8 ferramentas para blogs: da hospedagem a monetização [indispensáveis]

Se você é empresário ou profissional de marketing digital e chegou até este artigo, provavelmente compreende a importância da produção de conteúdo para sua estratégia na web. Já deve ter construído um canal, e agora deseja aprimorá-lo, utilizando as ferramentas para blogs.

O que escrever? Como ganhar dinheiro com blog? Como aumentar meu tráfego? De que maneira rankear minha publicação no Google?

Essas e outras perguntas podem ser respondidas de diferentes maneiras, mas neste artigo, iremos apresentar algumas ferramentas para blogs que irão te ajudar a alcançar seus objetivos.

Se você ainda tem dúvida sobre a importância do marketing de conteúdo, sugerimos que leia o artigo; “Estratégias para atrair clientes utilizando marketing de conteúdo”.

8 ferramentas para blogs que irão ampliar seus resultados

1. WordPress (ou até mesmo WordPress.com!)

O WordPress é a plataforma escolhida por 33% de todos os donos de blog do mundo! São 75,6 milhões de blogueiros. Por esse motivo, não é possível falar de ferramentas para blogs sem citá-lo.

Alguns especialistas apontam que o seu sucesso é devido a sua capacidade de oferecer muito mais personalização, que os seus concorrentes. Outros pontos também podem ser considerados:

  • Facilidade de uso
  • Editor de conteúdo simples: facilita a edição e aperfeiçoamento de posts no blog
  • Conjunto de ferramentas e recursos: existem literalmente centenas de milhares de temas, ferramentas, plugins e recursos criados para trabalhar com o WordPress.
  • Comunidade: grande fórum de suporte de comunidade onde você pode tirar suas dúvidas.
  • e muito mais

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo para web, voltado principalmente para a criação de sites e blogs.

2. Canva

Blogs não são apenas palavras! O componente visual é realmente importante e você não deve deixá-lo de lado, ou em segundo plano.

O Canva é uma ferramenta para blogs, simples e rápida, que ajuda você a reunir interessantes imagens e gráficos para adicionar um toque profissional a seu conteúdo, sem precisar da ajuda de um designer.

A interface é realmente intuitiva e simples.

O Canva, é uma das melhores ferramentas para blogs, relacionadas a criação e edição de imagens na internet.

Ter uma aparência original e interessante pode ajudar seu blog a atrair a atenção de um novo leitor. Sites como o Canva podem ajudar a aumentar o tempo que as pessoas passam no seu site.

3. Bluehost

O Bluehost é uma plataforma de hospedagem de sites e blogs. O sistema oferece uma série de funcionalidades, entre elas, a proteção antimalware.

Alguns benefícios fazem do Bluehost uma ferramenta para blog que merece destaque, quando o assunto é hospedagem:

    • Rápido: os blogs precisam da velocidade que o Bluehost oferece.
    • Confiável
    • Acessível: a ferramenta é paga, mas seu custo não é elevado
    • Permite uma configuração rápida com o WordPress: Bluehost e WordPress são como melhores amigos, e eles têm um fácil passo-a-passo para configurar o seu blog.
    • Suporte ao cliente rápido e confiável

O Bluehost, como o WordPress, é a escolha número 1 de milhões de blogueiros.

4. YOAST SEO

Yoast é o Plugin de SEO número 1 do WordPress.

O Yoast ajuda você a garantir que seu blog atinja os usuários certos e seja encontrado quando as pessoas digitarem suas palavras-chave nos mecanismos de pesquisa.

É uma ferramenta para blog que garante que você use as palavras certas com a frequência certa, o que também pode ajudar a melhorar os conteúdos produzidos.

Os recursos incluem:

  • Otimização de palavras-chave
  • Configuração técnica
  • Detecção de conteúdo duplicado.

Resumindo, o Yoast SEO ajuda a otimizar as postagens para que elas sejam amigáveis ​​ao Google.

O Yoast também informa como você está lidando com legibilidade de seu texto.

Ele ajuda você a adicionar metadados, como meta-título e meta-descrição, e a cuidar de outros aspectos técnicos da otimização do conteúdo.

A ferramenta auxilia na indicação de onde e como você pode melhorar suas postagens. A finalidade é que, tudo o que você coloque em seu site, seja otimizado para ajudá-lo a ter um melhor desempenho e atingir o público-alvo certo.

Se você é um blogueiro novo ou experiente, provavelmente procurará obter tráfego do Google em algum momento. Se você quer que os usuários encontrem seu site por meio de uma pesquisa, deverá usar o YOAST.

ferramentas para blogs

Você não encontrará o Yoast em nenhuma outra plataforma, além do WordPress. Se você entende a importância e o papel do SEO para gerar tráfego qualificado para seu site ou blog, este é um plugin obrigatório!

5. BuzzSumo

O Buzzsumo pode ajudá-lo a pensar em um tópico popular sobre o qual escrever. É uma das excelentes ferramentas para blogs que podem ajudá-lo a superar o bloqueio do escritor.

Ele analisa vários sites para ver o que as pessoas estão publicando e o que está chamando a atenção dos leitores.

