Como funciona uma consultoria de inbound marketing? Devo contratar para a minha empresa?

Convenhamos, é praticamente impossível uma empresa sobreviver nos dias de hoje sem marcar presença no universo digital.

Mas só estar presente não basta, para realizar vendas e conquistar novos clientes é preciso ter relevância. Ou seja, não basta criar um site e um perfil nas redes sociais para a sua marca, você necessita ter um planejamento para atrair visitantes que possuam potencial de se tornarem clientes do seu negócio.

Mas como atingir esses resultados? O ideal é contar com pessoas especializadas no assunto e, para isso, uma das melhores opções é a consultoria de inbound marketing.

Empresas que investem – e colocam em prática – ações de marketing de conteúdo conquistam mais visitas e mais leads do que as que não adotam essa estratégia. E isso é até meio óbvio, visto que o inbound marketing é uma estratégia focada justamente em atração de leads.

Se você deseja adotar essa prática na sua organização, mas não sabe quais os primeiros passos que devem ser dados, a consultoria de inbound marketing pode ser a solução dos seus problemas.

Para saber mais sobre o que é consultoria, como funciona e quais os benefícios que esse serviço pode gerar para a sua empresa, leia este artigo até o final. 

Consultoria de Inbound Marketing: o que é?

As consultorias de inbound marketing oferecem suporte à empresas para aumentar suas vendas e gerar engajamento com a marca.

Entre os serviços prestados pela consultoria de marketing o que mais se destaca é a geração de conteúdo para blogs, redes sociais, newsletters, entre outros canais.

Mas, afinal, como esse conteúdo pode contribuir com suas estratégias de marketing? 

O objetivo do inbound marketing é gerar interesse e engajamento entre os consumidores, por meio de conteúdos qualificados e, dessa maneira, criar relacionamento com os usuários, aumentar a interação nas redes e conquistar novos negócios. 

O trabalho do consultor de inbound marketing, por meio da consultoria, é justamente mostrar a melhor maneira de criar conteúdos relevantes para o público da sua empresa, a necessidade de otimizar seus canais de venda e relacionamento por meio de técnicas de SEO e, ainda, realizar uma análise da comunicação já existente.

Ao transformar todos os canais de sua empresa em uma fonte de conhecimento e engajamento de conteúdos – e não de produtos – sua marca ganha relevância, melhora cada vez mais sua reputação e, consequentemente, fecha mais negócios. 

Em resumo, uma consultoria de inbound marketing irá orientar sua organização sobre como é feita a implementação ou otimização de suas ações de marketing de conteúdo, te ajudando na definição de objetivos, metas e estratégias.

Mas é importante ressaltar: geralmente, consultorias de marketing não executam as ações propostas. Seu foco é montar um planejamento estratégico para o cliente, que fica responsável pela sua operacionalização.

Quais as vantagens de contratar uma consultoria de Inbound Marketing?

As consultorias de inbound marketing possuem expertise que geram novas possibilidades de negócios para as empresas e vem sendo usadas por cada vez mais empresas que buscam atrair, conquistar e fidelizar clientes.

A estratégia de inbound marketing se baseia em atrair a atenção do público por meio de conteúdos relevantes e que agreguem valor, em momentos que o usuário realmente deseje saber sobre aquele assunto.

Ao fornecer informações úteis para os usuários, eles tendem a sentir mais confiança na sua marca e, com isso, permitir que sua empresa se aproxime cada vez mais. 

Aos poucos, por meio desse relacionamento construído dia após dia, sua empresa vai educando os leads e os trazendo para mais próximo da sua marca até levá-los ao momento ideal para a conversão.

Os benefícios dessa estratégia vão muito além da atração de mais visitantes e a consultoria de inbound marketing pode te ajudar. Para conhecer os principais benefícios, continue a leitura do artigo até o final.

Ciclo de vendas mais curto

O tempo que leva desde o primeiro contato com um possível cliente até o fechamento da venda é chamado de ciclo de vendas e, quanto mais tempo ele demora, maior será seu custo com a aquisição do cliente.

Um dos principais benefícios do inbound marketing é justamente definir esse tempo médio necessário para guiar alguém até o momento de compra.

Segundo pesquisa realizada pela Martech 2017, 50,4% empresas de tecnologia que adotam estratégias de inbound  marketing possuem um ciclo de venda menor que 30 dias. Ao comparar com empresas que não utilizam essa estratégia, somente 29,5% têm desempenho parecido.

Ações de marketing com custo mais baixo

Contratar uma consultoria de inbound marketing vai ajudar sua empresa a colocar essa estratégia em prática e, com isso, você perceberá que seus custos com investimentos em marketing irão reduzir.

Isso porque ao produzir e divulgar conteúdos relevantes para pessoas que já possuem interesse no assunto, é mais barato do que, por exemplo, buscar atingir as pessoas comprando espaço em mídias tradicionais.

A melhor parte disso tudo é que essa redução de custo não significa, de forma nenhuma, redução de qualidade ou perda de fechamentos, muito pelo contrário, essa redução de custos e o maior investimento em produção de conteúdo, provavelmente vai impactar numa melhora de resultados do seu negócio.

Avaliação de resultados mais precisa

Muitas vezes, ao fazer uma campanhas de marketing tradicional, voltada para o grande público em geral e sem algum tipo de segmentação, não é possível mensurar de forma precisa o resultado da ação.

Ou seja, quantas vendas resultaram disso?

Já com a estratégia de inbound marketing – utilizada no marketing digital -, é possível identificar de onde veio cada venda – seja de um conteúdo do blog, post nas redes sociais, e-mail marketing, etc. 

Com essas informações em mãos, é muito mais fácil orientar seus esforços e investimentos em ações que trazem mais resultados para o negócio. 

Consultoria de inbound marketing: devo ou não contratar?

A primeira coisa que uma consultoria de inbound marketing faz ao ser contratada é realizar um diagnóstico da comunicação do seu negócio, para entender o que você já faz e o que precisa ser feito e melhorado.

Dentre as ações que uma consultoria de marketing pode propor, estão:

  • definição de metas e indicadores; 
  • definição de palavras-chaves; 
  • sugestão de melhorias de SEO; 
  • planejamento para a produção de conteúdos (em seus variados formatos); 
  • contratação e treinamento para uso de softwares ou plataformas de automação.

Com isso, sua empresa estará pronta para alcançar todos os resultados positivos que uma estratégia bem definida de inbound marketing pode conquistar.

Se é isso o que precisa nesse momento do seu negócio, a resposta é sim, você deve contratar uma consultoria de inbound marketing.

E, quando começar a pôr em prática as ações desenhadas, na hora de contratar um software de automação que te ajude com a operacionalização da estratégia, aposte na LAHAR.

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