Como divulgar um blog: 5 dicas para gerar tráfego sem gastar nada

Aprender como divulgar um blog é primordial para você que quer crescer. Para isso a importância de diversas estratégias de marketing podem ser úteis para você.

Você criou o seu blog, escreve conteúdo para ele mas mesmo assim não está recebendo o número de visitas que espera receber? Como mudar este quadro?

Algumas estratégias básicas nas ações de como divulgar um blog, incluem:

  • Publicar o seu conteúdo em fóruns relevantes do seu segmento;
  • inserir links internos para outros sites e blogs;
  • criar um perfil social em redes como: Facebook, Instagram, Linkedin, de acordo com o seu público e compartilhar seus posts;
  • ter um blog responsivo, que se adapte bem a navegação em diversas plataformas.

Todas estas dicas são bem básicas e devem fazer parte de seu planejamento de distribuição de conteúdo. Claro que elas não são as únicas formas de como divulgar o meu blog, nem mesmo são as melhores, porém elas são primordiais para sua divulgação.

Pensando nisso, escrevemos este artigo com 5 dicas de como divulgar um blog GRÁTIS! Portanto continue sua leitura e aprenda muito mais para seu blog!

5 dicas de como divulgar um blog grátis!

1. Publique mais artigos

Uma boa maneira de começar a aumentar a visibilidade e o tráfego em seu blog é publicar mais artigos.

Não importa qual seja o seu nicho, quanto maior a quantidade de conteúdo você tiver maior serão as chances das pessoas chegarem até o seu blog.

Uma pesquisa da Hubspot mostrou que empresas que publicam mais de 16 posts mensais obtêm 3,5 vezes mais tráfego e 4,5 vezes mais leads, do que empresas que fazem até 5 postagens por mês.

O especialista em marketing de conteúdo, Neil Patel, também mostra como fez com que seu tráfego mensal passasse de 46.134 para 59.787 visitantes, aumentando a frequência de postagem de seu conteúdo de 1 para 2 artigos por semana.

Portanto, escrever mais conteúdos é sempre uma boa forma de como divulgar o seu blog.

2. Publicar conteúdo mais longo

Estudos também mostram que os mecanismos de pesquisas dão preferência para artigos maiores, com conteúdos com mais de 2 mil palavras.

Segundo a pesquisa da serplQ, que analisou os 10 principais resultados de mais de 20 mil palavras-chave, a conclusão é que o Google classifica conteúdos maiores com os melhores resultados.

Outra pesquisa, desta vez do Buzzsumo, em parceria com a Moz, analisou mais de 1 milhão de artigos. Esta pesquisa mostrou que postagens de 3 a 10 mil palavras tem 2 vezes mais compartilhamentos do que conteúdos menores, por exemplo com menos de 1 mil palavras.

Aprendendo como divulgar seu blog você verá como o compartilhamento amplia o seu alcance e aumenta o tráfego. Não subestime o que um conteúdo rico em informações pode fazer por você e te ajudar em como divulgar um blog.

3. SEO

Esteja atento para as estratégias de SEO. As estratégias de SEO são responsáveis por colocar o seu blog nos primeiros resultados do Google. Para isso você precisa que seu blog esteja otimizado e bem construído.

Aparecer como primeiro resultado orgânico em uma pesquisa no Google é a forma perfeita de atrair visitas em seu blog. Os mecanismos de pesquisas são a fonte número 1 de tráfego para maioria dos blogs.

Para isso você pode aprender a utilizar ferramentas de palavras-chaves do Google e descobrir como as pessoas estão fazendo pesquisa e otimizar seu conteúdo com elas.

Para aprender melhor como divulgar um blog grátis, colocando ele na primeira página do Google. Você precisa aprender estratégias de SEO. Para isso você pode ler o nosso “Guia SEO para iniciante: como colocar palavras-chave no site”.

4. Utilize o e-mail marketing

As ferramentas de e-mail marketing dão muito resultado e são apontadas como a ação de marketing com maior ROI. Uma pesquisa mostrou que para cada dólar gasto em e-mail marketing você vai ganhar até 40$ de volta.

Mesmo que você esteja apenas atrás de tráfego, o e-mail marketing traz grandes resultados na divulgação de seu blog, contribuindo para as pessoas voltarem a acessá-lo mais vezes e até mesmo aumentar as chances delas compartilharem seu conteúdo.

E para que você tenha para quem enviar seus materiais, você precisa aprender como criar uma lista de e-mail. Para isso você pode usar as seguintes estratégias:

  • Utilizar aqueles pop-ups de saída em seu blog: Muito comum e incentiva o leitor a se inscrever e receber notificações para mais conteúdos como esse;
  • formulários de inscrição: disponibilizar formulários de inscrição para algum conteúdo exclusivo;
  • oferecer ofertas: oferecer algum tipo de benefício que incentive seu leitor a cadastrar seu email e contribuir com a geração de leads em seu site;
  • criar landing pages: páginas específicas para vender ou oferecer algo para seus leitores de maneira mais eficiente.

5. Escreva artigos com especialistas renomados

Uma boa forma de ter um conteúdo que vai chamar a atenção, não só de seus leitores mas que também terá um alto poder de viralização, é escrever artigo com algum especialista.

Para isso você pode tomar alguns caminhos, por exemplo:

  • Encontrar algum assunto ou tema interessante em seu setor;
  • selecionar alguns especialistas de renome em seu mercado;
  • entrar em contato e solicitar entrevista ou mesmo um depoimento sobre o tema;
  • produzir o material com base em suas entrevistas;
  • enviar o material finalizado para os entrevistados a fim de receber a aprovação.
  • publicar o material.

Este é um tipo de material rico que, com certeza, irá atrair muitos acessos inclusive dos entrevistados, que geralmente divulgam e compartilham os materiais para os quais dão entrevistas.

Um bom material como este, tem grande chance de gerar tráfego em seu blog, afinal você tem a reputação de pessoas de renome em sua área que são referência para seu público e o resultado disso são milhares de visitantes extras e sucesso em como divulgar seu blog.

Pronto para seguir nossas dicas?

Agora que você aprendeu as melhores maneiras de como divulgar um blog grátis, é hora de colocar a mão na massa e colocar em prática as dicas que você aprendeu aqui.

Esperamos ter ajudado com essas 5 dicas de como divulgar um blog grátis.

Se você quer ampliar os resultados de sua estratégia de marketing de conteúdo, conheça a LAHAR

Somos um software de automação de marketing que ajuda na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais. Crie sua conta e experimente grátis por 15 dias.