5 dicas para criar conteúdos baseados na sua persona

Para toda a ação de marketing a empresa precisa a persona como perspectiva de criação de conteúdo.

No marketing empresarial a persona consiste em criar um perfil do cliente ideal, que simboliza o motivo da produção de determinado produto ou serviço.

Esse cliente, no caso, é aquele que a empresa precisa alcançar, pois ele soma todas as características de um consumidor da marca.

Como são as características da persona

Se você tem uma empresa que faz projeto de instalações elétricas, por exemplo, é um perfil de empresa que tem uma persona muito abrangente, pois atende o setor residencial, industrial e comercial.

Em suma, não existe determinado padrão de público-alvo, faixa etária ou estilo de vida para gerar conteúdo, no que diz respeito a esse tipo de empresa.

Porém existem outros ramos que são mais seletos, uma empresa que faz automação predial, por exemplo, já foca seus esforços em determinadas áreas da construção, buscando parcerias com empresários e flexibilidade no seu atendimento com síndicos de prédio para alcançar o objetivo da venda.

Foi pensando em dar dicas de como criar conteúdos baseados na persona e atrair para sua empresa, que resolvemos produzir esse artigo. Gostou do tema? Então venha conosco e confira. 

5 dicas de como criar conteúdos para persona

1. Coleta de dados

Quanto mais dados você conseguir da persona, seja a situação demográfica, gostos em peculiar ou estilo de vida, média da faixa etária e gênero, mais fácil você conseguirá criar um conteúdo para atrair.

Uma empresa que vende máquinas de solda elétrica, por exemplo, pode fazer um release de uma nova máquina, trabalhar com sua exposição e mostrar as diferenças de uma máquina antiga, é uma forma de criar conteúdo relevante para essa persona. 

2. Apresentação da persona para equipe

Todas as pessoas que vão trabalhar com a criação de conteúdo para persona precisa saber qual é o perfil dela e todos os seus detalhes. 

Faça uma reunião com a equipe, apresente todos os dados coletados e as principais características do perfil. Isso vai ajudar e municiar os colaboradores com ideias e conteúdos relevantes para atingir essa pessoa. 

3. Trabalho de divulgação

A propaganda é a alma do marketing e publicidade, quando fazemos uma propaganda voltada para o nossa persona, precisamos estar atentos aos mínimos detalhes

Utilize os dados coletados para criar uma pauta que converse com esse cliente, cuide da edição e sobretudo a imagem da empresa dentro dessa propaganda. 

4. Entenda as redes sociais

Quando se vai trabalhar com conteúdo em busca de atingir o público-alvo, é também necessário entender mais sobre cada tipo de plataforma e utilizar a que melhor se encaixa no perfil de seu cliente.

Se a propaganda é de roupa para gente jovem, por exemplo, o Instagram é uma das melhores plataformas para propaganda. Agora se é uma empresa que vende fios e cabos elétricos, o facebook e o linkedin serão locais onde seu produto melhor será visualizado, pela característica dos usuários da plataforma. 

5. Busque parcerias de referência

Os youtubers estão em alta e muitas vezes eles são uma porta de entrada para sua persona. 

Buscar pessoas famosas dentro do ambiente digital para ajudar na propaganda de sua marca, pode ser um fator crucial para encontrar sua persona e convidar para ver o conteúdo de sua empresa.

Esperamos que essas dicas venham ajudar a produzir conteúdo para sua persona e as maneiras desse conteúdo ser mais relevante. 

Se gostou do tema compartilhe e nos siga para outras dicas de marketing digital. 

Facebook Comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.