7 livros sobre marketing de conteúdo: o que você não pode deixar de ler de JEITO NENHUM!

Eu também trabalho com marketing e sei como a sua rotina é corrida. Parar para ler, mesmo um livro importante para o seu dia a dia no trabalho, se tornou um sonho distante. É por isso que, neste artigo, selecionamos só a NATA dos livros sobre marketing de conteúdo!

Separe de 10 a 15 minutos antes de dormir, leia algumas páginas e logo você terá lido TODOS eles.

Confia em mim e vem!

Livros sobre marketing de conteúdo: as 7 obras que você precisa ler!

1. Everybody Writes | Ann Handley

O primeiro entre os livros sobre marketing de conteúdo, Everybody Writes, é um guia para atrair e reter clientes através de comunicação online. A autora compreende que nosso mundo está orientado pelo conteúdo, por isso, nessa nova realidade, cada um de nós, é um escritor.

No livro sobre marketing de conteúdo, a veterana Ann Handley oferece:

  • orientação especializada;
  • insights sobre o processo e a estratégia de criação, produção e publicação de conteúdo;
  • conselhos práticos para obter resultados com seus textos.

Se você tem um site, um blog, um perfil em redes sociais – ou se sua empresa tem – isso demonstra que estamos todos confiando em nossas palavras para transmitir nossas mensagens de marketing. Somos todos escritores.

Enquanto tudo parece mais veloz e o tempo mais curto, se preocupar em escrever – e em ler – parece um luxo. Entretanto, segundo a autora, na verdade, escrever é mais importante agora do que nunca. Nossas palavras online são nossa moeda de troca; elas dizem aos nossos clientes quem somos.

Nossa escrita pode nos fazer espertos, estúpidos, divertidos, competentes ou confiáveis.

Isso significa que você tem que escolher bem as palavras e escrever com foco e estilo e, principalmente, ter empatia por seus clientes, seus problemas e necessidades.

Por fim, o livro sobre marketing de conteúdo, reforça que ser capaz de se comunicar bem por escrito não é apenas bom; é necessidade dentro da nova estrutura de estratégias de marketing e vendas.

Livros sobre marketing de conteúdo

2. Marketing de Conteúdo – A moeda do século XXI | Rafael Rez

Está começando a trabalhar com marketing de conteúdo? Este livro é para você!

O livro do autor brasileiro, também enxerga o conteúdo como o bem valioso das empresas após a transformação digital.

Rafael Rez, assim como  Ann Handley, vê as palavras escritas como a “moeda de troca” que as empresas oferecem para conquistar a atenção do público, já tão saturado de banners e pop-ups saltando em suas telas.

O valor da sua empresa começa a ser percebido pelo conteúdo que você oferece. Daí a troca. Você realiza a produção de conteúdo relevante e o usuário disponibiliza sua real atenção para te ouvir.

É claro que deve haver sincronia entre o que se deseja ler e escrever. Ou seja, entre o que o cliente busca como informação e o que a sua empresa vai oferecer. Basicamente isso é a segmentação de mercado, aplicada ao conteúdo.

Livros sobre marketing de conteúdo

3. Global Content Marketing | Pam Didner

Com o Global Content Marketing, Pam Didner oferece seu conhecimento sobre como construir a estratégia de marketing que sua empresa precisa.

A premissa do livro é a de que a tecnologia praticamente apagou as fronteiras nacionais, transformando para sempre a maneira como alcançamos e engajamos os clientes, bem como a maneira como procuramos e consumimos conteúdo.

A partir daí, este livro sobre marketing de conteúdo, leva você passo a passo pelo processo de criar e refinar suas estratégias de marketing para atrair clientes e atender a essa nova realidade. Com a obra você vai aprender:

  • como criar conteúdo que envolva pessoas – independentemente do país e da cultura;
  • identificar as principais ações e estratégias para aplicar em seus projetos e mais.

Livros sobre marketing de conteúdo

4. On Writing Well: The Classic Guide to Writing Nonfiction | William Zinsser

On Writing Well foi elogiado por seus bons conselhos, sua clareza e seu estilo. É um livro para todos que querem aprender a escrever.

