Como usar análise de dados para marketing na sua empresa?

A sua empresa usa análise de dados para marketing? Caso a resposta seja negativa, saiba que ela pode estar perdendo terreno para os concorrentes em consequência dos tempos de transformação digital em que vivemos.

Hoje em dia é imprescindível que organizações e empreendedores digitais se adequem à cultura data driven para conseguir os melhores resultados possíveis em cada um dos seus setores. E não seria diferente no caso da área de Marketing.

O Marketing é conhecido como o setor criativo das empresas, onde mentes se unem para idealizar estratégias para reter mais clientes, prospectar novos e difundir a imagem de maneira positiva no mercado.

Nas mudanças que o mundo digital trouxe para as dinâmicas de mercado, tomar decisões “no escuro”, baseada em achismos e “feelings” dos profissionais virou algo defasado e pouco eficiente.

Hoje é essencial ter uma estrutura de análise de dados para marketing focada em colher as informações mais relevantes e seguras para embasar a atuação das equipes. Tudo isso com o objetivo de angariar a confiança do público.

Ficou interessado pelo assunto? Pois nos acompanhe para entender um pouco mais sobre data science e ferramentas de análise de dados para marketing inteligentes que vão turbinar o desempenho do seu negócio.

Qual a importância da análise de dados para marketing?

Eficácia. Esta é a palavra-chave para definir a importância da implementação de uma análise de dados inteligente para qualquer negócio que precisa utilizar o digital a seu favor.

A Internet, por meio de ferramentas de analytics, disponibiliza uma enormidade de dados os quais as áreas de Marketing podem consultar para melhorar a performance dos seus negócios.

É por meio da tecnologia do Big Data que as empresas podem consultar remotamente informações valiosas sobre seu desempenho, interação de clientes com sua marca e até mesmo monitorar a atuação de concorrentes.

Uma plataforma sofisticada de análise de dados é capaz não só de apresentar números e informações em painéis, mas também gerar insights que orientam os tomadores de decisão com segurança e eficácia.

Dessa forma, para a área de Marketing, a estratégia pode ser pensada com muito mais precisão do que fosse feito na base de achismos. Por exemplo, indicadores de ROI, Customer Success e o lucro da empresa em geral só tendem a crescer.

Não só um aumento na eficácia dos resultados é visível, mas também o aumento da eficiência nos processos. Plataformas de análise de dados para marketing com tecnologias de inteligência fazem as equipes economizar uma grande quantidade de horas e dinheiro para encontrar as melhores soluções para os problemas.

Além de um software trabalhar de forma automática e mais rápida do que humanos, diminuem-se as possibilidades de erros e retrabalho, que custariam mais tempo e dinheiro jogado fora.

Como funciona a análise de dados para marketing?

A análise de dados para marketing funciona por um processo dividido em etapas que ajuda as equipes a otimizar seus resultados a partir da percepção de erros e acertos que ocorreram no passado.

Com o grande volume de dados disponíveis tanto em canais externos quanto internamente, é preciso fazer uma filtragem das informações mais relevantes para a estratégia e plano de ação do seu negócio.

Após o rastreio desses dados, um software de automação com tecnologia de inteligência atua identificando padrões e trazendo respostas esperadas que têm o intuito de orientar a atuação da equipe de Marketing

Os indicadores e feedbacks de uma análise de dados inteligente geram soluções para que suas estratégias de marketing tenham os melhores resultados possíveis. Com a prática, é possível:

  • monitorar o perfil comportamental dos clientes para realizar ofertas eficazes;
  • traçar erros e acertos de estratégias anteriores;
  • monitorar indicadores importantes, como o da felicidade do cliente com a marca (customer success);
  • monitorar a concorrência;
  • e avaliar se as ações da empresa estão de acordo com os objetivos previamente traçados.

Dessa forma, uma análise de dados para marketing inteligente é importante não apenas para leitura de dashboards e informações, mas também oferecer insights pautados em informações objetivas. 

Resumindo…

Deu para perceber que análise de dados para marketing, principalmente com o suporte de tecnologias de inteligência, é fundamental, não é mesmo?

Fundamental para se manter cada vez mais competitivo em um cenário digital em que temos diariamente ao nosso dispor informações relativas ao mercado e clientes de nossas empresas.

É nesse contexto que ter uma plataforma de análise de dados para marketing torna-se um diferencial para o crescimento de qualquer negócio no digital. 

Pois com ela é possível monitorar o desempenho de suas estratégias de marketing, avaliar a atuação de concorrentes, receber atualizações de indicadores de ROI e Customer Success e assim ter um aprimoramento constante de suas ações.

Uma dessas ferramentas é o Cortex MI. Com ele, sua empresa tem à disposição uma tecnologia de inteligência que auxilia os gestores e suas equipes com feedbacks que orientam as tomadas de decisão, tornando-as bem mais rápidas, eficientes e baratas. 

Sua equipe economiza uma enorme quantidade de horas e aumenta consideravelmente o potencial de vendas.

Portanto, não perca tempo em implementar uma cultura data driven em seu negócio. Se você ainda não utiliza, pode ter certeza que provavelmente seu concorrente está utilizando e se adiantando com informações relevantes sobre o mercado.

Gostou do conteúdo? Esperamos ter entregado um material esclarecedor sobre a importância da análise de dados para marketing nesse cenário de constante migração das comunicação para a era dos dados. Até logo!

Sobre a Cortex

A Cortex é a empresa número 1 em soluções de inteligência para crescimento. Caso queira saber como ter insights mais ágeis e inteligentes na sua empresa, conheça o Cortex MI

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