Como fazer um texto persuasivo em 6 passos: do tema à conclusão

Você quer convencer o seu leitor de que seu produto é a solução para os problemas dele?

Quer que o usuário preencha um formulário para fazer o download de um ebook?

Deseja que o lead clique no CTA do e-mail marketing para falar com um consultor?

Tudo isso depende da sua capacidade e conhecimento sobre como fazer um texto persuasivo.

Como o próprio nome sugere, o objetivo principal de escrever um texto persuasivo é convencer o público sobre um certo ponto.

Este tipo de redação também é conhecida como ensaio argumentativo, ou seja, espera-se que você use argumentos suficientes para defender sua posição.

Mas, você sabe como fazer um texto persuasivo?

Como prender seu leitor e fazer com que ele acredite em você e tome seu lado do argumento?

Como escrever um texto tão convincente que vai fazer o usuário agir de acordo com o que você espera? Ou seja, que vai convencer ele a clicar no CTA, preencher seus dados em um landing page, pedir o contato de um consultor?

Continue lendo este artigo para descobrir as principais dicas de como fazer um texto persuasivo.

6 passos práticos de como fazer um texto persuasivo

Etapa 1: preparação

Antes de começar a escrever, seja um ebook, um post blog ou um anúncio, você precisa se planejar, para isso:

Escolha um tópico

O assunto deve ser contraditório, ou seja, deve ter mais de um ponto de vista possível.

Certifique-se de que seu tópico seja específico. Por exemplo, os tópicos “porque fazer um planejamento estratégico” ou “as vantagens da computação em nuvem para uma pequena empresa”, são ótimas opções para quem busca algo que não é super amplo.

Escolha o lado em que você está

Agora, sua tarefa é escolher sua perspectiva e convencer o leitor de sua legitimidade e supremacia lógica em comparação com outros pontos de vista.

Certifique-se de que você pode defender sua posição.

No caso de você achar difícil considerar defesas sólidas contra os contra-argumentos do oponente, talvez seja o momento certo para repensar o tópico que você escolheu.

Escolha um argumento que apela às emoções humanas

Usando esse gatilho, você dará ao seu público a chance de se conectar com o que está dizendo.

A realidade é que as pessoas argumentam racionalmente muito raramente, o que significa que fazê-las mergulhar emocionalmente em seu ponto de vista é uma maneira incrível de fazer com que seu leitor mude de ideia.

Sem dúvida, você terá que fornecer argumentos racionais em seu ensaio argumentativo, mas as coisas serão difíceis caso você apresente o tópico que nunca desperta sentimentos.

Aprofunde-se no assunto, no artigo;Como usar gatilhos mentais: 5 exemplos para vender mais”.

Imagine seu público

De que lado do argumento eles estão?

O que você presume: eles vão concordar ou discordar da sua perspectiva, ou serão indiferentes ou indecisos?

Você precisará dessa informação para entender o quão forte deve ser sua evidência.

Faça uma pesquisa completa

Encontre evidências robustas que apoiem ​​sua posição. Podem ser:

  • fatos;
  • dados de uma pesquisa;
  • argumentos lógicos;
  • declarações de especialistas, e mais.

Às vezes, inserir fragmentos de sua experiência pessoal pode ser útil, mas ela deve ser mesclada com outras informações.

Pense nas objeções que seu leitor pode levantar

Ao elaborar um ensaio convincente, você deve tentar anular essas objeções com evidências mais fortes. Antecipe seus contra-argumentos e refute-os com antecedência.

Organize sua evidência

Reforce os argumentos mais fortes no final do texto, a fim de livrar seu leitor de quaisquer dúvidas.

Estas são algumas etapas gerais de como fazer um texto persuasivo. Sem elas, você simplesmente não escreve um texto convincente.

Ainda assim, se você quiser que seu conteúdo atinja o alvo e mude a maneira como seu leitor pensa, você precisa de algumas outras táticas.

