Como fazer um blog dar dinheiro: 7 maneiras fáceis [+ BÔNUS estratégias de marketing]

Ter um blog, pessoal ou empresarial, pode ser um hobby (uma ótima maneira de expressar sua paixão por um assunto) ou mesmo parte da sua estratégia de marketing digital. Mas, um blog também pode ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro. Quer saber como? Neste artigo vamos te ensinar 7 maneiras de como fazer um blog dar dinheiro.

Além das dicas de como fazer um blog dar dinheiro, também iremos destacar 7 estratégias de marketing digital que você deve aplicar em seu blog, seja ele pessoal ou de negócios, para consolidar o seu nome, manter bons números de acesso e engajamento. Então, vamos lá! Anote tudo!

Como fazer um blog dar dinheiro: 7 coisas que blogueiros de sucesso fazem

1. Crie um diretório de negócios

Quais tipos de produtos ou serviços o seu público frequentemente pede recomendações? Compile uma lista e, em seguida, aborde empresas relevantes para se inscrever no diretório de negócios. Uma ferramenta como o Business Directory Plugin facilita o início.

Com o Business Directory Plugin você é capaz de aumentar a interação em seu site, melhorar a retenção de clientes e adicionar uma seção geradora de receita.

O Business Directory Plugin permite que você construa:

  • um diretório local
  • um diretório de provedores de negócios
  • um diretório de negócios de estilo Yellow Pages
  • seções de conteúdos semelhantes, entre outros.

Como fazer um blog dar dinheiro

2. Promova um produto afiliado

As vendas de programas de afiliados constituem uma grande parcela de receita para a maioria dos grandes blogueiros.

Como afiliado, você promove o produto ou serviço de outra pessoa para seus leitores. Você vincula esse produto ou serviço usando seu link de afiliado exclusivo. Quando alguém clica nesse link e faz uma compra (ou conclui uma ação desejada definida pela empresa), você ganha uma comissão.

Existem milhares de programas de afiliados que você pode participar. A Amazon, por exemplo, tem a Amazon Associates, no qual você é pago quando os leitores compram produtos da Amazon através de seus links.

O marketing de afiliados é um dos fluxos de renda favoritos e mais rentáveis. Você pode destacar produtos ou serviços que usa e adora sem ter que fazer o trabalho de criar ou manter esse produto por conta própria.

3. Venda um espaço publicitário

Essa é a estratégia pela qual a maioria dos blogueiros começa, quando procura monetizar seu blog. No entanto, tenha em mente que você não está limitado a vender anúncios em banners.

Considere outras áreas que você poderia alugar: espaço no pop-up de entrada ou saída, cabeçalhos de mídia social, espaço em seus e-mail marketing.

As empresas querem colocar seu produto na frente de clientes em potencial. Eles podem estar interessados ​​em anunciar em seu blog se seus leitores forem seus clientes ideais. Aqui estão algumas maneiras de incorporar publicidade em seu blog:

  • Display Ads – banners na sua barra lateral, cabeçalho, rodapé ou dentro do seu conteúdo.
  • Brindes e análises – As empresas fornecem produtos gratuitos (e, com sorte, compensação monetária) e você destaca esse produto em seu blog.
  • Postagens patrocinadas ou publieditoriais – As empresas pagam para você escrever postagens mencionando elas ou seus produtos.
  • Boletim de notícias / vídeos / patrocínios – Anúncios em e-mails ou mini comerciais em vídeos ou episódios de podcast.

4. Ofereça serviços

Outra maneira de como fazer um blog dar dinheiro é comercializando o conhecimento adquirido. Como? Alguns blogueiros usam seus conhecimentos relacionados ao tópico do seu blog para prestar serviços remunerados. Eles são pagos quando outros os contratam.

Os serviços podem ser oferecidos presencial ou virtualmente. Por exemplo:

  • Palestras – Muitos blogueiros realizam palestras como resultado do trabalho desenvolvido em seus blogs.
  • Assistência virtual – Se seu blog é sobre finanças, por exemplo, pode cobrar por hora para realizar uma consultoria de investimentos para pessoas que querem começar a investir. Esse trabalho, pode ser realizado por Skype e você deve cobrar por hora de consultoria.

Oferecer um serviço é uma excelente resposta para o questionamento; “como fazer um blog dar dinheiro?”.

