Inbound marketing para empresas de software: como aplicar?

Talvez você ainda não saiba, mas o Inbound Marketing para empresas de software pode ser a estratégia que vai reduzir o custo de aquisição de clientes, ampliar a qualificação dos leads que chegam até a sua empresa e contribuir para a maior retenção de consumidores da sua base. 

Essas são algumas das vantagens de investir em Inbound Marketing e saber como colocar essa estratégia em prática pode te ajudar a alcançar todas elas. 

[Relembrando] O que é Inbound Marketing?

Antes de entender como aplicar o Inbound Marketing para empresas de software é fundamental considerar a compreensão correta sobre o que é Inbound Marketing em si. 

A seguir, vamos relembrar rapidamente esse conceito, mas se você sentir necessidade de se aprofundar, indicamos a leitura deO que é Inbound Marketing e como aplicá-lo ao seu negócio”. 

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing que tem como objetivo divulgar sua empresa e suas soluções a partir da produção de conteúdo relevante, gestão de leads e relacionamento com o cliente. 

Diferente do Outbound Marketing, em que você precisa interromper o usuário para apresentar sua oferta, no Inbound Marketing, você a apresenta de maneira integrada à jornada de compra do cliente, participando dela e não interrompendo. 

No Inbound Marketing sua empresa deve usar as etapas do funil de vendas e a jornada do cliente para criar o relacionamento necessário até a venda e pós-venda. 

Na imagem abaixo você tem uma representação das etapas do funil de vendas, das fases da jornada do cliente e das estratégias de marketing ideais para cada fase. 

Inbound marketing para empresas de software

Fonte imagem: Marketing Moderno

Como você pode identificar, o Inbound Marketing considera não apenas a divulgação da sua marca e ofertas, mas também as etapas de vendas, até a criação de promotores fiéis à empresa. 

A cada etapa do funil de venda, o objetivo da sua equipe é levar o usuário (prospect) para a próxima fase. 

É nesse sentido que o Inbound Marketing para empresas de software é uma opção que deve fazer parte de seu planejamento de marketing e vendas. 

Inbound marketing para empresas de software

Entendido o que é Inbound Marketing, seguimos para compreender as etapas desse processo de marketing e vendas.

Entenda quem é a persona da sua empresa

O primeiro passo para qualquer estratégia, dentro de qualquer tipo de negócio, é entender quem é a persona, ou personas, que representam bem o perfil de consumidor ideal da sua empresa.

Entender quem é a persona da empresa é entende:

  • quem é o seu cliente, 
  • pelo o que ele tem interesse, 
  • quais são os problemas e desejos que eles possuem, 
  • onde eles estão, 
  • como se comunicar. 

Se a definição de personas é muito provável que você acabe criando ações de marketing que vão atrair o perfil errado do consumidor. Entre os problemas disso estão: redução da taxa de conversão e aumento da taxa de churn

Dominar o perfil das personas da sua empresa vai ajudar sua empresa a acertar na criação de estratégias que alcancem as pessoas certas. Isso faz sua empresa de software crescer mais rápido.  

Leia mais sobre o assunto e aprenda na prática, no artigo; Como criar personas para o seu negócio”. 

Uma outra sugestão dentro dessa área para o Inbound Marketing para empresas de softwares é conhecer o conceito de Product Market Fit. Nele você encontra um grupo de clientes com características semelhantes, que paga, usa, tem excelentes resultados e é fiel ao seu software. O ideal é que você monte um grupo com pelo menos 10 clientes. Tendo em mão o perfil deles, você pode ir ao mercado buscar clientes similares. 

Conheça a jornada de compra dos consumidores da empresa

Já falamos acima sobre a importância de entender a jornada de compra dos seus clientes, mas é importante usar esses espaços para reforçar essa questão. 

Em cada etapa a sua missão deve ser produzir conteúdos que despertem a atenção do usuário, compartilhe informações relevantes e faça com que ele caminhe adiante, rumo à próxima etapa. As quatro etapas da jornada de compra são: 

  • Aprendizado e descoberta
  • Reconhecimento do problema
  • Consideração da solução 
  • Decisão de compra

Crie uma estratégia completa para cada uma delas, considerando as demandas e dúvidas que seus clientes possam ter em cada momento. 

