7 benefícios do Inbound Marketing: o caminho para + vendas

Entre os benefícios do Inbound Marketing, provavelmente, o mais importante é o fato de ser uma estratégia 100% alinhada ao novo comportamento do consumidor.

De acordo com pesquisas, 67% da jornada do comprador, agora é feita digitalmente. Construir uma estratégia de Inbound Marketing consolidada, permite que você faça parte do caminho percorrido por seus futuros clientes.

A partir desse entendimento, muitos outros benefícios do Inbound Marketing podem ser elencados, tais como:

  • Fazer com que os clientes cheguem até você por meio de suas próprias pesquisas
  • Alinhar seu time de marketing e vendas
  • Engajar seu futuro cliente com sua marca
  • Gerar leads qualificados
  • Aumentar o retorno sobre investimento
  • Diminuir o custo de implementação e muitos outros benefícios.

O comprador de hoje quer se sentir no controle de seu próprio destino. Segundo pesquisa da TNS Research, 92% dos usuários da internet pesquisam sobre produtos ou serviços nas plataformas digitais antes de realizarem uma compra. Isso quer dizer que, se o seu cliente acessa a internet, provavelmente ele vai fazer uma pesquisa antes de comprar de você.

Atualmente, seus clientes pesquisam nos mecanismos de busca, como Google, ou nas redes sociais, antes de fazerem qualquer coisa. Essa é uma afirmação que provavelmente você concorda, afinal esse também é um comportamento comum seu.

Com mais de 10 bilhões de pesquisas mensais no Google, as pessoas estão procurando respostas por conta própria. Eles também estão ouvindo mais opiniões de terceiros nas mídias sociais e em sites de resenhas. A mesma pesquisa destacada acima, apontou que, 52% dos usuários acessam mídias como blogs e redes sociais para obterem informações sobre o que pretendem comprar.

Neste novo cenário, os métodos tradicionais de marketing (focados em compartilhar uma mensagem em letras garrafais) estão se tornando cada vez menos eficazes. Os consumidores passaram a gostar da conveniência e velocidade de encontrar as respostas para suas perguntas e pontos de dor em plataformas digitais. Eles não gostam de ter contato com argumentos de vendas forçados.

O objetivo do Inbound Marketing é alcançar os usuários no momento em que eles estejam pesquisando sobre algo que desejam aprender, comprar, etc. Por meio da produção de conteúdo relevante, essa modalidade do marketing quer entregar informações certas, no momento certo, para o usuário certo e no lugar certo.

Se você ainda não sabe o que é Inbound Marketing, sugerimos que acesse o artigo, “Guia Completo em Inbound Marketing: O que é e como aplicá-lo ao seu negócio”.

Com o objetivo de te ajudar a compreender melhor essa estratégia e adaptá-la para alcançar ótimos resultados com o marketing digital, a seguir, separamos 7 benefícios do Inbound Marketing.

7 benefícios do Inbound Marketing para seu negócio

#1 Simplifica os trabalhos de vendas e marketing

O primeiro dos benefícios do Inbound Marketing abordados aqui, é como ele é capaz de integrar suas equipes de vendas e marketing.

No Inbound Marketing ambas unem forças para criar um conteúdo poderoso para os clientes em potencial.

O pessoal de vendas é a fonte de informações importantes sobre o que os clientes precisam e desejam em diferentes etapas de sua jornada de compra. Armado com essa informação, o marketing pode criar conteúdo altamente direcionado que:

  • Instrui o comprador
  • Responde às suas perguntas
  • Resolve seus problemas.

Juntas, as vendas e o marketing podem utilizar e distribuir essas informações para:

#2 Aumenta a visibilidade e a conscientização da marca

O mundo digital tornou possível que pequenas empresas ganhem reconhecimento mundial. Ao produzir conteúdo alinhado com a jornada do seu comprador, sua marca poderá ser encontrada durante as pesquisas realizadas por sua persona.

Se você não está na internet, eles não vão encontrar você (mas encontrarão seus concorrentes). É simples assim.

Ah, e bônus! Se eles gostarem do que você escreveu, eles compartilharão seu conteúdo em suas redes sociais, aumentando drasticamente sua visibilidade e solidificando sua reputação como uma empresa confiável.

#3 Educar os prospects no mundo digital em que vivem

Você já entendeu que seus potenciais clientes estão fazendo uma pesquisa online, correto?

