Como fazer marketing de um consultório odontológico?

Um consultório odontológico precisa de clientes para funcionar, entretanto, construir uma estratégia de marketing para um consultório odontológico requer atenção aos mínimos detalhes. 

No entanto, você sabe exatamente como é feito esse marketing odontológico nos dias de hoje? Quais são os passos que podem ajudar a obter bons resultados?

Dessa forma, seja você um dentista, ou profissional de marketing aprenda neste artigo como fazer o marketing para um consultório odontológico.

Por fim, a seguir te explicaremos com mais precisão e clareza tudo isso, para que assim possa aproveitar essa oportunidade e turbinar o seu negócio.

Esteja no Google

O que te trouxe aqui? Você concorda que foi a sua pesquisa uma das principais responsáveis por você estar aqui e ter conhecido nosso site?

Sim! Estar no Google é estar no mundo.

Acredite, quem busca um consultório odontológico passará pelo Google. 

Ora, quando você tem dúvida, não conhece um profissional ou precisa de uma especialidade, uma das primeiras coisas que geralmente você pode fazer é pegar o seu celular, abrir o navegador e pesquisar: “médico ou especialista X na minha cidade”.

E, como se fosse mágica, você consegue ter acesso a uma lista imensa de diversos profissionais, desde os mais próximos até os mais distantes.

Ou seja, simplesmente essa se tornou uma plataforma de muito poder, e que você, independente da área, pode estar perdendo uma grande oportunidade.

A dúvida que não quer calar nesse momento, pode ser: como apareço no Google? 

Bom, aparecer no Google não é lá um bicho de sete cabeças, no entanto, um breve conhecimento sobre SEO ajudará você a conquistar mais visibilidade. 

A dinâmica do SEO é simples: o cliente pesquisa, você aparece!

O SEO é a estratégia que permite que o Google entenda quem é você e o que você faz, assim o Google te apresenta a quem busca o que você tem.

O mais recomendado é que você busque por uma agência de SEO, ou profissionais especializados em crescimento digital.

Por fim, saiba que esse é um dos principais pilares de como realizar o eficaz e verdadeiro marketing odontológico.

Quem é você? 

Seja um consultório odontológico ou uma padaria, uma das maiores dificuldades dos empreendedores brasileiros é a falta de autenticidade. 

Isso impacta e muito no seu negócio, imagine que você esteja oferecendo um tratamento de clareamento, porém vários outros dentistas também oferecem o mesmo serviço. 

O cliente pode contratar o serviço de outra clínica ou simplesmente comprar um clareador dental.  

Porque comprar de você? O que o seu consultório odontológico tem de diferente dos outros, assim que tiver essa resposta será mais simples conseguir clientes. 

Essa resposta traz ao seu negócio o que chamamos de propósito. Mas como defino o propósito da minha clínica odontológica?

Bom, definir o propósito da sua clínica pode parecer clichê, entretanto, ao fazer isso sua clínica odontológica oferece algo que nenhuma outra oferece. A sua ética.

Isso é mais sério do que você imagina! O mercado mudou e os clientes amadureceram, ninguém entra mais em qualquer lugar. 

O cliente está mais esperto, e para ele comprar algo ele irá fazer longas pesquisas de quem está vendendo.   

Tenha uma clínica de propósito!

3 Pilares do Marketing

Agora que já entendeu que seu consultório odontológico precisa estar no Google e precisa ser autêntica, iremos nos aprofundar em estratégias de marketing, assim você poderá ter ainda mais resultados em seu consultório. 

Tráfego

O tráfego será o nosso primeiro pilar do marketing. Mas afinal, o que é tráfego? 

Bom, análise a frase abaixo. 

“Mais de 200 pessoas trafegam pela faixa de pedestres todos os dias.”

Acredito que deu para entender. Tráfego são pessoas, mas não qualquer pessoa. São potenciais clientes para sua clínica odontológica, pessoas com o cartão de crédito em mãos ansiosos para comprar.  

Mas como encontrar essas pessoas? Existem duas fontes de tráfego, sendo elas o tráfego orgânico e pago. 

Um breve resumo sobre elas, funcionam assim. No tráfego orgânico não há investimento financeiro em anúncios online, dessa forma quem te encontra são os clientes. 

Um bom exemplo de tráfego orgânico é o SEO que havia comentado no início deste artigo.

Já no tráfego pago, existe a necessidade de investimento em anúncios online, assim você investe nessa publicidade e esses criativos vão aparecer para seus potenciais clientes. 

Aprender tudo sozinho pode atrasar seus resultados, o ideal é procurar uma agência de marketing digital para lhe auxiliar inicialmente nesse processo.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing se resume em criar conteúdo.

Lembra que disse que seu consultório precisa ser autêntico e ético? Mas como você provará sua autenticidade e ética? 

Através da produção de conteúdo para suas redes sociais. Ao ver o seu conteúdo, os leads conseguem entender quem é você e o que você faz. Assim eles podem fazer uma análise sobre sua empresa e entender se faz sentindo ou não se tornar cliente. 

Pense: você atrai pessoas através do tráfego certo? Mas o que essas pessoas vão ver quando chegarem até você? 

Criar conteúdo não é “brincadeira”. Alimentar suas redes sociais com conteúdo é fundamental para o sucesso do seu consultório odontológico. No entanto, tome cuidado para não poluir suas redes sociais. 

Como disse, faz muito sentido procurar uma agência de marketing digital. 

Copywriting

A copywriting funciona como uma Ferrari. O principal intuito da copy é chamar a atenção do seu cliente, assim como a Ferrari chama atenção quando passa nas ruas. 

Também podemos falar sobre a persuasão que a copy oferece ao seu consultório odontológico, ou a qualquer outro modelo de negócio.

Veja esse exemplo.

“Pasta para clarear os dentes” Não está ruim, porém podemos melhorar. 

“Ácido destruidor de amarelão nos dentes” melhorou…

A copy trabalha na exploração de gatilhos do cérebro, assim podemos reter a atenção de quem nos ouve ou lê, levando a pessoa para o estágio de compra. 

Regra básica: ou você persuade, ou você é persuadido!

Assim, investir em copy fará com que as pessoas que acompanham suas redes sociais tenham a atenção sugada para a sua empresa, contribuindo para o esquecimento dos seus concorrentes e para a conexão apenas a você.

Considerações finais

Tudo o que você viu aqui representa algo menor que 1% do poder do marketing digital em uma empresa, mas esse 1% é suficiente para você aumentar as vendas do seu consultório odontológico. 

Em resumo esteja no Google, seja autêntico, aprenda tráfego, Inbound Marketing e Copy.

Aplique isso todos os dias e assista o crescimento da sua empresa. Veja como o marketing odontológico funcionará muito bem no seu negócio.

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