Aprenda a montar um e-mail de pesquisa de satisfação [GUIA COMPLETO]

Nenhum consumidor pensa igual ao outro e, por isso mesmo, seus pontos de vista são diferentes acerca de um  produto ou serviço – e cada um deles é útil na hora de promover melhorias sobre o que está sendo oferecido pela sua empresa.

Um grande aliado das organizações nesse processo de conhecimento das percepções do consumidor é o e-mail de pesquisa de satisfação.

Afinal, as pesquisas de satisfação ajudam as organizações a compreenderem as opiniões dos clientes de forma mais clara e, consequentemente, melhorar  sua experiência.

A verdade é que, além de avaliar a qualidade do seu negócio e ter insights para melhorias, a pesquisa de satisfação com o cliente é uma maneira de estreitar o relacionamento.

Quer conhecer os tipos de pesquisa de satisfação e aprender como criar pesquisas de satisfação por e-mail? Continue a leitura deste artigo até o final!

O que é um e-mail de pesquisa de satisfação?

Um e-mail de pesquisa de satisfação é um recurso que coleta dados e informações dos clientes. Ele tem como objetivo identificar gargalos e gaps durante sua jornada e, assim, colher percepções e opiniões que, em conjunto, são essenciais para promover uma melhor experiência a eles. 

. Com ele, seu negócio poupa tempo, dinheiro e recursos, além de alcançar um número elevado de pessoas e facilitar sua participação.

Como esse canal facilita tanto a vida do consumidor, sua taxa de resposta costuma ser alta, o que, consequentemente, gera um grande volume de dados coletados.

Há duas formas de fazer a pesquisa de satisfação por email. São elas:

  • Pesquisa no corpo do e-mail: com as perguntas da pesquisa já no corpo do e-mail, o consumidor pode respondê-las sem ter que abrir uma nova aba do navegador. Geralmente, as perguntas para pesquisas de satisfação mais usadas em uma pesquisa via e-mail são fechadas e perguntas de Net Promoter Score (NPS). Este método costuma ter menos de cinco perguntas
  • Convite com link para pesquisa por e-mail: o e-mail possui uma breve descrição da pesquisa e um link para acessá-la. Os usuários que pretendem respondê-la podem clicar no link e serão redirecionados para a página da pesquisa.

Como criar uma pesquisa por e-mail?

Esse processo é bem simples com a ajuda de softwares de automação de marketing como a LAHAR. Com eles, é possível construir relacionamentos de qualidade com seus contatos a partir de como cada um deles interage com sua empresa. 

Aproxime-se no momento certo para o envio da pesquisa de satisfação personalizada de acordo com suas informações pessoais de contato. 

Na LAHAR você pode gerenciar seus contatos em nosso CRM e automatizar ações de disparo de email de pesquisa de satisfação.

Monte um e-mail de pesquisa de satisfação com altas taxas de resposta 

email de pesquisa de satisfação

Antes de mais nada, o primeiro passo deve ser definir qual o seu objetivo com aquele e-mail. Sabendo exatamente aquilo que você deseja alcançar, é mais fácil criar perguntas para pesquisas de satisfação mais assertivas.

Para que os consumidores estejam dispostos a colaborar, elabore pesquisas diretas e coesas. Confira, a seguir, um passo a passo para montar um email de pesquisa de satisfação que converta.

1. Adicione sua marca

Incluir o logo da sua empresa e utilizar as cores da sua paleta de marca em sua pesquisa são fatores importantes para uma apresentação atraente, consistente, de qualidade e que passe credibilidade e segurança ao respondente. 

