6 dicas de marketing pessoal que todo profissional deve seguir

Algumas pessoas não gostam do termo marketing pessoal, pois, pode soar muito comercial e talvez até um pouco falso. Mas, na verdade, você já tem uma marca pessoal.

Mesmo que você não faça parte de uma empresa, sua marca pessoal existe entre amigos, familiares, clientes, ex-colegas de trabalho.

Quando falamos de branding para empresas, desejamos criar uma personalidade, um estilo de vida e inserir tudo isso nos canais de comunicação, pontos de venda e discurso do negócio. O marketing pessoal é similar.

Assim como o discurso das empresas deve ser autêntico, o seu também precisa desse elemento. O marketing pessoal é sobre potencializar pontos fortes de sua personalidade já existente.

Tomou nota? Então essa já foi a dica de marketing pessoal, número 0!

O que é uma marca pessoal?

A definição tradicional de “personal branding” é um pouco mais ou menos assim: o ato de se promover e promover sua carreira, como marca.

No entanto, o marketing pessoal é muito mais do que apenas marketing.

Ninguém se seria contra à noção de melhorar sua reputação na indústria em que quer prosperar, correto? E, de fato, sua marca pessoal é exatamente isso. Sua reputação.

Alguns pesquisadores da área, entendem que, até 2020, se você não tiver uma marca pessoal online bem construída, as pessoas não vão trabalhar com você.

Pode ser um pouco exagerado, mas a essência desse conceito é sem dúvida verdadeiro.

Dicas de marketing pessoal: 6 maneiras de elevar sua marca pessoal

Sua marca pessoal é mais importante agora do que nunca – mas isso não quer dizer que você tem que procurar se tornar um influenciador.

Você não precisa se tornar famoso para se tornar um profissional com uma marca pessoal.

A seguir, separamos 6 dicas de marketing pessoal para você estimular o crescimento de sua autoridade e controlar a imagem que transmite.

1. Mantenha seus perfis de mídia social em ordem

Garanta que suas páginas do LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter estejam em ordem. Além de outras redes sociais que você está usando para se promover ou divulgar seu conteúdo. Isso inclui:

  • excluir imagens e vídeos que não correspondam à imagem que deseja transmitir;
  • limpar comentários desagradáveis;
  • manter um perfil atualizado e ativo.

Seja cauteloso com as postagens que exibem festas ou algo parecido.

Estamos vivendo em um clima muito sensível e o tom online pode ser facilmente mal interpretado.

Fique atento a essa dica de marketing pessoal, pois, com certeza é uma das mais importantes atualmente.

2. Entenda o seu nicho e público

Parte da construção de sua marca pessoal envolve saber o que você faz bem e com quem deseja se envolver.

Com esses dois itens em mãos, você pode começar a entender como o que você compartilha e o que você comenta, pode ajudar as pessoas em seu nicho.

Agora combine essa percepção com o que você faz bem e há uma oportunidade de construir sua presença online de maneira positiva.

Defina o seu público-alvo, ou persona, e construa uma inteligência em torno do que os leva a agir. Use isso a seu favor, para construir um engajamento digital forte.

3. Postar conteúdo de forma consistente

Sua marca pessoal é composta essencialmente pelo conteúdo que você cria e compartilha, das atualizações do LinkedIn às postagens do seu site (caso tenha um).

Você deve compartilhar conteúdo relevante regularmente, mas apenas quando estiver alinhado com sua personalidade e interesses de suas personas.

As mídias sociais substituíram os cartões de visita, portanto, suas contas devem refletir a marca pessoal que você espera projetar para seu público-alvo.

Você é artístico?

É engraçado?

Pelo que você é apaixonado?

Suas postagens devem refletir sua personalidade.

Outra dica de marketing pessoal é encontrar conteúdo que se alinhe às necessidades de sua comunidade. Compartilhe e proponha uma discussão sobre esse material.

Pense no seu público e no que lhes interessa e, em seguida, forneça conteúdo que eles realmente gostariam de ter acesso.

Consistência é uma obrigação, pois, ajuda a garantir que você está no topo da mente das pessoas que compõem seu nicho.

4. Abrace o conteúdo de vídeo

O conteúdo de vídeo – particularmente o conteúdo de vídeo ao vivo – é indiscutivelmente o melhor meio para transmitir suas mensagens sobre a construção de sua carreira e desenvolvimento de sua estratégia de marketing pessoal.

É também uma ótima maneira de deixar sua personalidade e paixão brilharem.

O vídeo está emergindo como um formato de postagem extremamente popular.

Use as histórias do Instagram e o canal do Youtube, por exemplo, para fornecer uma janela sobre quem você é e o que faz você se destacar das outras pessoas em seu nicho.

5. Networking, Networking, Networking

Você não quer apenas seguidores no Twitter ou conexões no LinkedIn. Você quer usuários que estão envolvidos e informados sobre sua jornada profissional.

Não se esqueça de participar de postagens de outras contas com curtidas e comentários.

Faça perguntas que mostrem que você é um pensador inovador, que presta atenção ao que está acontecendo.

Participe de fóruns de sua área e adicione suas opiniões de maneira instrucional. Ajude a resolver um problema, forneça pesquisas ou dados interessantes. Essas são ótimas maneiras de criar engajamento.

Ao longo do tempo, as pessoas em seu nicho, começarão a reconhecer sua conta e seu nome. Mais um motivo para provar que a consistência é tão importante.

6. Seja autêntico

Por último, mas certamente não menos importante, é a autenticidade.

Nenhuma das dicas de marketing pessoal que listamos aqui, servirá de nada se você não for você mesmo.

Parece clichê, mas sua marca pessoal não deve ser apenas divertida ou excitante  – ela deve ser real.

Deve ser apenas você, em seu ambiente normal, falando sobre o que é importante para você e seu desenvolvimento.

Claro, você deve apresentar esse conteúdo de uma maneira amigável e acessível, mas você nunca deve se desviar de ser você autenticamente. Caso contrário, você corre o risco de parecer falso.

No final do dia, sua marca pessoal é uma das coisas mais importante que você possui. Se você não se sentir confortável com ela, nunca conseguirá a sinceridade e a autoconsciência, que ainda são fatores-chave em todo relacionamento, tanto pessoal como profissional.

Este artigo, foi escrito pela LAHAR, um software de automação de marketing robusto com funcionalidades diversas para a ampliação dos resultados em estratégias de marketing digital.