Se você quer escrever sobre pessoas ou lugares, ciência e tecnologia, negócios, esportes, artes ou sobre si mesmo, o livro de marketing de conteúdo, On Writing Well, oferece os:

  • princípios fundamentais de uma boa escrita;
  • insights do autor, que é um escritor e professor de renome.

Com mais de um milhão de cópias vendidas, é um dos livros sobre marketing de conteúdo mais valiosos para escritores e candidatos a escritores.

Livros sobre marketing de conteúdo

5. The Copywriter’s Handbook: A Step-by-Step Guide to Writing Copy That Sells | Robert W. Bly

Este livro revela dezenas de técnicas de copywriting que podem ajudar você a escrever:

  • posts para blog;
  • ebooks;
  • publicações de redes sociais;
  • artigos em geral;
  • anúncios;
  • releases e outros formatos.

O objetivo é ensinar como desenvolver um texto que seja claro e persuasivo, que chame a atenção e converta leitores em compradores.

É um dos livros sobre marketing de conteúdo que todos os que trabalham com conteúdo ou desejam trabalhar, deveriam ler, sejam profissionais ou iniciantes nos cargos de:

  • redatores;
  • revisores;
  • executivos de contas;
  • diretores de criação;
  • escritores independentes;
  • gerentes de agência de publicidade e mais.

Entre as dicas reveladas estão:

  • títulos que funcionam;
  • maneiras de tornar seu texto mais legível;
  • como se tornar um redator freelancer de sucesso e mais.

Livros sobre marketing de conteúdo

6. Marketing de Conteúdo Épico | Joe Pulizzi

Um dos livros sobre marketing de conteúdo mais falamos no mundo, Marketing de Conteúdo Épico explica como atrair prospects e clientes criando informações e conteúdos com os quais eles realmente querem se envolver.

Não podemos mais interromper nossos clientes com conteúdo de baixo valor e mensagens de vendas com as quais eles não se importam.

A obra de Joe Pulizzi oferece o passo a passo para a criação de histórias que:

  • informam;
  • entretêm;
  • “obrigam” os clientes a agirem.

Resumindo, ele te ensina a capturar os corações e as mentes dos clientes.

Livros sobre marketing de conteúdo

7. Nocaute | Gary Vayrnechuk

O último entre os livros sobre marketing de conteúdo que listamos aqui, foge um pouco do que as obras, apresentadas até o momento, se propõe a fazer. Nocaute não é um livro exclusivo de marketing de conteúdo. Gary Vaynerchuk, tem a missão de melhorar os “ganchos de direita” dos profissionais de marketing, mudando a maneira como lutam para deixar seus clientes felizes.

Abordando a atual estrutura da relação entre clientes e marcas, o autor propõe que a comunicação ainda é fundamental, mas o contexto é mais importante do que nunca.

Não se trata apenas de desenvolver conteúdo de alta qualidade, mas de desenvolver conteúdo de alta qualidade perfeitamente adaptado a plataformas específicas para as quais foram feitos, permitindo que empresa e cliente interajam!

Eis aí a palavra de ordem dentro do conteúdo digital: interação.

Fazendo uma rápida reflexão: o seu conteúdo permite interação? Em que nível?

Em suma, o livro apresenta um plano para estratégias de marketing de mídia social que realmente funciona e que pensa em todos esses elementos.

Foi por isso que colocamos Nocaute nesta lista! Pensar no canal para o qual o conteúdo está sendo criado e na capacidade de gerar “diálogo” entre negócio e usuário, são elementos que não podem ser esquecidos em uma estratégia de inbound e marketing de conteúdo.

Livros sobre marketing de conteúdo

Esperamos que tenha gostamos da lista com os mais importantes livros sobre marketing de conteúdo da atualidade. Continue sua jornada de aprendizado com o artigo; “6 livros sobre Inbound Marketing: do plano à prática”.

Para incrementar a estratégia de marketing digital da sua empresa, você pode contar com a LAHAR. Somos uma plataforma de automação de marketing que pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o marketing digital.