A importância de definir a persona do seu negócio

Ao contrário do que muitos pensam, criar a persona de um negócio não é um simples capricho. Ela é fundamental para que você possa criar identificação com o seu público-alvo, tornando a comunicação muito mais humanizada e assertiva. 

Por isso, neste artigo iremos te explicar o que é uma persona, sua real importância para as marcas e a melhor maneira de montar a sua. Continue lendo!

Persona? O que é isso?

A persona funciona como uma personificação do cliente ideal da sua marca. Imagine como seria o comprador perfeito do seu serviço ou produto. Imaginou? Pronto. 

A sua persona deve trazer à tona todas as características desse personagem. Ela será a força que guiará todo o seu planejamento estratégico, fazendo com que seus investimentos sejam muito mais inteligentes e os resultados mais positivos.

Não importa qual é o tamanho da sua empresa, a persona é um conceito que pode ser aplicado em empreendimentos de todos os portes. 

Neste documento, você deve inserir informações de idade, gênero, classe social, preferências e muitos outros pontos que podem ser essenciais para a construção dessa relação de sucesso entre sua marca e seu consumidor.

Persona e público-alvo: tem diferença?

Sim, existem diferenças. Enquanto o público-alvo está mais para um grupo de pessoas com características semelhantes, a persona tem bem mais detalhes e informações mais específicas. Para deixar a diferenciação mais clara, observe o exemplo abaixo:

1. Público-alvo

Homens, idade entre 25 e 35 anos, residentes em Recife, solteiros, graduados, renda mensal acima de 3 salários mínimos, gostam de culinária.

2. Persona

André tem 28 anos, é jornalista e trabalha numa redação de jornal. Namora e pretende se casar em no máximo três anos. André tem pouquíssimo tempo livre e está tentando equilibrar melhor sua vida, tendo mais tempo para se exercitar e viajar com sua namorada. Apesar disso, André é aquele tipo de pessoa que se sente culpada quando não está trabalhando. Ele sente o tempo todo que precisa ser produtivo.

Quais os benefícios de definir uma persona?

Ao definir uma persona, conhecemos melhor nosso público e podemos traçar estratégias para nos conectarmos com ele da melhor forma possível. 

Assim, passamos a entender quais são os melhores canais de divulgação para nossos produtos e serviços, ajustamos linguagem, tom de voz, personalidade da marca e até mesmo os produtos e serviços oferecidos.

Feito isso, as possibilidades de conexão entre público e marca se estreitam cada vez mais, transformando compradores em verdadeiros embaixadores da marca

Além disso, a criação de personas determina quais tipos de consumidores serão mais receptivos ao tipo de mensagem que sua marca quer passar e também ajuda a entender quais são as forças, as fraquezas, as oportunidades e ameaças do seu negócio

E como todos nós sabemos, quanto maior a penetração da sua mensagem, maior será o seu público e o seu volume de vendas.

Como criar uma persona?

Para criar sua persona, você precisa coletar todas as informações de que precisa para criar as características e a personalidade do seu cliente ideal. 

Dessa maneira, o melhor caminho inicial é reunir os dados que sua empresa já possui dos seus clientes. É interessante complementar esses dados com pesquisas quantitativas, utilizando questionários.

Outro método que também pode ser utilizado pelo seu negócio é entrevistar seus consumidores, para entender com mais detalhes como eles se comportam e conduzem suas vidas, entendendo gostos pessoais, hobbies, desejos e necessidades. 

O mais indicado é que esse bate-papo seja olho no olho, para que a percepção das peculiaridades seja mais fidedigna.

Após concluir essas duas etapas, é hora de analisar os dados e estruturá-los para montar sua ou suas personas. Aconselhamos que essas personas sejam montadas em ferramentas Google, como o Google Docs e/ou o Google Planilhas

Como as ferramentas do Google Workspace salvam seus arquivos na nuvem, você não corre o risco de perder seu trabalho por conta de um problema em seu dispositivo ou por causa de uma possível queda de conexão da sua internet.

Persona pronta? É hora de aplicá-la em suas estratégias

Com suas personas criadas, elas passarão a liderar todas as ações e os passos do seu negócio, desde o desenvolvimento dos seus produtos/serviços até o atendimento ao seu consumidor. 

O marketing pode até ser o setor de maior interesse nesse tipo de informação, mas é essencial que todos os outros setores também tenham esse perfil em mente para que a companhia atue de maneira alinhada e alcance as expectativas dos clientes.

Facebook Comments

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.