Abaixo, compartilhamos algumas dicas sobre como tornar o conteúdo mais convincente.

Etapa 2: estruture seu ensaio

Antes de começar a trabalhar em sua redação, você deve considerar a elaboração de sua estrutura primeiro.

Saber como dividir seu texto e como posicionar seus argumentos, é tão importante quanto saber o que escrever (definido no tópico 1).

As técnicas usadas para transmitir uma mensagem e alcançar uma audiência de maneira a produzir um resultado, é chamada de Copywriting. Se você é o profissional que aplica essas técnicas, você é o Copywriter.

Lembre-se que os parágrafos do corpo do texto devem corresponder aos seus principais argumentos. Por exemplo, quando você tem um artigo com 5 parágrafos:

  • certifique-se de que os parágrafos 2, 3 e 4 se baseiam em um argumento cada;
  • considere abordar um possível contra-argumento no terceiro parágrafo, a fim de tornar seu raciocínio mais convincente.

Você deve estar ciente não apenas do seu lado do argumento, mas também do seu oponente. Refute os pontos contrários ao que você defende usando argumentos ainda mais fortes. Você pode até mencionar os contra-argumentos antes de respondê-los.

Se você é um profissional de marketing, precisa dominar essas e outras técnicas, por isso sugerimos que leia também o artigo; O que é Copywriting: 9 técnicas para converter mais e agora!”

Passo 3: Escreva a introdução

O 3º passo de como fazer um texto persuasivo é o que vai fazer seu leitor passar das primeiras 3 linhas.

De nada adianta criar um texto excepcional e ninguém ler além do primeiro parágrafo.

Então, se você está escrevendo um post, deve pensar em como escrever introdução para blog que seja eficaz e faça seu leitor prosseguir.

Aconselhamos você a começar seu parágrafo de abertura com um gancho, um chamariz para o seu leitor. Você pode:

  • inserir uma citação de algum autor importante do setor;
  • introduzir um fato curioso;
  • inserir algumas estatísticas recentes;
  • usar os gatilhos mentais para criar senso de urgência no leitor.

Seu gancho é a primeira frase que pode ajudá-lo a convencer seu público.

Não se esqueça de uma transição para a parte do corpo do ensaio. Use a última sentença de cada parágrafo para passar suavemente para o próximo parágrafo.

Etapa 4: escreva o corpo do conteúdo

Todo parágrafo de “corpo” deve ser solidamente focado em uma única evidência.

Certifique-se de incluir referências e fatos para apoiar cada um de seus argumentos.

Use a regra prática: toda vez que você apresentar uma alegação dê suporte a ela. Uma das melhores maneiras de lidar com isso é inversa. Certifique-se de que sua evidência leve você e seus leitores a seus argumentos.

Crie seus parágrafos de “corpo” para justificar seus pontos e fornecer suas evidências. Verifique como todos os parágrafos fluem juntos.

Use bullet points quando precisar listar mais de 3 tópicos. Isso dá fluidez ao texto e ajuda o leitor a entender com mais clareza seus argumentos.

Como fazer um texto persuasivoA sugestão é que você garanta que os pontos dos textos persuasivos sejam naturalmente apresentados um após o outro.

Passo 5: elabore a Conclusão

Então, demos algumas dicas sobre como fazer um texto persuasivo e escrever uma introdução e um corpo de texto que atendam ao seu objetivo. Agora, vamos ao ponto final – como terminar seu artigo.

As principais dicas para encerrar seu texto são:

  • reformular sua tese, reforçando seu ponto de vista;
  • resumir seus pontos principais (neste caso, seus principais argumentos).

Para apimentar tudo, tente trazer algo novo para seu leitor, a fim de que ele se pergunte: “o que vem depois?”.

Para ajudá-los em sua caminhada, insira um call to action (uma chamada à ação), que leve o leitor para outro texto, ebook, vídeo, landing page ou queira falar com um consultor.

Etapa 6: finalize seu texto

OK, você completou seu texto persuasivo e chegou a hora de uma revisão efetiva.