Com ele, você pode produzir conteúdos relevantes, por meio de tópicos que ajudam você a obter mais visualizações.

Otimizar sua estratégia de blog é um processo sem fim. O Buzzsumo oferece uma visão panorâmica do seu mercado alvo em termos de blogs e ajuda a aperfeiçoar sua estratégia.

Com o Buzzsumo, você pode pesquisar:

  • Conteúdo
  • Influenciadores
  • Concorrência

Com esses 3 tópicos em mãos você poderá determinar melhor como ajustar sua estratégia.

A ferramenta fornece informações detalhadas sobre os principais tópicos, palavras-chave, backlinks, etc.

Você pode configurar o monitoramento para fornecer alertas, conforme as mudanças acontecerem nas áreas em que você está interessado.

6. Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita de análise de métricas do Google, que você pode instalar em seu site ou blog para receber informações gerais sobre acessos a sua página.

Ele ajuda você a acompanhar quem está lendo seu site. Depois que você souber quem está se interessando por seu conteúdo, você estará mais bem equipado para segmentar postagens e oferecer mais do que os leitores gostam. Tudo isso você aprenderá por meio da análise de dados.

Se você está investindo em anúncios pagos para ampliar o tráfego em seu blog, o entender como funciona o Google Analytics é uma parte essencial da sua caixa de ferramentas para blogs. Ele ajuda você a acompanhar o retorno de seu investimento em apenas alguns cliques.

7. Adsense

O Google AdSense é uma forma gratuita e simples de ganhar dinheiro veiculando anúncios em seu site.

Trata-se de um sistema que, quando instalado em seu blog, permitirá que publicidades apareçam em locais específicos de seu site.

As campanhas são oriundas dos anunciantes do Google Adwords, que escolhem a opção Display para seus links patrocinados.

A escolha dos anúncios que irão aparecer em seu site, não é completamente aleatória. Se você tem um blog de moda, anúncios relacionados às palavras-chave de seu nicho, irão aparecer para seus visitantes. Já publicidades sobre carros, celulares, etc, serão evitados.

Da mesma maneira que o anunciante paga ao Google por clique, o Google paga a você também por clique. Ou seja, a cada vez que um anúncio aparecer e um usuário do seu blog clicar, você receberá uma quantia do Google. Qual? Isso depende do valor da palavra-chave.

Geralmente, o parceiro Google recebe cerca de 63% do valor que o anunciante paga.

Na imagem abaixo destacamos o anúncio veiculado em um portal de notícias brasileiro, por meio de Adsense.

Ferramentas para blogs

O software é fácil de instalar e se você tiver um público grande o suficiente, a renda pode ser significativa. Não custa nada implementar o AdSense.

Se você se interessou especialmente por esse tópico, sugerimos que acesse o artigo; “Como fazer um blog dar dinheiro: 7 maneiras fáceis [+ BÔNUS estratégias de marketing]

8. Google KeyWord Planner

Essa ferramenta é destinada ao planejamento de campanhas do Google AdWords, mas também é um ótimo recurso para o trabalho de SEO e produção de conteúdo para post blog.

O Google fornece estatísticas históricas sobre o que as pessoas pesquisam. Assim, as ideias do grupo de anúncios fornecem informações sobre a terminologia usada pelos usuários, o que pode ser usado para rankear conteúdo de maneira orgânica, de seu blog no mecanismo de pesquisa.

Dica bônus: Invista em produção de conteúdo com foco em palavras-chave de cauda longa, ou seja, aquelas que tem em média 3 termos.

Por exemplo, pode ser mais efetivo desenvolver um conteúdo para “como funciona faculdade a distância”, do que um conteúdo com o objetivo de rankear para “faculdades a distância”.

Além de trazer um usuário mais qualificado para o seu site, afinal ele sabe ao certo o que quer saber e já está mais adiante no processo de escolha, a palavra-chave de cauda longa tem mais possibilidades de rankeamento nas primeiras páginas.

Sugerimos que se aprofunde no tema, lendo o artigo; “Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site”.

Com uma variedade tão grande de ferramentas para blogs, disponíveis, sem dúvida você pode encontrar algo para adicionar à sua estratégia. Essas funcionalidades não apenas deixam seu blog mais profissional, mas também facilitam seu trabalho automatizando as partes menos criativas.

Usando as ferramentas corretas para blog, você ganhará mais dinheiro, alcançará mais pessoas e aproveitará todo o processo um pouco mais.

Você também pode optar por facilitar ainda mais todo esse processo e reunir diversas das funcionalidades apresentadas, em um sistema de automação de marketing completo, que contenha;

  • Painel de Palavras-Chave
  • Relatórios
  • Segmentação de Contatos
  • Automação de compartilhamento de conteúdo em mídias sociais e mais.

A LAHAR é um software de automação de marketing digital e possui uma série de funcionalidades além das apresentadas acima, como a criação e otimização de landing pages, disparo de e-mail marketing estratégico e muito mais.

Você também poderá utilizar a nossa plataforma para acompanhar seus resultados de atração, conversão e nutrição de leads e usuários. Analise a evolução do ranking dos seus canais digitais na busca orgânica para cada palavra-chave. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a aumentar a conversão de suas ações.