Marketing de conteúdo para advogados: 5 estratégias certeiras

De acordo com a série de regras, especialmente dos artigos 39 e 46 do Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, as ações de marketing de escritórios de direito devem ser voltadas para o compartilhamento de informações relevantes para usuários e público em geral. Dessa forma, dentro do conjunto de estratégias atuais, o marketing de conteúdo para advogados se tornou uma importante ferramenta para profissionais da área se destacarem. 

Uma das boas notícias relacionadas ao uso do marketing de conteúdo para advogados é que, em sua essência, ele é gratuito.

As redes sociais nas quais você vai compartilhar conteúdo são gratuitas, existem diferentes plataformas de blog para publicação de artigos que também são gratuitas, o Youtube é gratuito e por aí em diante. 

É claro, entretanto, que pensar na contratação de uma agência de publicidade profissional, que vai te ajudar a criar um plano de ação eficiente, é uma decisão inteligente para quem deseja resultados mais impactantes na estratégia da empresa. 

Sobre esse assunto, entenda melhor os benefícios da contratação de uma agência no artigo, Por que contratar uma agência de marketing digital? 5 benefícios ao optar pela terceirização”. 

A seguir listamos algumas ideias de estratégias que você deve usar para criar suas ações de marketing de conteúdo para advogados. Confira!

Marketing de conteúdo para advogados: como colocar em prática?

A seguir listamos um breve e eficiente passo a passo de como investir no marketing de conteúdo para advogados:

  1. Entenda quem é o seu público
  2. Defina o canal (ou canais)
  3. Estabeleça uma periodicidade de publicação
  4. Otimize o conteúdo para SEO
  5. Use a automação de marketing para compartilhar e otimizar o conteúdo

Entenda quem é o seu público

O primeiro passo para qualquer ação de marketing digital para advogados é entender quem é o cliente que a sua empresa atende e para quem as ações de marketing de conteúdo estão sendo criadas. 

Avaliar os tipos de serviço ou a especialidade do escritório é um bom caminho de início, mas tente ser ainda mais detalhista na definição da persona do cliente ideal da sua empresa:

  • quais são seus interesses e comportamentos, 
  • que tipo de problema ele vive, 
  • quais são as suas características,
  • quais suas dúvidas, 
  • porque ele procuraria sua empresa e mais. 

Tudo isso vai te ajudar a entender quais assuntos são mais relevantes para fazer parte da sua estratégia e também vai contribuir para a definição dos canais nos quais os conteúdos serão produzidos e compartilhados e qual a linguagem usada. 

Defina o canal (ou canais)

Dentro da internet quase tudo é conteúdo ,não é mesmo? Na sua estratégia de marketing de conteúdo para advogados busque entender onde está o seu potencial cliente e invista em ações nesses canais. 

Você pode usar, por exemplo:

Sobre esse assunto leia também: Como fazer Inbound Marketing na empresa: 6 etapas para implementar”. 

Invista também em outros formatos de conteúdo como vídeos e podcasts. Isso vai te ajudar a ampliar o alcance de conteúdo e aumentar o reconhecimento da sua marca. 

Estabeleça uma periodicidade de publicação

É fundamental montar um cronograma de publicações de maneira planejada e organizada, garantindo que não haja furos nem que sua equipe esqueça de publicar ou criar materiais.

Além disso, um cronograma ajuda você a ter uma visão do todo e a identificar conteúdos que ainda não estão sendo trabalhados, como eles podem ser melhor divididos, quando é estratégico que cada um seja publicado e mais. 

Em suma, a criação de um cronograma ajuda você a realmente colocar em prática sua estratégia de marketing de conteúdo para advogados. 

Otimize o conteúdo para SEO

SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de estratégias que buscam otimizar o seu site ou blog, a fim de fazer com que suas páginas apareçam nos primeiros resultados dos motores de busca como o Google, para uma pesquisa relacionada ao conteúdo da página em questão. 

SEO não é parte do marketing de conteúdo, mas pode ser usado em conjunto com ele para gerar melhores resultados, aproveitando ainda mais o potencial das produções realizadas pela empresa.

Entretanto, é fundamental garantir a aplicação das boas práticas de SEO no site como um todo. 

Como dissemos acima, o SEO não é apenas conteúdo

Entre as principais dicas de SEO estão:

  • use ferramentas de SEO que você te ajudar a encontrar as palavras-chaves mais relevantes para a sua estratégia, 
  • invista na distribuição de links internos
  • use o link building a seu favor, formando parcerias com outros blogs de relevância e apontando conteúdos para suas páginas, 
  • tenha um site mobile friendly
  • inclua as palavra-chaves em locais estratégicos das páginas como meta título, meta descrição, URL, H1, H2, título e título alternativo de imagens, 
  • otimize a velocidade das suas páginas e mais.

Use a automação de marketing para compartilhar e otimizar o conteúdo

A automação de marketing vai ajudar sua empresa no acompanhamento dos resultados e na distribuição dos conteúdos, seja por email marketing, SMS ou redes sociais.

Também vai contribuir para a criação de landing pages que permitem o compartilhamento de conteúdos relevantes como ebooks, planilhas e infográficos. 

Além disso, uma ferramenta de automação de marketing garante mais facilidade para a segmentação de clientes e personalização do conteúdo. 

Para entender o que é um software de marketing acesse nossa página com TUDO sobre automação de marketing.

E aí? Mais preparado para montar uma estratégia de marketing de conteúdo para advogados? 

Se você trabalha em agência ou é o responsável pelo marketing de um escritório de advogados, uma dica extra é adotar uma ferramenta de automação de marketing que pode ser a salvação do seu dia! 

A LAHAR é um software de automação de marketing, que além das diversas funcionalidades como programação e análise de publicações nas redes sociais, criação de landing page, automação de e-mail marketing, SMS Marketing e mais, te ajuda a gerenciar suas redes sociais e a programar seu conteúdo para a hora e dia que você precisar.

Faça um teste gratuito por 15 dias e saiba tudo sobre o que podemos fazer para ampliar seus resultados com campanhas digitais.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.