  • Os custos iniciais são baixos
  • Pouco ou nenhum estoque é necessário
  • Você é pago por uma habilidade que você já tem

5. Escreva posts patrocinados

À medida que você constrói seu blog, espere receber várias solicitações de postagens patrocinadas por parte de empresas que procuram atingir o público que você tem.

Esses anúncios fazem parte do que os profissionais de marketing chamam de Native Ads, ou seja, quando a publicidade tem o mesmo visual de um conteúdo qualquer do canal.

Os posts patrocinados podem ser uma maneira altamente eficaz das empresas alcançarem suas personas de maneira não ameaçadora – e podem ser uma maneira altamente eficaz de como fazer um blog dar dinheiro.

Apenas se certifique de que as postagens sejam realmente interessantes e relevantes para o seu público e que você divulgue a natureza patrocinada da postagem.

6. Webinars

Embora muitas empresas os utilizem para a geração de leads qualificados, a criação e divulgação de Webinars pagos também é uma opção.

Garanta que você esteja fornecendo a produção de conteúdo relevante de valor excepcional, afinal, com tantos Webinars gratuitos por aí, você precisa oferecer algo muito especial se quiser cobrar por isso.

7. Crie um curso on-line

Que tal desenvolver e oferecer um curso online inteiramente em seu blog? A educação a distância apresenta muitas vantagens, tanto para quem oferece quanto para seus alunos.

Você pode utilizar plugins WordPress como LearnDash e Zippy Courses, bem como outras plataformas EAD para hospedar seu curso.

Algumas dicas são importantes ao utilizar os cursos online em sua estratégia de como fazer um blog dar dinheiro:

  • aprofunde-se no conteúdo
  • tenha atenção com a qualidade da imagem e do som
  • apresente exemplos práticos
  • seja didático
  • tenha uma plataforma que seja capaz de gerenciar seus alunos
  • emita certificados de participação

Uma vez o curso gravado, você pode oferecê-lo permanentemente para os visitantes de seu blog.

Atenção: esteja sempre atento, para garantir que o curso seja atual e tenha as informações mais “frescas” sobre o assunto abordado.

[BÔNUS] 7 estratégias de marketing para fazer um blog dar dinheiro

Agora que você conhece as principais dicas práticas de como fazer um blog dar dinheiro, é importante entender como tornar seu canal desejável para marcas e usuários.

A seguir 7 dicas práticas de estratégias de marketing digital que irão te ajudar a atrair usuários.

    1. Construa um plano editorial e crie conteúdos: saiba do que você vai falar e construa de 5 a 20 posts antes de deixar seu blog público. Isso fará com que os usuários passem mais tempo em seu site, e te dará vantagem para uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa do Google.
    2. Crie uma periodicidade frequente de publicação: nada de deixar seu blog sem atualização por mais de 5 dias.
    3. Tenha uma plataforma estável
    4. Escreva conteúdo otimizado para conversão: ter um blog de sucesso não significa apenas escrever o que você quer. Se você realmente quer aprender como fazer um blog dar dinheiro, você terá que converter visitantes em leads (assinantes).
    5. Utilize estratégias com ímã de chumbo: é um ímã que você pode usar para levar as pessoas a agirem da maneira que você quiser. Na maioria das vezes, você vai ouvir este termo quando se trata de sua lista de e-mail. Um ímã de chumbo é, por exemplo, um ebook para download gratuito, ou outro brinde, dado em troca de um endereço de e-mail.
    6. Crie sua lista de e-mail: uma das ferramentas mais valiosas para um blog de sucesso é sua lista de e-mail. Por meio dela você mantém por perto o leitor, aumenta suas taxas e números de atração, conversão, nutrição e fidelidade.
    7. Publique e crie guest posts: desenvolva conteúdos para sites que comuniquem com o mesmo público que você. Dessa forma você trará o público deles para dentro do seu blog.

Como você viu, manter seus leitores por perto, é essencial para conquistar a confiança necessária de usuários e marcas. Uma estratégia de marketing, centrada na nutrição de leads pode mudar o cenário do seu blog, ampliando sua capacidade de fazer dinheiro com o blog.

A LAHAR é um software de automação de marketing digital e possui uma série de funcionalidades como a criação e otimização de landing pages, disparo de e-mail marketing estratégico, painel de palavras-chave e muito mais.

Você também poderá utilizar a nossa plataforma para acompanhar seus resultados de atração, conversão e nutrição de leads e usuários. Analise a evolução do ranking dos seus canais digitais na busca orgânica para cada palavra-chave. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a aumentar a conversão de suas ações.