Visualização de dados: as melhores ferramentas para criar infográficos

Imagine que você é um deus criador de infográficos e pode pegar 1.000 palavras e ajudar as pessoas a digerir essas informações em apenas alguns segundos. Com as ferramentas para criar infográficos corretas, essa transformação de conteúdo fica ainda mais fácil.

Um infográfico, dito de forma simples, é uma maneira criativa de pegar “mil palavras” e organizá-las usando uma imagem. Atualmente, os leitores estão procurando acesso rápido a informações relevantes.

Os visitantes de sites amam esta forma de apresentação que está rapidamente ganhando popularidade. E em alguns casos, tornando-se a forma padrão de comunicação, ao invés de páginas longas de texto.

A infografia surgiu como uma das formas mais populares de marketing de conteúdo na mídia digital contemporânea.

Por que você deveria se importar com infográficos

  • Nós recebemos 5 vezes mais informações do que em 1986 e estamos 80% mais dispostos a ler qualquer coisa com cores. Infográficos são ótimos com cores;
  • 45% mais usuários clicarão em um link, se ele tiver um infográfico;
  • Eles nos ajudam a conseguir inbound links valiosos.

Mas os leitores não são os únicos com restrições de tempo e uma inclinação para maneiras rápidas e fáceis de consumir informações.

E se você, o criador de infográficos, também tiver pouco tempo e precisar de uma maneira mais simples e rápida de criar belos infográficos em um instante? Esqueça o Photoshop e outras ferramentas demoradas.

Vamos dar uma olhada em como criar infográficos com as melhores ferramentas disponíveis online.

7 ferramentas para criar infográficos

1. Visme.co

ferramenta-infografico-visme

O Visme é uma ferramenta para criar infográficos super legal que permite criar apresentações interativas, infográficos, banners publicitários, animações, layouts de clientes e muito mais.

É particularmente bom para infográficos, graças à biblioteca de ícones, imagens e fontes e à facilidade com que seu trabalho finalizado pode ser compartilhado online com seu público.

É um aplicativo altamente recomendado pelo Coursework Spot, um serviço que oferece pesquisas acadêmicas. Se você não está preparado para um monte de alterações, edições, adições ou subtrações, basta editar o texto e clicar em publicar. Você também pode inserir diretamente os valores de dados para alterar as tabelas e gráficos.

Outro ponto positivo é que ele tem um preço “especial” para professores e alunos. O que significa que é acessível para todos nós empreendedores online também. Seu plano Premium é de apenas US$ 16 por mês.

Mas antes mesmo de você pagar um centavo, o Visme permite que você faça um test drive com a alternativa de conta gratuita.

2. Easel.ly

Este criador de infográficos ajudará você a criar uma imagem impressionante em apenas alguns cliques de forma muito simples graças à sua interface intuitiva e biblioteca de tutoriais e exemplos.

Primeiro, você escolhe um modelo a partir de uma lista completa de opções. Em seguida, uma barra de pesquisa e um menu suspenso ao lado permitem filtrar os resultados do modelo. Por exemplo, você pode procurar um modelo que lide com geografia (mapas) ou modelos com um formato de linha do tempo.

Depois de selecionar seu modelo, você pode adicionar mais formas, planos de fundo, gráficos, objetos e, claro, textos para personalizar o modelo e contar uma história à sua maneira.

Um dos pontos fortes do Easel.ly é que o formato obriga o criador a cortar todas as informações estranhas e potencialmente confusas e se concentrar apenas no que é essencial para transmitir sua mensagem ao público.

A versão básica desta ferramenta é oferecida sem nenhum custo, então você pode começar a fazer infográficos grátis em pouco tempo!

3. Vizualize.me

ferramenta-infografico-vizualize

A Vizualize.me é outra ferramenta para criar infográficos se concentra em permitir que os usuários criem “resumos de infográficos”. No entanto, os modelos não estão limitados apenas a esse propósito.

Depois de fazer login com o LinkedIn ou uma conta de e-mail, você pode escolher entre uma variedade de temas dinâmicos, mapas de idioma, cronogramas, gráficos, mapas, pictogramas e outros formatos.

4. Canva

Outra ferramenta que pode criar muito mais do que apenas infográficos – mas possui recursos especificamente adaptados à sua criação e é, sem dúvida, uma das maneiras mais simples de começar.

Então, definitivamente, é merecedor de um lugar nesta lista. O Canva é construído por pessoas que entendem a importância de uma abordagem cuidadosa no design gráfico – e a ferramenta se esforça para passar algumas delas para o usuário com guias passo-a-passo por meio de tarefas como escolher cores e tipos de letra apropriados.

Esta parte do trabalho de um designer é muito difícil de automatizar e, sem alguma orientação básica, é muito fácil errar!

O Canva é uma ferramenta para criar infográficos que começa com um breve tutorial para familiarizá-lo com seu programa.

5. Infogr.am

ferramenta-infografico-infogram

Infogram é totalmente voltado para como fazer gráficos e infográficos “o caminho mais fácil”. Até agora, mais de 2 milhões de infográficos foram criados com esta ferramenta de infográficos e alguns até já foram utilizados por organizações de prestígio, incluindo o Euronews, a Universidade de Cambridge e o Huffington Post.

Seja você um blogueiro, um educador, um embaixador de marca ou uma organização, você pode criar gráficos/infográficos em três etapas fáceis: escolha um modelo, visualize os dados e publique.

6. PiktoChart

O criador de infográficos como este pode eliminar os designers gráficos antes que o percebamos, já que o PiktoChart se considera a ferramenta que permite que “não designers criem infográficos bonitos em apenas 10 minutos”.

Isso pode ser um choque – ou até um pouco ofensivo -, mas é verdade. O Piktochart tem mais de 400 temas totalmente personalizáveis com imagens, objetos, gráficos e cores prontos que você pode editar e ajustar de acordo com sua preferência.

Isso torna a criação de infográficos uma experiência prazerosa.

7. Visual.ly

ferramenta-infografico-visually

Seu projeto precisa de um toque profissional? O Visual.ly diferencia-se das outras ferramentas para criar infográficos, pois combina você com um designer gráfico (ou equipe) que, depois de discutir seu briefing, começará a trabalhar para produzir os resultados que procura.

Se você não tiver a pequena quantidade de tempo necessária para aprender a usar um dos outros serviços, como o Infogram ou o Piktochart ou se desejar ter certeza de que seu trabalho de design está sendo tratado por um profissional, essa pode ser um opção segura.

Já usou outras ferramentas para criar infográficos que não citamos aqui? Compartilhe sua sugestão com a gente nos comentários.

Leia também: Conheça as 30 principais ferramentas de marketing digital que vão agilizar seus resultados.

A LAHAR é um software de automação de marketing que ajuda na sua estratégia de nutrição de leads, inbound marketing e vendas em um sistema completo para fazer sua empresa crescer mais. Crie sua conta e experimente grátis por 15 dias.