Como escrever um ebook de sucesso: checklist com 10 passos

Aprender a como escrever um ebook pode ser um passo extremamente positivo para a estratégia de marketing digital de qualquer empresa. Este material rico e relevante, tem duas funções primordiais:

  • Aumentar a credibilidade de seu negócio
  • Fazer parte, ativamente, do funil de marketing e vendas de sua empresa

Escrever um ebook que aborda temas dentro de sua área de especialização é um sinal de que você sabe do que está falando. A autoridade extra pode abrir novas oportunidades, como falar em palestras e levar a sua marca para mais locais. Isso pode ajudá-lo a obter novos clientes.

Entretanto, dentro do cenário de marketing na web, o principal objetivo do desenvolvimento de um e-book é estimular a geração de leads qualificados.

Ao aprender como escrever um ebook, você poderá, organicamente, levar as pessoas ao próximo passo das etapas de um funil de vendas. Com os leads em suas mãos você poderá iniciar a nutrição desses contatos até que estejam prontos para comprar.

E então, quer aprender como escrever um ebook? Continue acompanhando este artigo e tome nota de todas as nossas dicas.

Como escrever um ebook: 10 passos simples para sua publicação

#1 Escolha um tópico que corresponda às necessidades do seu público-alvo

Como abordamos anteriormente, dentro do marketing digital, normalmente, o objetivo de um ebook é gerar leads qualificados para sua equipe de marketing e vendas.

Isso significa que seu e-book não deve se desviar muito dos tópicos abordados nos seus outros canais de conteúdo. Em vez disso, é a sua oportunidade de mergulhar profundamente em um assunto que você apenas cobriu levemente até agora e que seu público sabe que precisa aprender mais.

Ao escolher o tópico do conteúdo, não pense apenas no que você quer dizer, em vez disso, fique atento ao que seus clientes querem ler.

É muito mais eficaz escolher um tópico segmentado em que as pessoas estão interessadas. Assim você poderá se aprofundar e responder suas questões de maneira mais clara e direta.

Abaixo, algumas ideias de como construir seu conteúdo de maneira que ele se torne realmente atrativo para a persona da sua empresa (observação: substitua “x” por um número apropriado.):

  • X Melhores Práticas para [Inserir setor / Tópico]
  • Uma introdução a [Inserir setor / Tópico]
  • X Perguntas comuns sobre [Inserir Indústria / Tópico] Respondidas
  • X [Inserir Indústria / Tópico] estatísticas para melhorar sua tomada de decisão
  • Aprenda com os melhores: X [Inserir Indústria / Tópico] especialistas compartilham insights

#2 Conheça seu leitor

Se você tem um negócio, já deve ter uma imagem clara do seu cliente ou cliente ideal.

Certifique-se de que você tenha uma sólida compreensão de quem é essa pessoa, ou persona, em termos demográficos – idade, sexo, localização etc. – e psicograficos – atitudes e comportamentos.

Descubra quais são seus maiores problemas e quais soluções eles estão procurando.

  • Que tipo de coisas eles pesquisam no Google?
  • Quais são as alternativas atualmente disponíveis para eles?

Não pule essa etapa, pois, ela é essencial no processo de como escrever um ebook de sucesso.

#3 Planeje seu esboço

Agora que você sabe para quem e sobre o que está escrevendo, pode começar a criar um esboço para o seu e-book.

Comece com um objetivo em mente: o que o seu ebook deve ensinar a seus leitores?

Na introdução você deve definir o cenário do conteúdo. Ela tem o objetivo de atrair os leitores.

  • Sobre o que você vai tratar em seu ebook?
  • Como o leitor se beneficiará ao lê-lo?

Alguns autores dizem que um e-book é simplesmente uma série de postagens de blog costuradas juntas. Embora você deva tratar cada capítulo individualmente, eles também devem se comportar de forma fluida. Ou seja, um precisa estar relacionado ao outro.

A melhor maneira de aprender como escrever um ebook é delineá-lo, pensando nele como um curso intensivo sobre o tópico selecionado. Faça isso antes de começar a escrever seu material.

Levante os tópicos mais relevantes e organize sua linha de raciocínio em capítulos. Coloque no papel e veja se nada está faltando.

Seu e-book não precisa ser muito longo. Escreva o que é necessário para educar efetivamente seu público-alvo sobre o tema selecionado. Se isso requer cinco páginas, ótimo! Se serão necessárias 30 páginas, que assim seja. Só não vá ficar enchendo linguiça!

#4 Escreva o Ebook

O quarto passo de como escrever um ebook, convoca você a pôr a mão na massa!

Fácil né ?! Talvez não.

Escrever um livro é uma daquelas tarefas “importantes, mas não urgentes”, que são adiadas quando se trabalha com prioridades.

Por isso, programe um horário em sua agenda para se dedicar ao ebook. A melhor estratégia é passar uma ou duas horas escrevendo, logo pela manhã, antes mesmo de abrir seus e-mails.

