Como criar um plano editorial para a minha empresa?

O marketing de conteúdo tem ocupado um espaço cada vez mais privilegiado no mundo empresarial. Essa afirmação já é uma realidade para todo mundo que trabalha neste segmento, e que busca alternativas de comunicação com o seu público-alvo que tragam resultados reais. O que muita gente esquece é que para atuar na área de marketing de conteúdo é essencial ter domínio na elaboração de um plano editorial de qualidade.

Há uma infinidade de estratégias digitais que podem ser adotadas pelos profissionais e redatores de conteúdo na elaboração de planos editoriais. Preparamos este post para ajudar você a encontrar o melhor caminho para usar esta ferramenta em seu negócio, elaborando estratégias focadas em resultados. Acompanhe!

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Dicas de como criar um plano editorial

1- Começando sua estratégia de marketing de conteúdo

Antes de entrar no assunto em si, é importante que você tenha em mente que é preciso definir três pontos principais em uma estratégia de marketing de conteúdo. Através deles é que você pode começar a elaboração de um plano editorial.

O primeiro pilar da estratégia de marketing de conteúdo diz respeito à definição da persona. Essa definição, vai além do marketing de conteúdo e abarca todas as estratégias de marketing digital, daí a sua importância para a elaboração de qualquer estratégia do seu negócio.

2- Mas afinal, que é essa tal Persona?

A Persona é uma representação fictícia de um cliente ideal para o seu negócio. A empresa desenvolve essa representação com base na busca pelo seu produto e em dados reais dos seus atuais clientes. Trata-se de um personagem, com nome, idade, profissão, estado civil e interesses pessoais muito bem definidos.  

O segundo pilar é a compreensão sobre quais são as necessidades desta persona. Neste sentido, você vai avaliar quais as preocupações deste personagem e quais os desafios que ele tem enfrentado atualmente. Neste contexto, você deve analisar como o seu produto ou serviço pode ser útil para atender as necessidades da sua persona.

O terceiro pilar diz respeito à abordagem da persona. Como você pretende chegar até ela? Será por meio de postagens em seu blog? Através de webinars? Ou ainda, a melhor estratégia são vídeos em plataformas como YouTube? E o Facebook, será que é uma boa opção? A definição do meio de abordagem é essencial para dar início à elaboração do seu plano editorial.

Não siga em frente na elaboração de um plano sem antes ter bem desenhados esses três pilares básicos, pois são eles que vão nortear todo o seu planejamento.

3- Entendendo a importância do Plano Editorial

O marketing de conteúdo não se resume na criação de conteúdos com base em um redator com excelente domínio de um processo criativo. É necessário ir além, e nesse contexto, o plano editorial é importante, pois é através dele que a empresa pode desenvolver o foco e pré-definir quais são os temas relevantes para o seu público.

Um bom plano está relacionado ao planejamento do negócio, ao estabelecimento de prazos e até mesmo a organização dos melhores horários para postagem e publicação nos canais definidos anteriormente. A construção de uma comunicação eficiente é capaz de gerar leads qualificados para o seu negócio, e isso faz toda a diferença quando o assunto é alcançar resultados.

Através do plano é que se apontam as diretrizes do conteúdo a ser elaborado, além de organizar temas, estilo e tom de voz da mensagem, palavras-chave, títulos, formatos, prazos e demais pontos importantes para se chegar ao objetivo.

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4- Plano de pautas e cronograma de conteúdo

A definição de pautas é um passo importante na elaboração de um plano editorial. Essa etapa vai compor o cronograma de publicação e definir claramente quais serão os conteúdos a serem abordados pelo redator com definição das palavras-chave, do tema e do objetivo do conteúdo.

Em alguns casos, esse plano deverá ter certa flexibilidade, pois o mercado digital é muito dinâmico e pode sofrer mudanças que geram necessidade de alteração das pautas.

Seguido do plano de pautas, vem o cronograma de conteúdo, que estabelece quais são os prazos para entrega e publicação de cada conteúdo definido no plano. Pontos definidos em um cronograma de conteúdos:

  • Data inicial – Data da solicitação do conteúdo
  • Tema a ser abordado no conteúdo
  • Objetivo do formato na estratégia
  • Palavras-chave para o SEO de cada publicação
  • Canais onde cada conteúdo será publicado
  • Definição do tipo de linguagem que deve ser adotada pelo Redator.
  • CTA’s – Call-to-Actions (chamadas para ação em cada conteúdo).
  • Prazo de entrega do conteúdo.

É importante ter em mente que o plano de pautas e o cronograma de conteúdos devem ser elaborados de acordo com as necessidades do negócio de cada cliente. Por isso, a importância de estar sempre assessorado por profissionais qualificados e que tenham conhecimento sobre o mercado de marketing de conteúdo, podendo atender às suas necessidades e às do seu público-alvo.

5- Calendário editorial

Calendário editorial plano editorial

O calendário editorial precisa ser elaborado após uma análise aprofundada da sua persona, das necessidades e da forma como ela será abordada. Isso é essencial quando o assunto é elaborar conteúdos que realmente façam a diferença e que tragam valor para o seu produto ou serviço.

O calendário é imprescindível para o plano editorial da sua empresa, pois através dele:

  • É possível controlar as publicações de conteúdos e status dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos redatores
  • É possível analisar o tempo entre duas publicações de conteúdos de acordo com as necessidades do seu público
  • É mais fácil manter o foco nos objetivos que foram estabelecidos no início do planejamento das suas estratégias de marketing de conteúdo
  • Possibilita delinear estratégias de ação em longo prazo
  • Facilita o planejamento, organização e preparação do conteúdo

6- A importância dos prazos

O plano editorial é muito importante também em razão dos prazos. Um grande problema de qual trabalha com marketing de conteúdo é exatamente esta questão. Por isso, trabalhar com calendário editorial é fundamental para manter a organização e a periodicidade do conteúdo que é compartilhado com os seus leitores e clientes. É muito importante manter uma sequência de contato com o seu cliente, pois só assim você é lembrado e não corre o risco de perder espaço para a concorrência.

EXTRA: Mais 4 dicas matadoras para a criação de seu plano editorial de conteúdo

Separamos algumas dicas matadoras para você elaborar um plano editorial perfeito para o seu negócio e que vai qualificar os seus leads ajudando a alcançar o seu objetivo:

  1. Informações que você pode colocar no seu calendário: Defina os dias da semana em que publicará o conteúdo, público-alvo foco daquela publicação, título da postagem, detalhes da pauta, links de referência, palavras-chave, categoria (se houver categorização dos conteúdos), finalidade do conteúdo, etapa do funil, pessoa da equipe responsável e prazos.
  2. Reavalie o seu calendário geral de tempos em tempos (sugerimos a cada três meses). Essa reavaliação permite medir os efeitos e planejar novos conteúdos baseado nos resultados e reações dos usuários.
  3. Avalie bem a frequência da publicação dos seus conteúdos, os prazos, estabelecendo um plano B caso você tenha algum problema.

Elaborar um plano editorial de qualidade faz toda diferença quando o assunto é marketing de conteúdo. Fique de olho no comportamento do seu público e pense sempre em como ele gostaria de se comunicar com a sua empresa. Além disso, não esqueça que organização, planejamento e foco são essenciais para o sucesso de qualquer negócio.

  • Outra dica de ouro é ter sempre a assessoria de um profissional qualificado, com experiência de mercado e disponibilidade para conhecer e embarcar nesse desafio junto com a sua empresa.

Confira: O que é marketing digital para sua empresa?

E aí, pronto para criar o seu plano editorial? Deixe um comentário com sua opinião!