Como escrever um ebook de sucesso: checklist com 8 passos

Aprender como escrever um ebook de sucesso pode parecer uma tarefa muito difícil, mas a verdade é que seguindo um simples passo a passo você pode começar a escrever conteúdos ricos e relevantes.

Algumas empresas usam o ebook como proposta de valor para converter visitantes em leads.

Profissionais podem usar a ferramenta para iniciar um negócio digital.

Independente do seu motivo, continue lendo este artigo e conheça o passo a passo de como escrever um ebook.

Como escrever um ebook: 8 passos simples para sua publicação

#1 Escolha um tema

Se o objetivo do ebook que será criado é gerar leads qualificados tente não desviar dos assuntos abordados em outros canais, como blog e redes sociais.

Usar ferramentas para blog como o Google Keyword Planner vai ajudar você a entender sobre quais assuntos seu público deseja aprender mais.

Uma outra forma de entender quais temas serão interessantes para seu ebook é analisar quais são os conteúdos mais lidos em seu blog, por exemplo.

Uma outra dica sobre o conteúdo do ebook é segmentar o assunto para atender a um tipo de persona do negócio.

Por último, crie ebooks objetivos e com ensinamentos claros, como “Aprenda a fazer fluxo de caixa em 5 passos”. 

Você deixa clara a proposta de valor e como vai apresentá-la. Ou seja, o usuário sabe o que vai encontrar e se essa informação será útil ou não.

Entretanto, tenha atenção para não ser superficial de mais ou vai transformar seu ebook em um post blog.

Usando o exemplo acima, inclua exemplos de empresas que aplicaram as dicas dadas, ofereça modelos de planilhas prontas, e mais.

#2 Planeje um esboço

Comece definindo o que o seu ebook deve ensinar a seus leitores?

A melhor maneira de aprender como escrever um ebook é criar um esboço, distribuindo o conteúdo que será tratado ao longo dos capítulos.

Defina o que será abordado na introdução, nos capítulos centrais e na conclusão. Faça um levantamento dos tópicos mais relevantes.

Lembre-se de considerar quais imagens você deseja usar em cada parte de seu material. Pode ser interessante criar um infográfico para ilustrar alguns conceitos. Ele deixará seu material ainda mais valioso.

#3 Crie os capítulos

Ao aprender como escrever um ebook, organize os capítulos de forma que a cada etapa o leitor sinta que está aprendendo algo novo. Isso se chama progressão de informações.

Tente organizar o material em ordem crescente de informação. Assim seu leitor vai sentir que está aprendendo algo novo a cada parte do conteúdo.

Não faça capítulos muito grandes e inclua títulos e subtítulos para deixar a leitura mais agradável.

O aspecto de bloco de texto só funciona com os livros tradicionais e impressos (mesmo assim não em todos os casos). Ebooks precisam de quebra de leitura, design e diagramação. 

#4 Atenção ao título

O título de um ebook é como o campo de assunto de um e-mail. É ele quem faz o leitor realmente se interessar a começar a ler o material.

Para isso considere alguns aspectos como:

  • use uma ferramenta como o planejador de palavras-chave do Google para encontrar os termos que estão sendo pesquisados por seu público-alvo;
  • seja claro e direto sobre o que o leitor irá encontrar no interior do material;
  • crie um subtítulo para ajudar a transmitir mais informações.

#5 Revise o conteúdo

A revisão de conteúdo de um ebook é uma tarefa chata porém necessária, no processo de como escrever um ebook de sucesso.

Peça para uma outra pessoa – idealmente que conheça regras de português e domine o assunto – para fazer as revisões. Erros gramaticais podem diminuir a credibilidade do material produzido.

É bastante comum que depois de um tempo trabalhando no material a gente pare de enxergar os erros! Por isso essa segunda pessoa é fundamental para a revisão final.

#6 Crie uma capa

“Não julgue um livro pela capa!”. Mas garanta que o seu ebook tenha uma capa que atrai olhares!

Junto com o título, a capa do ebook é a primeira coisa que as pessoas vêm ao fazer o download do seu ebook, por isso ela deve dar um aspecto profissional ao material.

Lembre-se: não é porque um ebook foi baixado que ele será lido! Logo, investir em uma capa de qualidade é fundamental para fazer as pessoas lerem o conteúdo que você demorou tanto a produzir.

Talvez seja importante contratar um designer para essa etapa de como escrever um ebook.

Se você vai distribuir seu livro na Amazon, verifique se ela se destaca como uma miniatura.

#7 Crie uma landing page

Se o e-book produzido é parte de uma estratégia de Inbound Marketing você deve criar uma landing page para captar os leads que desejam fazer o download do conteúdo.

A landing page é uma página voltada para a conversão de visitantes em leads, com uma proposta de valor (o ebook) e um formulário para captação do contato.

Após criar seu ebook você deve hospedá-lo em uma landing page e fazer todo o trabalho de divulgação do material.

Como escrever um ebook

#8 Divulgue seu ebook

Após todas as etapas de como escrever um ebook é hora de levá-lo até seu público.

Para isso recomendamos um mix de estratégias como:

  • compartilhamento em redes sociais;
  • links patrocinados;
  • produção de conteúdo para blog com backlink para o ebook;
  • envio de e-mail marketing com CTA para a landing page do material.

Depois que seu conteúdo for lançado e promovido em todos os seus canais de marketing, você também desejará realizar uma análise para avaliar o sucesso de seu produto.

Para isso é importante que fique atento às métricas de marketing digital.

Como você viu, aprender a como escrever um ebook, pode ser muito importante para a estratégia de marketing digital da sua empresa, principalmente quando analisamos a sua capacidade de geração de leads.

A LAHAR é um software de automação de marketing digital e possui uma série de funcionalidades como a criação e otimização de landing pages, disparo de e-mail marketing estratégico, painel de palavras-chave e muito mais.

Você também poderá utilizar a nossa plataforma para acompanhar seus resultados de atração, conversão e nutrição de leads e usuários. Analise a evolução do ranking dos seus canais digitais na busca orgânica para cada palavra-chave. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a aumentar a conversão de suas ações.