número de pessoas que não gostaram do seu vídeo;
  • os comentários em seu vídeo.

É extremamente importante interagir com seus usuários na seção de comentários.

Tente responder a todos os comentários que você recebe, isso ajudará no engajamento do seu vídeo.

6. Mantenha seus canais relacionados ativos

Um dos maiores erros nos canais de negócios é desativar o recurso de canais relacionados no YouTube.

Em geral o raciocínio está relacionado ao medo de que o concorrente apareça como canais relacionados.

Mas as chances são de que, se alguém pesquisar seus vídeos no YouTube, eles também estarão observando seus concorrentes. Ao desativar os “canais relacionados”, você também remove as recomendações do YouTube. Isso significa que você perde o efeito de rede que torna o YouTube tão poderoso quanto é.

E é claro, se você deseja aprender como conseguir inscritos no Youtube, se manter na rede é fundamental.

Concluindo

Como vimos neste artigo, o Youtube possui um alcance extremamente amplo e funciona não apenas como rede social, mas também como mecanismo de pesquisa.

As dicas, de como conseguir inscritos no Youtube, apresentadas, não possuem nenhum custo adicional para você. De forma simplificada, são ajustes:

  • na produção de conteúdo
  • no relacionamento com o público
  • na utilização otimizada da ferramenta e suas funcionalidades

E você, tem outras dicas de como conseguir inscritos no Youtube? Conte sobre sua experiência nos comentários.

Se você tem uma empresa divulgando serviços ou produtos, ou está usando o Youtube para marketing pessoal, pode ser a hora de conhecer a LAHAR e iniciar uma relacionamento mais próximo a seus clientes.

A LAHAR é um software de automação de marketing robusto com funcionalidades diversas para a ampliação dos resultados de suas estratégias de marketing digital. Com um sistema completo ajudamos sua empresa crescer mais. Gostou da ideia? Crie sua conta e experimente grátis por 15 dias.