Como fazer um texto persuasivo em 6 passos: do tema à conclusão

Como fazer um texto persuasivo? Ter bons argumentos e usar técnicas de copywriting fazem parte da resposta para essa pergunta, mas não são os únicos aspectos a serem considerados.

Criar um texto persuasivo deve ser uma preocupação para todo profissional de marketing.

Na verdade a persuasão é parte do objetivo principal das ações de marketing desde o tempo dos anúncios a lacompre batom”.

Entretanto, os tempos mudaram e hoje uma frase de efeito dificilmente convencerá seu cliente a comprar seu produto.

Nesse novo cenário de clientes mais exigentes e preparados para a compra, o marketing de conteúdo surgiu para ajudar você a convencer usuários.

Entretanto, no lugar de slogans simples e curtos, temos a necessidade de convencer por meio de argumentos.

É por isso que criamos este guia: desejamos ajudar você a aprender como fazer um texto persuasivo dentro dessa nova realidade do marketing

Como fazer um texto persuasivo: x dicas simples e eficazes!

1. Saiba para quem você está escrevendo

Como você pretende convencer alguém sobre algo se você não sabe nem quem é a pessoa com a qual está falando?

Conhecer suas personas é fundamental para compreender quem é o público com o qual você deseja falar.

Essa análise vai permitir que você compreenda quais são:

  • seus objetivos;
  • suas necessidades;
  • desejos;
  • dúvidas.

Com isso em mãos tudo fica mais fácil, inclusive definir o que será escrito. 

Ao saber quem é seu público e quais são as suas dúvidas e aflições você poderá criar textos que vão chamar atenção dos usuários certos.

2. Considere as diferentes etapas do funil de vendas

Personas podem estar em diferentes fases da jornada do cliente.

Por isso é importante que você desenvolva conteúdos para cada uma das etapas do funil de vendas.

Como fazer um texto persuasivo

Faz parte da compreensão de como fazer um texto persuasivo entender quais as dúvidas e saná-las no momento certo.

Clientes em fases diferentes possuem dúvidas diferentes.

Com isso em mente, seu objetivo deve ser produzir textos convincentes que ajudem a levar leads e usuários ao fundo do funil.

Se você ainda não conhece o conceito de funil dentro de marketing,  sugerimos que leia o artigo, Funil de compras: entenda o que é e como utilizá-lo para aumentar a taxa de conversão de seu negócio”.

3. Defina o assunto

A próxima etapa para fazer um texto convincente é a escolha do assunto.

A análise de personas e o funil de vendas ajudam a chegar aqui, mas não representam tudo.

Usar plataformas como o Google Keyword Planner vai ajudar você a entender quais assuntos estão em alta nas buscas no mecanismo de pesquisa e, consequentemente, vai auxiliar em sua estratégia de SEO.

Entretanto, não apenas para isso a ferramenta serve. Mais uma vez você vai poder identificar quais as principais dúvidas de seus clientes em potencial e criar conteúdos específicos e completos.

4. Defina o argumento central do texto

Você já tem o assunto, mas qual é o argumento que você irá defender?

Reúna uma lista de dados, informações, depoimentos que ajudem a provar que esse argumento é forte e deve ser o adotado pelo leitor.

Cite também argumentos contrários e “desmanche-os”.

Isso é muito importante para que  leitor veja que sua pesquisa foi profunda e para que ele sai do seu texto sem “pulgas atrás da orelha”.

Pense nas objeções que seu leitor pode levantar e responda-as.

5. Apele para as emoções humanas

Nem tudo é razão quando falamos sobre como fazer um texto persuasivo.

Usar gatilhos mentais que estimulem as emoções e se conecte realmente com o leitor.

A ideia é que você use argumentos racionais para reforçar suas ideias e argumentos, mas combine uma dose de sentimento e emoção para trazer o leitor, definitivamente, para você.

Por exemplo, você está tentando provar que um software de gestão financeira para microempresas vai permitir que o empreendedor tenha mais tempo para a vida pessoal? Uma forma de usar a emoção é falar sobre os momentos em que ele deixa de estar com o filho para fazer balanços de fluxo de caixa…

Não seja apelativo. Use essa estratégia com sabedoria e elegância.

Aprofunde-se no assunto, no artigo;Como usar gatilhos mentais: 5 exemplos para vender mais”.

6. Aplique técnica de copywrting

O copywriting é um conjunto de técnicas de escrita usadas para transmitir uma mensagem e alcançar um público de maneira a produzir uma ação.

Os redatores web geralmente são copywriters. Eles sabem como organizar o texto de forma a convencer o leitor sobre seus argumentos.

Umas dessas técnicas é usar bullet points quando precisar listar mais de 3 tópicos. Isso dá fluidez ao texto e ajuda o leitor a entender com mais clareza seus argumentos.

Como fazer um texto persuasivo

Se você é um profissional de marketing e deseja aprender como fazer um texto persuasivo, vai precisar dominar algumas técnicas dessa área.

Para isso sugerimos que leia o artigo; O que é Copywriting: 9 técnicas para converter mais e agora!”

7. Crie uma boa introdução

As primeiras linhas do seu texto são decisivas. Elas irão determinar se um leitor irá continuar a ler seu texto ou irá procurar outra fonte que responde melhor a sua pergunta.

De nada adianta criar um texto excepcional e ninguém ler além do primeiro parágrafo.

Por isso, a busca por como fazer um texto persuasivo deve começar com a  introdução do blog.

Entre as técnicas que você pode aplicar estão:

  • usar um argumento que desperte emoção, por exemplo, uma frase que comece com “você já passou por isso”, “já deve ter vivido aquilo”. Conhecendo bem sua persona você vai saber quais frases usar.
  • use dados e pesquisas atuais que comprovem seu argumento.

8. Finalize seu artigo com maestria

Você está neste guia de como fazer um texto persuasivo, porque?

Para convencer seu leitor sobre seu argumento.

Esse convencimento, geralmente, gera uma ação.

Essa ação deve ser estimulada, principalmente, no final do texto.

Assim como a introdução, a conclusão de um conteúdo é fundamental para “amarrar o leitor” e impedi-lo de sair da sua página sem fazer algo que confirme que ele compreendeu e concordou com o que você disse.

Resumir os principais pontos do seu argumento é uma boa forma de concluir um texto. Entretanto, aproveite para instigar seu leitor a fazer algo, seja:

  • ler outro artigo;
  • se inscrever em um curso;
  • baixar um ebook;
  • comprar seu produto.

Mesmo que seu artigo tenha sido convincente você vai precisar se esforçar para mostrar que o usuário pode aprender mais se seguir o caminho que você está indicando!

Como tornar ter melhor ROI com conteúdo?

Neste artigo, percorremos os passos essenciais de como fazer um texto persuasivo e preparamos algumas dicas para cada etapa do seu artigo.

Agora é a sua vez de colocar tudo isso em prática e criar um texto persuasivo poderoso.

A LAHAR é um software de Inbound Marketing que utiliza estratégias de produção de conteúdo e automação de marketing digital, para auxiliar você a ampliar os seus resultados de vendas e aumentar a produtividade das suas ações.

Já que estamos falando sobre informações relevantes, a seguir apresentamos, um outro formato de material. Um exemplo de como usar um case de sucesso como um conteúdo relevante para seus leads: