Vale a pena criar um blog? 5 razões que mostram que sim!

Muitos clientes e usuários nos perguntam se vale a pena criar um blog.

Alguns, nos questionam se a era de ouro dos blogs já acabou.

Na nossa opinião como especialistas, lidando diariamente com as principais estratégias de marketing digital, acreditamos que sim, vale a pena criar um blog.

Se você está mais interessado nas possibilidades de capitalizar seu blog, sugerimos que acesse o artigo; Como fazer um blog dar dinheiro: 7 maneiras fáceis [+BÔNUS]”.

Você já deve ter ouvido por aí que nas táticas atuais de marketing “conteúdo é rei”! É claro que ele não está presente somente nos textos de blogs, mas também nas redes sociais, em emails marketing, vídeos, e tantas outras ferramentas. Entretanto, é impossível negar a importância das postagens de blog nessa realidade.

A produção de conteúdo relevante em blog é parte inseparável do Inbound Marketing, que por sua vez tem uma visão estratégica construída sobre o conceito de funil de vendas.

Além disso, também vale a pena ter um blog se você pretende investir em SEO. Você quer estar entre os primeiros resultados de uma pesquisa relevante para seu negócio, no Google?

Resumindo, quando dentro de um planejamento estratégico de marketing digital, os blogs atendem tanto às necessidades do marketing como aos objetivos de vendas.

Os blogs, especialmente quando combinados com mídias sociais, são formas poderosas de promover seu negócio.

Vale a pena criar um blog? 5 razões para começar ou continuar

Ainda há muitos pequenos empresários que hesitam em dar o salto e começar um blog para sua empresa, mas, na verdade eles estão perdendo uma grande oportunidade.

Existem várias razões pelas quais os proprietários de pequenas empresas não blogam, entre os principais estão:

  • a necessidade de compromisso de tempo e recursos;
  • eles não sabem como começar tecnicamente;
  • a dificuldade de apresentar consistentemente ideias interessantes de postagens relacionadas aos negócios.

Entretanto, começar um blog de negócios não precisa ser uma experiência intimidadora ou avassaladora. Depois de começar, os benefícios de um blog de negócios valem a pena o esforço.

Aqui estão 5 das maiores razões pelas quais você deve começar um blog para o seu negócio.

1. Alcançar clientes potenciais

Os blogs de negócios geralmente não envolvem promoção direta de seus produtos e serviços, mas isso não significa que um blog não seja uma atividade digna de marketing e vendas.

Ao discutir o setor em que você trabalha, os serviços gerais que você oferece e os desafios individuais de suas personas, você está apresentando seu nome para potenciais clientes que possam precisar e considerar comprar seu produto ou contratá-lo para os serviços que você oferece.

2. Aumentar o tráfego do seu site

Os blogs são a porta de entrada por onde muitos potenciais clientes conhecem uma empresa.

Um usuário digita uma dúvida no Google, encontra um post blog que se propõe a responder a essa dúvida e clica. Dentro desse conteúdo é direcionado a outras publicações, bem como para o site institucional da empresa que ofereceu o conteúdo.

Resumindo, o blog é uma maneira de direcionar novos visitantes e gerar tráfego qualificado para o seu site, seja para sua página de produtos e serviços, loja online ou páginas de contato, por meio de links.

3. Estabelecer sua empresa como especialista do setor

Suas postagens no blog podem demonstrar sua experiência em uma área específica por meio do compartilhamento de informações relevantes e de alta qualidade com seus leitores.

Ao longo do tempo, seu blog – e empresa – pode se tornar conhecido como um recurso prático que fornece informações consistentes e úteis para ajudar seus leitores a:

  • aprender sobre novas ferramentas e recursos;
  • resolver desafios difíceis;
  • promover seus próprios negócios.

Tudo isso vai depender dos temas que você pretende abordar em sua plataforma, da sua estratégia de produção de conteúdo e da etapa do funil de compras que aquele conteúdo pretende atender.

Leia também: 15 exemplos de produção de conteúdo para sites e blogs

4. Desenvolver uma Comunidade

Uma das principais razões que demonstram que vale a pena criar um blog é a comunicação, colaboração e compartilhamento que podem ocorrer nos comentários.

Crie uma área ativa de comentários em seu blog postando e respondendo. Isso pode ajudar você a criar uma comunidade com interesses compartilhados e aprender muito sobre seu público no processo.

Os comentários e dúvidas retirados desse espaço podem ser ótimas ideias para textos futuros e mesmo para a criação de um tipo novo de serviço e produto que represente uma necessidade revelada de seus prospects.

5. Crie conexões valiosas de pessoa para pessoa

O blog de uma empresa não precisa ser todo sobre negócio. Você pode evitar ter um blog de negócios chato injetando um pouco de sua personalidade e marca pessoal, saindo do tópico ocasionalmente e usando humor.

Isso não só dá ao seu blog um pouco de individualidade, mas também pode torná-lo mais compreensível e acessível aos seus leitores.

Estes são apenas alguns dos benefícios que mostram que vale a pena ter um blog.

Embora a criação de um blog de negócios de sucesso leve tempo, dedicação e paciência, uma vez que você comece, estará no caminho certo para perceber esses e muitos mais benefícios.

Agora que você já entendeu que vale a pena criar um blog, que tal receber algumas dicas de como escrever um conteúdo perfeito? A seguir, selecionamos um vídeo com 10 dias simples, e muito importantes, para começar ou melhorar suas postagens.

Você não precisa – nem deve – guiar toda a sua estratégia de marketing de conteúdo, sozinho. Além de ser um volume considerável de atividades, você pode otimizar seu tempo com ferramentas de automação.

A LAHAR é um software de automação de marketing digital e possui uma série de funcionalidades além das apresentadas acima, como a criação e otimização de landing pages, disparo de e-mail marketing estratégico e muito mais.

Você também poderá utilizar a nossa plataforma para acompanhar seus resultados de atração, conversão e nutrição de leads e usuários. Analise a evolução do ranking dos seus canais digitais na busca orgânica para cada palavra-chave. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a aumentar a conversão de suas ações.