Quando você revisa sua redação, tem que garantir que o material seja absolutamente apropriado:

  • ao seu público-alvo;
  • ao contexto do artigo;
  • ao objetivo que você tem com o material.

Algumas dicas podem te ajudar no processo de revisão:

  • comece lendo o seu projeto para si mesmo parágrafo após parágrafo. Faça isso em voz alta para ter certeza de que seu texto diz o que você planejou dizer;
  • preste a devida atenção à maneira como você usa vários tipos de frases, como escolhe as palavras certas para o texto e como você tende a expressar o que está em sua mente;
  • não hesite em mudar o que você acha que deve ser mudado. Sinta-se à vontade para mudar a localização ou ordem das frases, adicionar ou apagar palavras e ideias, ou consertar qualquer outra coisa, para tornar o artigo melhor e mais conciso;
  • se possível peça que outra pessoa verifique seu trabalho para lhe dar um novo ponto de vista sobre sua escrita.

Considere as seguintes perguntas como parte do processo de revisão:

  • A introdução, o corpo e a parte final do ensaio incluem uma ideia principal claramente apresentada com fatos, explicações e detalhes fortes?
  • Seu conteúdo inclui algum erro de linguagem – ortografia, pontuação ou gramática?
  • Você removeu todos os erros que não permitem que seu público entenda o texto?

Resumindo, a “fórmula” de como fazer um texto persuasivo é simples:

  • apresente seu ponto de vista sobre um tema controverso;
  • apoie seus argumentos com fortes evidências;
  • sempre mantenha seus oponentes em mente.

Outras informações importantes sobre como fazer um texto persuasivo no marketing

Como já explicamos acima, ao escrever um texto persuasivo, o objetivo do autor é influenciar o leitor a compartilhar de sua opinião ou convencê-lo a fazer algo.

Um texto persuasivo bem-sucedido alcançará o leitor no nível emocional.

Palestrantes persuasivos não estão necessariamente tentando converter o leitor ou ouvinte a mudar completamente suas mentes, mas sim fazer com que ele considere uma ideia de maneira diferente.

Embora seja importante usar argumentos confiáveis ​​apoiados por fatos, o escritor persuasivo quer convencer o leitor ou ouvinte (em caso do post em áudio, por exemplo) de que seu argumento não é simplesmente correto, mas também convincente.

Quando falamos de como fazer um texto persuasivo para uma empresa, ou seja, quando você escreve para o blog de um negócio, o objetivo supremo é fazer com que o leitor considere sua empresa, ao buscar soluções para seus problemas ou desafios.

Entretanto, no marketing, é preciso que você como profissional redator, ou melhor, copywriter, entenda que o usuário pode estar em diferentes etapas do funil de vendas.

Com isso em mente, seu objetivo deve ser produzir textos convincentes o suficiente para fazer com que seus leitores se movimentem por essas etapas, do todo até o fundo do funil.

Se você ainda não conhece o conceito de funil dentro de marketing,  sugerimos que leia o artigo, Funil de compras: entenda o que é e como utilizá-lo para aumentar a taxa de conversão de seu negócio”.

Assim como em qualquer outra estratégia de marketing, para aprender como fazer um texto persuasivo você precisa considerar quem é o público que vai ler o material. Nisso, o funil apresentado acima também ajuda muito.

Com ele, você vai compreender o que seu leitor deseja no momento em que acessa seu artigo.

Entender o que uma pessoa precisa e saber como oferecer uma solução, é o primeiro passo para convencê-la a fazer alguma coisa.

Para começar a escrever, então, você deve ter em mãos as personas que quer atingir. Assim você criará textos que vão chamar atenção dos usuários certos.

Neste artigo, percorremos os passos essenciais de como fazer um texto persuasivo e preparamos algumas dicas para cada parte do seu artigo. Agora é a sua vez de usar tudo isso, na prática e criar um texto persuasivo poderoso.

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