Invista em ações de atração

Considerando a jornada do cliente, a primeira etapa a ser considerada pela estratégia de Inbound marketing para empresas de software está relacionada às ações de atração, ou seja, táticas que vão levar o usuário até as páginas da sua empresa. 

As estratégias de Inbound Marketing mais eficientes para isso são:

Converta visitantes em leads

Com os usuários dentro dos canais da sua empresa, a próxima etapa do Inbound Marketing para empresas de software é converter visitantes em leads, ou seja, é hora de capturar os contatos dos usuários para manter uma comunicação mais direta com esses potenciais clientes. 

É possível gerar leads pelo Facebook, gerar leads pelo LinkedIn, bem como criando e compartilhando conteúdos ricos como ebooks, planilhas e webinars, em troca dos dados do lead. 

Além de criar o incentivo para o cadastro do contato, crie também uma landing page com formulário, ou mesmo formulários externos, para facilitar a apresentação da oferta e o cadastro do usuário. 

Para direcionar usuários para essas páginas você pode

  • criar uma campanhas de links patrocinados, 
  • compartilhar o link nas redes sociais, 
  • distribuir backlinks nos post blogs da sua empresa, 
  • inserir banners no site e publicações da sua empresa que incentivem o usuário a clicar e ser direcionado para a página com o material e o formulário a ser preenchido. 

Faça a nutrição de leads

A próxima etapa do Inbound Marketing para empresas de software é nutrir os leads que estão chegando até a sua base de contatos. 

Para isso, o e-mail marketing e o SMS são as melhores opções para sua empresa. 

Por meio desses canais, mantenha a comunicação por meio do compartilhamento de conteúdos relevantes para os leads, invista em bons assuntos, faça testes A/B e acompanhe as métricas de e-mail marketing

O objetivo é educar o lead para que ele perceba que a sua solução é a ideal para resolver seus problemas. Evite usar apenas e-mails promocionais. 

Se você ainda não domina as técnicas de criação e envio de e-mail marketing, nós sugerimos que acesse o nosso material E-mail marketing: Guia completo para começar a aplicar hoje”. O material é gratuito e ideal para quem está começando e para quem precisa otimizar seus resultados com as estratégias de e-mail. 

Identifique leads qualificados para vendas

Conforme sua relação com o lead vai se estreitando, é hora de identificar quais são os leads qualificados e quais estão prontos para receber uma ligação ou um contato da equipe de vendas. 

Por meio das ferramentas de marketing é possível pontuar os leads e identificar quais estão prontos para a compra, dessa forma a equipe de marketing pode enviar esses leads para vendas, que terá maiores chances de sucesso!

Essa é uma etapa crucial do Inbound marketing para empresas de software, por isso aprofunde seu conhecimento lendo, MQL e SQL: o que são, e como transformá-los em clientes?”. 

Ferramenta de Inbound Marketing: colocando tudo em prática!

Com a aplicação das etapas de um planejamento de Inbound Marketing para empresas de software que apresentamos acima, é provável que você tenha sucesso na empreitada que te aguarda, ampliando os resultados e sendo mais assertivo na busca pelos clientes ideais. 

Entretanto, talvez você, melhor do que ninguém, imagine que tudo isso será feito de maneira mais eficaz e certeira com a ajuda da tecnologia. Nesse caso, um software de Inbound Marketing, também conhecido como um software de automação de marketing.

A LAHAR é um software de automação de marketing que oferece funcionalidades como:

  • criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de cadastros;
  • ferramenta de e-mail marketing para criação de fluxos de nutrição e automação;
  • gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta;
  • lead tracking e lead scoring (pontuação de leads) para auxiliar na estratégia de Inbound Marketing;
  • relatórios unificados que ajudam na tomada de decisão;
  • e mais!

Na LAHAR temos uma equipe especializada que te dará um suporte inicial de como fazer um planejamento de Inbound Marketing. Vamos começar? Acesse nosso site, fale com um de nossos atendentes ou comece grátis!  

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