Como fazer um blog de sucesso: 8 dicas para ganhar dinheiro

Aprender como fazer um blog de sucesso e ganhar dinheiro a partir da produção de conteúdo dentro desse canal é a vontade de muitas pessoas.

O blog é um canal relevante para as estratégias de marcas, empresas e também para quem deseja produzir conteúdo e criar uma carreira em torno desse sonho. 

Sim, é possível aprender como fazer um blog de sucesso e ter excelentes resultados financeiros, seja na captura de parceiros que queiram ter sua marca divulgada pelo seu canal, ou mesmo a partir da utilização de ferramentas como o Google Adsense.

Entretanto, para que tudo isso ocorra é preciso se preocupar também com outros elementos e, principalmente, com a produção de conteúdo relevante

Como fazer um blog de sucesso

Mas, afinal, como fazer um blog de sucesso? A seguir, listamos oito etapas que devem ser aplicadas e seguidas para alcançar seu objetivo com o canal: 

  1. Escolha um assunto
  2. Escolha uma plataforma adequada
  3. Tenha um domínio próprio
  4. Crie um calendário editorial
  5. Seja parceiro Google Adsense
  6. Crie um menu de contato 
  7. Busque parcerias para produção de conteúdo 
  8. Divulgue o conteúdo em outros canais 

Confira mais detalhes, a seguir. 

1. Escolha um assunto

É claro que antes de começar um blog é preciso estar atento ao conteúdo que será produzido, definindo o tema que será abordado nas publicações. 

Com certeza você já deve ter ouvido falar nos famosos blogs de moda que explodiram há alguns anos, pois bem, atualmente o leque de conteúdos se expandiu e é possível falar de tudo:

  • negócios e empreendedorismo, 
  • games, 
  • pets, 
  • dicas para investimento,
  • filhos, 
  • literatura e mais.  

Por isso, escolha o tema que mais te interessa ou que está mais relacionado aos seus objetivos com o blog. 

O tema do blog vai te ajudar a escolher todo o resto, como nome e identidade visual do canal, além claro, dos temas que serão abordados. 

2. Escolha uma plataforma adequada

Com o tema escolhido é hora de criar o blog em si. Para isso você vai precisar de uma plataforma especializada, como WordPress e Wix. 

Ambos possuem versões gratuitas e pagas, com diferenças importantes, principalmente em relação à personalização do canal. 

O WordPress é a plataforma de blog mais usada no mundo e possui muitos plugins que vão ajudar a tornar seu canal perfeito para suas demandas. 

O WordPress é bastante intuitivo e você não vai precisar de um programador ou desenvolvedor para criar seu blog. Você mesmo pode fazê-lo.

3. Tenha um domínio próprio

Domínio é o endereço do seu blog, por exemplo, “www.meusite.com.br”.

Quando você cria seu blog em uma plataforma pronta ela oferece um domínio que geralmente é “nomedoseublog.nomedaplataforma.com”. Manter esse domínio não é indicado para quem deseja fazer um blog fazer sucesso. 

É importante que você crie um domínio personalizado, e para isso, basta acessar uma ferramenta como a GoDaddy ou Registro.Br, escolher o domínio desejado e integrá-lo ao seu  blog. Para fazer isso, confira o vídeo abaixo.

4. Crie um calendário editorial

Pensar no que vai ser escrito e quando vai ser publicado é um passo fundamental para quem está em busca de como fazer um blog de sucesso. 

Isso vai ajudar você a ter uma constância de publicação, o que contribui muito para aumentar sua audiência, tirar seu blog do papel e rankear melhor as publicações no 

Faça uma lista dos temas que você gostaria de falar e use uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave para escolher assuntos que interessam seu público. 

5. Seja parceiro Google Adsense

Uma das formas mais eficazes de ganhar dinheiro com blog é sendo um parceiro do Google Adsense. 

O Google Adsense é uma plataforma Google na qual você cadastra seu blog gratuitamente e passa a ser um canal onde as publicidades do Ads podem ser veiculadas de acordo com o assunto que você aborda. 

Os anúncios cadastrados pelos anunciantes do Google Ads são transmitidos em canais como blogs e portais, e o seu site pode estar entre eles,

Para entender melhor como funciona e como aproveitar essa funcionalidade, assista ao vídeo abaixo. 

Leia também: Passo a passo: como colocar anúncios do Adsense no blog

6. Crie um menu de contato 

Além de ser um canal de anúncio Google, você também pode ganhar dinheiro por meio da criação de conteúdos pagos, os conhecidos publieditoriais, ou também cedendo espaço de banners no seu blog para empresas que entram em contato direto com você. 

Para que isso aconteça, crie no seu blog um menu com seus contatos, como telefone e e-mail para parcerias. Criar um media kit também é uma forma de estimular potenciais parcerias. 

7. Busque parcerias para produção de conteúdo 

Quando seu blog estiver com um bom volume de conteúdos e acessos, pode ser interessante propor parcerias de produção de conteúdos para outros canais que abordam temas semelhantes ao seus. Atenção, não deixe de escrever no seu canal! Mantenha a produtividade!

Criar conteúdo para um blog parceiro, ter sua assinatura lá e incluir links para o seu blog original, são estratégias que vão atrair uma audiência nova a qualificada para seu canal. 

8. Divulgue o conteúdo em outros canais 

Usar o marketing para redes sociais, por exemplo, para divulgar os conteúdos que você produz é uma das formas de  fazer um blog de sucesso, por isso, use a seu favor e atraia novos usuários, leitores e visitantes. 

Usar o e-mail marketing para anunciar uma nova publicação também é uma boa maneira de manter por perto leitores que já visitaram a sua página em outras ocasiões ou mesmo para divulgá-lo para outros contatos. 

E aí? Já se sente mais preparado para fazer um blog fazer sucesso? Esperamos que nossas 8 dicas tenham contribuído para sua caminhada. 

Para avançar no objetivo de aprender como fazer um blog de sucesso, indicamos que Leia também: 

A LAHAR é um software de automação de marketing digital e possui uma série de funcionalidades além das apresentadas acima, como a criação e otimização de landing pages, disparo de e-mail marketing estratégico e muito mais.

Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a aumentar a conversão de suas ações.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.