6 ferramentas para blogs: da hospedagem a monetização [indispensáveis]

A produção de conteúdo é um dos pilares da estratégia de marketing digital atual, por isso cada vez mais empresas buscam por ferramentas para blogs.

Essas ferramentas auxiliam as empresas:

  • na publicação dos conteúdos;
  • na otimização dos textos e páginas;
  • em estratégias de rankeamento no Google e mais.

Por tudo isso elas se tornaram tão relevantes para as táticas de marketing e estão listadas a seguir!

Se você ainda tem dúvida sobre a importância do marketing de conteúdo, sugerimos que leia o artigo; “Estratégias para atrair clientes utilizando marketing de conteúdo”.

6 ferramentas para blogs que irão ampliar seus resultados

1. WordPress

O WordPress é a plataforma de 33% de todos os blogs do mundo! 

Essa preferência mundial ocorre por diversas razões mas principalmente pelo WordPress ser uma plataforma simples, que permite alto grau de personalização.

O WordPress abriga uma das principais ferramentas de SEO do mercado: o plugin Yoast. Ele permite a inserção de meta título, meta descrição, palavra-chave para auxiliar no rankeamento do conteúdo no Google.

2. YOAST SEO

Já que falamos sobre o Yoast ele é a próxima ferramenta para blog da nossa lista.

Ele ajuda seu conteúdo a ficar melhor rankeado em mecanismos de pesquisa como o Google. 

Como citamos rapidamente acima, ele ajuda você a adicionar meta-título e meta-descrição, e a cuidar de outros aspectos técnicos da otimização do conteúdo.

Após o preenchimento dos campos solicitados, o plugin oferece uma lista de melhorias para otimizar seu conteúdo, como por exemplo, indica o número de vezes que uma palavra-chave deve aparecer durante o texto.

O Yoast também oferece dicas sobre a legibilidade de seu texto.

ferramentas para blogs

Se você entende a importância e o papel do SEO para gerar tráfego qualificado para seu site ou blog, este é um plugin obrigatório!

3. Canva

O Canva é uma ferramenta para blog que se concentra em contribuir com o design do canal.

A ferramenta é simples e permite que qualquer pessoa personalize a aparência do blog e também crie imagens para o interior das publicações. O que torna os conteúdos mais atrativos e interessantes.

Isso tudo faz com que seu leitor passe mais tempo em sua página.

4. Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita de análise de dados.

Você pode instalar em seu site ou blog e receber informações como:

  • volume de visitas em seu site e blog;
  • os conteúdos mais populares do blog;
  • número de visitantes convertidos em leads ou clientes,
  • de onde vieram os visitantes e mais.

Atualmente o marketing tem suas estratégias pautadas em dados capazes de ajudar as empresas a tomarem decisões mais consistentes sobre suas ações na área.

Por meio dos dados coletados e analisados uma empresa é capaz de mudar sua estratégia e investir nas ações que trazem melhores resultados, garantindo maior retorno de seu investimento.

Leia mais em: BI no marketing digital: como ele impulsiona suas estratégias

Quer saber mais sobre como funciona o Google Analytics? Assista ao vídeo abaixo! 😉

5. Adsense

Você já pensou em como fazer um blog dar dinheiro?

O Google AdSense é uma das formas disso acontecer através do uso do blog como plataforma de anúncios do Google Adwords.

Com o AdSense instalado em seu blog as campanhas dos anunciantes do Google Adwords, que escolhem a opção Display, podem aparecer em seu canal.

Caso um usuário clique no anúncio você irá receber uma parte do valor que o anunciante pagou para o Adwords.

Os anúncios que irão aparecer em sua plataforma, geralmente, estão relacionados ao seu nicho de mercado. Isso amplia as chances de seus visitantes clicarem nos anúncios e gerar mais renda para você.

Da mesma maneira que o anunciante paga ao Google por clique, o Google paga a você também por clique.

Na imagem abaixo destacamos o anúncio veiculado em um portal de notícias brasileiro, por meio de Adsense.

Ferramentas para blogs

6. Google KeyWord Planner

O que você deve escrever?

Quais os temas podem atrair mais visitantes para seu blog?

Essa ferramenta para blog é destinada ao planejamento de campanhas do Google AdWords, mas também é um ótimo recurso para o trabalho de SEO e produção de conteúdo.

Isso acontece porque o Google KeyWord Planner gera listas de palavra-chaves pesquisadas por usuários da rede de pesquisa e que estão relacionadas ao seu mercado.

Dica bônus: invista em produção de conteúdo com foco em palavras-chave de cauda longa, ou seja, aquelas que tem em média 3 termos.

Esse tipo de keyword leva para seu blog um usuário mais qualificado.

Sugerimos que se aprofunde no tema, lendo o artigo; “Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site”.

Ao usar essas ferramentas para blog você ganhará mais dinheiro, alcançará mais pessoas e aproveitará todo o processo um pouco mais.

Você também pode optar por facilitar ainda mais todo esse processo e reunir diversas das funcionalidades apresentadas, em um sistema de automação de marketing completo, que contenha;

  • Painel de Palavras-Chave
  • Relatórios
  • Segmentação de Contatos
  • Automação de compartilhamento de conteúdo em mídias sociais e mais.

A LAHAR é um software de automação de marketing digital e possui uma série de funcionalidades além das apresentadas acima, como a criação e otimização de landing pages, disparo de e-mail marketing estratégico e muito mais.

Você também poderá utilizar a nossa plataforma para acompanhar seus resultados de atração, conversão e nutrição de leads e usuários. Analise a evolução do ranking dos seus canais digitais na busca orgânica para cada palavra-chave. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a aumentar a conversão de suas ações.

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