2. Dedique-se à criação das perguntas para pesquisa de satisfação

  • Defina seu alvo: todas as perguntas devem ser direcionadas para atender ao seu objetivo.
  • Faça uma pergunta para cada assunto: não tente combinar vários itens em uma única pergunta, isso dificulta a compreensão das respostas.
  • Não tente influenciar o usuário: faça perguntas sem opinião e/ou juízo de valor.
  • Seja específico: nada de perguntas vagas que dificultem a mensuração das respostas.
  • Faça no máximo 10 perguntas: pesquisas muito longas podem desestimular os usuários a respondê-la até o fim.
  • Escolha os tipos de perguntas: existe uma variedade de tipos de perguntas, o ideal é que você foque em um ou dois tipos de perguntas por pesquisa, caso contrário você pode confundir o cliente. 
  • Cubra todas as respostas possíveis: se fizer perguntas de múltipla escolha, é fundamental garantir que haja todas as possibilidades de respostas.

3. Chame a atenção!

Dê aquela caprichada na hora de formular as chamadas do email. Confira algumas sugestões de texto de assunto de email:

  • Dê a sua opinião e ganhe um vale presente.
  • Ajude-nos a melhorar a sua experiência. 

4. Seja convincente 

É o corpo do email que contém o texto que convida o destinatário a realizar a pesquisa. Ele precisa ser amigável e oferecer detalhes sobre o questionário.

Confira um exemplo de texto para email de pesquisa de satisfação:

“Olá Fábio,

Obrigado por usar o nosso serviço. Nós ficamos realmente felizes por você ter nos escolhido para fazer parte dos seus planos de viagem. 

Ajude-nos a melhorar, gostaríamos de fazer algumas perguntas sobre sua experiência até agora. Leva apenas 3 minutos e suas respostas nos ajudarão a tornar o NOME DA EMPRESA ainda melhor para você e outros clientes.

Muito obrigado,

[assinatura]

Botão: Responda a pesquisa”

5. Crie um CTA poderoso

A chamada à ação deve ser chamativa e eficiente. Dessa maneira, crie uma frase clara e direta, e opte por botões que, ao serem clicados, redirecionam o usuário direto para a pesquisa. 

6. Segmente seus contatos

Você sabe para quem sua equipe deve enviar o email de pesquisa de satisfação? Há casos que ele pode ser disparado para todo seu mailling, mas há situações em que é melhor enviá-lo para um grupo específico de pessoas, como por exemplo, usuários que adquiriram um produto recentemente..

A segmentação da sua lista de contatos ajuda na hora de obter respostas mais assertivas e gera insumos para trabalhar de maneira efetiva em cima das respostas para transformá-las em ações.

7. Está tudo ok? Hora do envio!

Após verificar seu email e testar os links, está no hora de agendar o envio para quando você deseja que os usuários o recebam.

Tipos de pesquisa de satisfação

Agora que você já sabe o passo a passo para montar seu email de pesquisa de satisfação, conheça alguns tipos de pesquisa para escolher o que melhor se adequa às preferências da sua audiência.

Feedback: essa é uma das melhores formas de conhecer o grau de satisfação do seu cliente, pois por meio do feedback ele expressa toda a sua experiência e fornece mais detalhes do que seria possível em uma pesquisa fechada.

Formulário do Google: esse tipo de pesquisa permite a criação de modelos mais personalizados, o que pode ajudar seu negócio na compreensão de alguns aspectos de forma mais precisa.

Net Promoter Score: prática e rápida essa opção é capaz de apontar a lealdade e a satisfação dos clientes com uma única pergunta. Com esse tipo de pesquisa é possível dividir os clientes em três categorias: promotores, neutros e detratores.

Escala Likert: esse tipo de pesquisa trabalha com a distribuição de votos em relação a seu serviço. Esse modelo pede ao usuário que ele concorde ou discorde de determinada afirmação em uma escala de 1 a 5, onde 1 é nunca e 5 é sempre.

Pronto para colocar em prática?

Para te ajudar a colocar em prática essa estratégia de email de pesquisa de satisfação é fundamental usar um software CRM como seu aliado.

A LAHAR pode te ajudar a garantir a satisfação do consumidor além de automatizar o processo de disparo de emails de pesquisa de satisfação. 

Tome melhores decisões baseadas nos resultados das pesquisas e nas métricas de desempenho de marketing obtidas em nossos relatórios automáticos.

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