Como divulgar um blog: 9 dicas para gerar tráfego sem gastar nada

Depois de tanto ouvir falar sobre a importância do marketing de conteúdo para atrair e nutrir possíveis clientes, você resolveu criar um blog.

Muito bom! Parabéns!

Mas, agora a pergunta que não sai da sua cabeça é: como divulgar um blog?

Como fazer os usuários da internet, lerem meus artigos?

Afinal, de nada adianta ter a plataforma, escrever as postagens, mas não receber visitas, certo?

Algumas ações de como divulgar um blog, são muito úteis e de certa maneira, bem compreendidas, mesmo por iniciantes. Entre elas:

  • Criar um perfil nas mídias sociais nas quais seu público está (Facebook, Instagram, Linkedin…) e compartilhar seus posts
  • Publicar o link para o conteúdo em fóruns
  • Inserir links internos, para outros artigos
  • Ter um blog que se adapte bem à navegação mobile, em smartphone ou tablets
  • Criar uma estratégia de links patrocinados no Google Adwords e Facebook Ads

As dicas acima devem fazer parte de seu planejamento de distribuição de conteúdo, entretanto, elas não são as únicas – e nem as mais eficientes – estratégias de como divulgar meu blog.

Então, quais são?

O que você acha de conhecer 9 dicas de como divulgar um blog GRÁTIS?

É exatamente isso que preparamos para você. Continue sua leitura e tome nota das estratégias a seguir.

9 dicas de como divulgar um blog sem gastar nada!

1. Publicar mais artigos

Uma das maneiras mais eficazes, mas muitas vezes ignoradas, de como divulgar seu blog e obter tráfego, é publicar mais artigos.

Uma pesquisa da Hubspot mostrou que as empresas que publicam mais de 16 posts mensais obtêm 3,5 vezes mais tráfego e 4,5 vezes mais leads, do que empresas que publicam entre 0 e 5 postagens por mês.

Neil Patel, especialista em marketing de conteúdo, também revelou que seu tráfego mensal passou de 46.134 para 59.787 visitantes, porque aumentou a frequência de conteúdo de 1 artigo para 2 artigos por semana.

Não importa o seu nicho, a pesquisa acima, mostrou que publicar mais conteúdo sempre levará a um aumento no tráfego.

2. Publicar conteúdo mais longo

As pesquisas também mostraram que o Google e outros mecanismos de pesquisa dão preferência a artigos mais abrangentes.

Uma pesquisa da serpIQ analisou os 10 principais resultados de mais de 20.000 palavras-chave e chegou à conclusão de que, o Google classifica o conteúdo com mais de 2.000 palavras, melhor do que o conteúdo com menos termos.

Uma pesquisa do Buzzsumo, em parceria com a Moz, analisou mais de 1 milhão de artigos e descobriu que postagens de 3.000 a 10.000 palavras obtêm 2 vezes mais compartilhamentos do que conteúdos com menos de 1.000 palavras.

Para aprender a como divulgar seu blog, é preciso que você entenda que, o compartilhamento amplia o alcance do post, o que aumenta o tráfego para o artigo.

3. Comece uma lista de e-mails

Algumas pesquisas apontam que o e-mail marketing é a ação de marketing digital com maior ROI. Em média, para cada US$ 1 gasto em email marketing, você vai ganhar até US$ 40 de volta.

Nada mal, não é mesmo?

Mesmo que você esteja atrás apenas de tráfego, utilizar o e-mail marketing para levar seu conteúdo às pessoas que de alguma forma já se relacionaram com seu canal, é extremamente eficaz para divulgar um blog.

Para aproveitar os resultados dessa ferramenta, é preciso aprender como criar uma lista de e-mails robusta.

Para isso você pode:

  • Inserir formulários de inscrição em locais estratégicos do site ou blog
  • Utilizar pop-ups de saída no blog, incentivando o usuário a se inscrever e receber notificações sobre outros conteúdos de seu interesse
  • Desenvolver ofertas tentadoras para a geração de leads
  • Criar landing pages disponibilizando as ofertas criadas e outros materiais ricos, como ebook, em troca do email do usuário, e mais.

4. Guest Post

Uma das maneiras mais rápidas de como divulgar um blog e expandir seu público é escrever para canais de outras pessoas.

  • Faça uma pesquisa, levantando blogs que conversem com a persona que você deseja atingir (mas que não sejam seus concorrentes, é claro!)
  • Proponha uma parceria na qual você escreverá um post para o canal deles
  • Também é interessante abrir as portas para que a outra plataforma escreva para o seu blog (assim vocês ampliam a audiência um do outro)
  • Após a parceria firmada, escreva um conteúdo relevante para os temas abordados pelos dois blogs
  • Insira hiperlinks para outras postagens do seu site

Acredite, os guest posts podem resultar em muito tráfego para você, por isso fazem parte das dicas de como divulgar meu blog.