Algumas dicas são importantes para que você aprenda como escrever um ebook de sucesso:

  • Busque estabelecer transições naturais entre um capítulo e outro, de modo que haja uma clara progressão de informações
  • Use palavras-chave no título que enfatizem o valor de seu texto
  • Crie uma linha de raciocínio para seus leitores, distribuindo as informações de maneira quase cronológica. Evite ir e voltar no tex Crie uma linha de raciocínio para seus leitores to
  • Quando apropriado, faça uso de formatações diferenciadas, como listas, texto em negrito, itálico e alterações no tamanho da fonte

#5 Escolha um título atraente

Ao desenvolver um título para seu ebook é melhor não tentar ser excessivamente enigmático! Embora os autores de grandes nomes consigam usar algum tipo de jogo de palavras, isso não será eficaz quando você estiver apenas começando.

Então, foque em 3 dicas principais para escolher seu título:

  • Pense em SEO: utilize uma ferramenta como o planejador de palavras-chave do Google para encontrar as frases que as pessoas estão pesquisando.
  • Certifique-se de que o título do livro seja super claro.
  • Crie um subtítulo para apoiá-lo – um “como fazer” é uma fórmula que funciona bem.

#6 Atente-se para a formatação

Quando você estiver formatando seu livro, pense em seu público e em como o material será distribuído.

A formatação básica inclui:

  • Títulos de capítulos
  • Fontes
  • Parágrafos e assim por diante.

Divida seu texto em capítulos menores com títulos e subtítulos para garantir que a formatação contribua para a leitura.

Se você oferecer o seu livro como um download gratuito, a formatação mais simples que você pode fazer é converter seu documento em um PDF. Se você adicionou imagens ou gráficos, verifique se eles estão aparecendo como você deseja.

A chave para adicionar imagens e gráficos em um ebook é pensar neles como complementares à sua escrita. Eles devem ser usados ​​para melhorar o entendimento do leitor sobre o assunto que você está abordando.

#7 Revise tudo, mais de uma vez

Você pode produzir um ebook com baixo investimento, mas há duas áreas em que você não quer economizar. A primeira é a edição; a segunda, o design da capa (falaremos mais sobre isso depois).

Para entender como escrever um ebook, é preciso aceitar que eles passam por rodadas e rodadas de edição de conteúdo, edição de texto e revisão.

Uma dica é muito importante: peça para uma outra pessoa fazer as revisões. Você ficará cego para os erros depois de passar todas essas horas trabalhando nesse material.

Erros de ortografia e gramática indicam que seu ebook é pouco profissional e, no mínimo, prejudicam seus negócios em vez de ajudá-los.

#8 Invista em uma bela capa

O segundo investimento importante é um design de capa profissional. Ela é a primeira coisa que as pessoas vêm ao fazer o download do seu ebook. Se a capa não for notada ou se transmitir a imagem de amadora, não haverá muitos cliques.

Busque por um design que comunique claramente sobre o que é seu livro e para quem ele é destinado.

Se você vai distribuir seu livro na Amazon, verifique se sua capa se encaixa nas categorias escolhidas e se destaca como uma pequena miniatura.

#9 Crie uma landing page

Supondo que seu e-book será parte de seu funil de marketing – porque mesmo que seja principalmente por credibilidade, você também pode fazer com que ele auxilie na geração de leads – você deve criar uma landing page para alocá-lo.

Por meio da página de destino as pessoas podem optar por receber o ebook de maneira gratuita (em formato pdf), em troca de seu endereço de e-mail.

Não sabe o que é uma landing page? Resumidamente, e focado no processo de como escrever um ebook, uma página de destino é uma página da web que promove sua oferta e fornece um formulário que, os visitantes precisam preencher com suas informações de contato para acessar seu e-book.

É por meio dessas páginas que você é capaz de converter seus visitantes em leads, que por sua vez, serão utilizados nas demais estratégias de suas equipes de marketing e vendas.

#10 Promova seu ebook

Você pode achar que seu trabalho está concluído depois de ter escrito seu e-book. Infelizmente, se você parar agora, provavelmente não verá os resultados esperados!

É recomendável que você gere um buzz em torno do lançamento de seu ebook. Há muitas táticas para divulgá-lo, entre elas:

  • Comunique o lançamento do livro em suas mídias sociais
  • Dispare um e-mail marketing para os contatos de sua base
  • Invista em links patrocinados: dependendo de quão relevante esse ebook é para sua estratégia, você pode querer investir em anúncios pagos
  • Faça parceria com outros blogs para divulgarem seu ebook
  • Insira um CTA, que encaminhe o usuário para a landing page, em postagens do seu blog, que tenham relação com o tema do e-book, e mais.

Depois que seu conteúdo for lançado e promovido em todos os seus canais de marketing, você também desejará realizar uma análise para avaliar o sucesso de seu produto. Para isso é importante que fique atento às métricas de marketing digital.

Como você viu, aprender a como escrever um ebook, pode ser muito importante para a estratégia de marketing digital da sua empresa, principalmente quando analisamos a sua capacidade de geração de leads.

A LAHAR é um software de automação de marketing digital e possui uma série de funcionalidades como a criação e otimização de landing pages, disparo de e-mail marketing estratégico, painel de palavras-chave e muito mais.

Você também poderá utilizar a nossa plataforma para acompanhar seus resultados de atração, conversão e nutrição de leads e usuários. Analise a evolução do ranking dos seus canais digitais na busca orgânica para cada palavra-chave. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a aumentar a conversão de suas ações.