Mas essa realidade não é exclusiva de negócios B2C. A estatística mais recente da CEB diz que a maioria dos compradores B2B também fazem pesquisas online, antes de entrar em contato com o vendedor.

Com um pouco de pesquisa e com as personas de seu negócio claramente definidas, você entenderá onde os principais clientes em potencial estão pesquisando e poderá distribuir suas informações estrategicamente para que elas as encontrem.

#4 Aumenta a confiança e a credibilidade

Entre os benefícios do Inbound Marketing para os consumidores, está o fato de permitir ​​livre acesso a conteúdo de qualidade sem pedir nada em troca.

Ao fornecer aos clientes em potencial, informações seguras e confiáveis, você está construindo um relacionamento e uma reputação com esses consumidores. Então, quando eles estiverem confiantes sobre sua competência, eles poderão dar o salto nas etapas do funil de vendas, para comprar seu produto ou serviço.

Quer saber mais sobre o que e como escrever para atrair potenciais clientes? Leia “Como fazer a produção de conteúdo relevante para captar leads

#5 Gera tráfego e leads qualificados

Esse é um dos benefícios do Inbound Marketing que mais atraem os empresários que investem, ou estão pensando em investir, na estratégia.

Afinal, ao gerar tráfego e leads qualificados, você dá um passo a mais rumo a concretização de uma venda.

O Inbound Marketing gera relacionamentos que levam às vendas.

O conteúdo segmentado para a persona certa, impulsionará o tráfego de qualidade para seu site.

Quanto maior a frequência com que você produz conteúdo, mais frequentemente esses clientes em potencial visitam seu site e, quando isso acontecer, você estará pronto para eles com:

  • CTAs (chamadas para ações)
  • Landing pages de alto nível
  • Ofertas de conteúdo que os ajudarão a tomar uma decisão

Leia mais: Receita de bolo para otimização de landing page focado em conversão

6. Reduza seu custo de aquisição

Mais um dos benefícios do Inbound Marketing que enchem os olhos de empresários é a redução do custo de aquisição.

Em média, os leads de Inbound Marketing custam 61% menos do que os leads vindos de estratégias de Outbound (marketing tradicional).

Leia mais em: O que é inbound e outbound em marketing: qual usar em seu negócio?

Implementar uma estratégia de Inbound exige conhecimento e atenção, entretanto, ao longo do tempo ela irá gerar mais leads a um custo por aquisição menor do que o marketing tradicional.

7. ROI mais alto

Os custos mais baixos significam automaticamente melhores oportunidades de retorno sobre investimento, ou ROI, mas os benefícios não terminam aí.

Ao coletar dados de seus leitores e prospects, outro benefício do Inbound Marketing, é que ele ajuda você a tomar decisões mais bem embasadas sobre suas ações e a gastar mais tempo com as atividades certas.

Com as métricas disponibilizadas no marketing digital você é capaz de acompanhar e analisar quase todos os aspectos de uma campanha de Inbound Marketing.

Você verá imediatamente como os clientes em potencial reagem em cada etapa da jornada do comprador e pode realizar experimentos para descobrir o que dá mais retorno aos seus investimentos.

O maior ROI do Inbound Marketing também é graças ao fato de que as campanhas podem durar muito mais tempo. Quando você escreve conteúdo de qualidade, você pode executar uma campanha de Inbound Marketing que pode permanecer relevante e pagar dividendos por meses e até anos.

Quando você executa uma campanha de links patrocinados, no Google Adwords, por exemplo, com o fim da campanha seus retornos param. Em uma estratégia de Inbound, você continua colhendo os frutos de relevância, afinal seu conteúdo permanecerá ajudando a seus clientes e rankeando no Google de maneira orgânica.

Se você tem interesse em posicionar seus conteúdos na primeira página do Google e ser encontrado facilmente por seus prospects, sugerimos que você leia o texto; “Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site”.

Resumindo, os resultados falam por si: quando apropriadamente executado, o Inbound Marketing é 10 vezes mais efetivo na conversão de leads do que no Outbound Marketing.

Leia também: O que é inbound e outbound em marketing: qual usar em seu negócio?

Como você viu, os benefícios do Inbound Marketing ajudarão sua empresa a:

  • Aumentar o tráfego do site
  • Gerar leads
  • Aumentar as formas previsíveis de receita
  • Reduzir custos
  • Aumentar o retorno sobre investimento

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