5. Atente-se para o SEO

Você quer que o seu artigo apareça como primeiro resultado orgânico de uma pesquisa no Google?

Então comece a otimizar seu blog para mecanismos de pesquisa.

Os mecanismos de pesquisa são a fonte número 1 de tráfego para a maioria dos blogs. Afinal, o Google é o maior site do mundo e cerca de 100 bilhões de pesquisas mensais são feitas pela plataforma.

  • Familiarize-se com o conceito de SEO
  • Aprenda a utilizar a ferramenta de palavras-chaves do Google para buscar por temas para seus artigos
  • Otimize seu blog para classificar bem as palavras-chave relevantes de seu negócio

Se você deseja aprender como divulgar um blog grátis e colocar seu artigo na primeira página de resultados do Google, você precisa inserir o SEO em suas estratégias. Para isso leia o artigo; “Guia SEO para iniciante: como colocar palavras-chave no site”.

6. Faça artigos com a opinião de especialistas renomados

Artigos que tenham a voz de um ou mais especialistas são conteúdos relevantes e com alto poder de compartilhamento e viralização.

  • Encontre uma novidade no setor ou aborde um tema polêmico
  • Selecione alguns especialistas renomados do mercado
  • Entre em contato e solicite uma entrevista ou um depoimento sobre o tema
  • Faça um compilado de respostas e crie um artigo com as opiniões e visões dos especialistas
  • Envie o link do material finalizado e publicado para os entrevistados

Quando você faz um post assim, além de ser um material extremamente rico para o público leitor, também estimula que os entrevistados compartilhem o artigo, em suas redes de relacionamento, como mídias sociais, e-mails e mais.

Por si só, o compartilhamento de um texto já tem como resultado a geração de um maior tráfego. Quando feito por pessoas consideradas autoridades, esse resultado é potencializado, afinal, você aproveita da reputação e do tamanho do público que segue o especialista.

O resultado dessa ação será milhares de visitantes extras no seu blog.

7. Publicar infográficos regulares

Pesquisas mostram que os infográficos compartilhados no Twitter obtêm 823% mais retweets do que imagens e artigos comuns.

Neil Patel revelou em um artigo, que os infográficos já o ajudaram a alcançar mais de 100.000 visitantes por mês.

Você pode promover seu blog criando imagens que compartilham fatos e estatísticas importantes. Também é interessante que envie esse material para vários diretórios de infográficos.

8. Inicie um Podcast

Os podcasts rapidamente se tornaram uma excelente maneira de as pessoas consumirem conteúdo.

Com esse formato é possível consumir informação no trajeto do trabalho para casa, durante o exercício, e em outras situações.

Se você não está disposto a criar mais um canal de compartilhamento de conteúdo, pode inserir a estratégia de post em áudio em seus artigos. Estima-se que 83% das pessoas não leem tudo o que gostariam na internet. Você pode alcançar esse público com esse outro formato.

9. Melhore seus títulos

A última dica de como divulgar um blog, pode parecer óbvia, mas acredite, não é.

De acordo com o Copyblogger, em média, 8 em cada 10 pessoas lerão seu título, mas apenas 2 em cada 10 lerão seu conteúdo.

Por isso que é muito importante aprender como escrever melhores headlines e colocar um sério esforço em produzir títulos que despertem o interesse do leitor.

Um estudo de caso, apresentado no Lifehacker, demonstra a diferença que o título certo pode fazer pelo seu tráfego.

Segundo a plataforma, um artigo do New York Times originalmente intitulado “Como as empresas aprendem seus segredos”, conseguiu apenas 12.902 visualizações.

O mesmo artigo foi republicado na revista Forbes, que o renomeou para; “Como uma empresa descobriu que uma garota adolescente estava grávida antes que seu pai soubesse?” (tradução livre) e obteve incríveis 680.000 visualizações.

São 600.000 visualizações a MAIS, do que o artigo original.

Isso é interessante, especialmente se considerarmos que o The New York Times é um site muito maior do que o da Forbes. A diferença no tráfego foi exclusivamente devido ao título.

Você já ouviu falar Upworthy? Não? Trata-se de um site que recebe mais de 87 milhões de visitantes por mês. Recentemente ela revelou que, seus redatores escrevem pelo menos 25 títulos para cada post que publicam.

E, você? Anda dando suficiente atenção para os títulos de seus artigos?

Esperamos ter ajudado com essas 9 dicas de como divulgar um blog, grátis.

Se você quer ampliar os resultados de sua estratégia de marketing de conteúdo, conheça a LAHAR. Somos um software de automação de marketing que ajuda na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais. Crie sua conta e experimente grátis por 15 dias.