Vale a pena criar um blog? 4 razões que mostram que sim!

Na nossa opinião como especialistas, lidando diariamente com as principais estratégias de marketing digital, acreditamos que sim, vale a pena criar um blog.

Você já deve ter ouvido falar que nas táticas atuais de marketing “conteúdo é rei”! E a razão para isso é o domínio dele sobre quase todas as demais ações de marketing atuais.

O conteúdo está no site, nas redes sociais, em e-mail marketing, vídeos …

Quando o assunto é blog a produção de conteúdo relevante, entretanto, toma outras proporções. Isso acontece porque além de criar relevância para a marca ele ainda contribuiu para outras estratégias como o SEO.

Sim, o conteúdo em blog é fundamental para que sua empresa esteja bem colocada como resultado de pesquisas no mecanismo de busca.

Isso sem contar no papel do blog para abrigar os conteúdos que vão ajudar sua empresa a levar seus leads pelas etapas do funil de vendas, base de uma estrutura de Inbound Marketing.

Por tudo isso, e muito mais, vale a pena criar um blog.

Leia também: Como fazer um blog dar dinheiro: 7 maneiras fáceis [+BÔNUS]”.

Vale a pena criar um blog? 4 razões para começar ou continuar

Principalmente entre pequenas e médias empresas ainda há muita resistência a adoção do blog como uma ferramenta de marketing.

Isso poque muitos empreendedores ainda enxergam nas redes sociais a única forma de estar em contato direto com seu público.

Entretanto, isso não representa a realidade.

Pense em você.

Quando você tem uma dúvida sobre qual celular comprar, como realizar determinada tarefa ou preparar um prato especial, onde você busca informação?

Sim, no Google!

Como já dissemos acima, oferecer conteúdo valioso dentro de um blog vai ajudar sua empresa a rankear páginas que responderão às dúvidas de seus clientes.

Mas não é só isso!

A seguir listamos 5 razões de porque acreditamos que vale a pena criar um blog.

1. Aumentar o tráfego do seu site

Já que estamos falando sobre o Google e o rankeamento das páginas de seu site na ferramenta, a primeira razão de porquê vale a pena ter um blog é o aumento do tráfego de usuários no site da empresa.

Esse tráfego é ampliado não apenas por causa do Google, mas também porque seu conteúdo de blog pode ser divulgado em plataformas como:

  • redes sociais;
  • e-mail marketing;
  • sites de parceiros que compartilham seu material;
  • outros posts do blog que podem levar a outras páginas do site e mais.

Resumindo, o blog é uma maneira de direcionar novos visitantes e gerar tráfego qualificado para o seu site.

2. Estabelecer sua empresa como referência

Ofertar conteúdo valioso é um dos caminhos que podem tornar sua empresa referência em sua área de atuação.

Com a produção de conteúdo constante sua empresa pode passar a ser visto como uma fonte de informação confiável.

Novamente, tenham em mente as personas e as etapas do funil de compras que seus conteúdos pretendem atender.

Leia também: 15 exemplos de produção de conteúdo para sites e blogs

3. Gere engajamento

O engajamento digital é sem dúvida uma das razões de porque vale a pena criar um blog.

Além de comentários na própria página do conteúdo publicado você também pode alcançar mais publicações, curtidas e compartilhamentos em outros canais como as redes sociais.

O engajamento é um fator decisivo para ampliar seu alcance orgânico, além de estreitar a relação entre você e seu leitor.

Relacionamento e confiança é tudo no Inbound Marketing!

Não é incrível como no marketing digital tudo se completa?

4. Alcance clientes em potencial

Não é recomendado que você crie conteúdos muito comerciais para seu blog.

Usar o final do artigo para apresentar seu serviço ou produto, entretanto, pode ser uma boa chamada para manter os leitores com você.

Nessa área é importante se manter oferecendo algo de valor para o leitor.

Mas atenção, nada de exagerar na publicidade.

Mesmo não sendo um canal de conversão de vendas diretas, os blogs também podem – e devem – ser vistos como ferramentas de vendas.

Ao criar credibilidade, confiança, mostrar domínio sobre diferentes assuntos e provar que você entende dos problemas e necessidades de suas personas, os blogs acabam ajudando a gerar vendas.

Além disso, blogs são boas portas de entrada de visitantes e leads, o que acaba por incluir mais contatos em seu pipeline de vendas e gera mais clientes.

Agora que você já entendeu que vale a pena criar um blog, que tal receber algumas dicas de como escrever um conteúdo perfeito? A seguir, selecionamos um vídeo com 10 dias simples, e muito importantes, para começar ou melhorar suas postagens.

Estes são apenas alguns dos benefícios que mostram que vale a pena ter um blog.

Embora a criação de um blog de negócios de sucesso leve tempo, dedicação e paciência, uma vez que você comece, estará no caminho certo para perceber esses e muitos mais benefícios.

Você não precisa – nem deve – guiar toda a sua estratégia de marketing de conteúdo, sozinho. Além de ser um volume considerável de atividades, você pode otimizar seu tempo com ferramentas de automação.

A LAHAR é um software de automação de marketing digital e possui uma série de funcionalidades além das apresentadas acima, como a criação e otimização de landing pages, disparo de e-mail marketing estratégico e muito mais.

Você também poderá utilizar a nossa plataforma para acompanhar seus resultados de atração, conversão e nutrição de leads e usuários. Analise a evolução do ranking dos seus canais digitais na busca orgânica para cada palavra-chave. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como podemos ajudar você a aumentar a conversão de suas ações.

Facebook Comments

Deixe uma resposta