BI no marketing digital: como ele impulsiona suas estratégias

Você sabe o que é BI no marketing digital? Entende como ele pode ampliar o retorno sobre investimento de suas campanhas? Neste artigo vamos compreender mais sobre o conceito e as aplicações desse modelo.

Mas, afinal, o que é BI no marketing digital?

O BI ou Business Intelligence no marketing digital refere-se às ferramentas e práticas usadas para a coleta e análise de dados sobre o investimento que sua empresa está realizando na área.

A partir do levantamento de dados e acompanhamento de métricas, o objetivo do BI é dar suporte às decisões empresariais relacionadas ao marketing.

Por exemplo, os dados coletados podem mostrar que uma rede social esta gerando mais visitas ao seu site do que outra. Ou que a landing page A está captando leads mais qualificados que a landing page B.

Você pode estar se perguntando se as métricas de marketing digital básicas que você já coleta é a representação do que é BI no marketing digital. Em parte sim.

Entretanto, o BI no marketing digital vai além do acompanhamento de números frios em painéis de métricas.

Cada compartilhamento, acesso, clique ou compra é rastreada e sua empresa é capaz de compreender todo o caminho feito pelo cliente.

Essa análise profunda permite que você entenda qual é o canal e estratégia que mais retorno dá a sua empresa.

Quando implementado corretamente, o Business Intelligence pode mudar:

  • a forma como sua empresa toma decisões de marketing;
  • os canais em que a sua empresa investe;
  • as estratégias de marketing em si.

Benefícios do BI no marketing digital

Com a ajuda do Business Intelligence no marketing digital sua empresa pode ter um ROI mais alto, o que significa que seu investimento está retornando em mais e melhores negócios.

Sua empresa para de perder dinheiro em ações que não trazem retorno suficiente e passa a realocar o investimento para as ações que ampliam o volume de clientes.

Uma outra vantagem é a possibilidade de otimizar uma estratégia que poderia estar resultando em melhores números.

Se você percebe que seu e-mail marketing não está gerando um fluxo de negócios suficiente, sua equipe pode revisar todo o fluxo de nutrição, realizar testes AB e buscar por novas estratégias.

De maneira ainda mais específica, o BI no marketing digital permite que sua equipe identifique:

  • as publicações em redes sociais que receberão mais impressões, cliques e engajamento;
  • as palavras-chave levam mais tráfego para seu site;
  • quais conteúdos ranqueiam melhor nas plataformas de pesquisa;
  • o público que se mostra mais interessado em seus conteúdos;
  • e muito mais!

De maneira geral, o BI no marketing digital pode ser aplicado para a análise do resultado de todas as estratégias da área, entre elas:

  • mídias sociais;
  • SEO;
  • links patrocinados;
  • e-mail marketing etc.

O BI no marketing digital também permite uma segmentação de clientes muito mais estratégica, de maneira que sua empresa tem acesso a dados demográficos e comportamentais de clientes e prospects que já interagem com a sua empresa. 

Você traça um público alvo ideal e pode comprovar se é ele quem está respondendo melhor às suas ações.

O BI no marketing digital é de particular importância para as agências de marketing e departamentos que procuram provar o retorno de suas ações para clientes e diretores.

BI no marketing: o fim da era dos “achismos”

Antes da transformação digital poucos eram os recursos que os profissionais de marketing tinham a disposição para coletar o resultado de suas estratégias.

Como resultado poucas eram as informações embasadas que se tinha para tomar decisões sobre novas campanhas.

O BI é o centro de um marketing muito mais estratégico e orientado por dados e números. 

Para coletar todas essas informações você precisa de ferramentas como o Google Analytics que te mostra em tempo real a reação dos usuários da web as suas campanhas.

Business Intelligence para marketing digital: 3 ferramentas

As ferramentas usadas para aplicar o que é BI para marketing digital auxiliam toda a inteligência gerado por oferecerem funcionalidades como:

  • automação de processos de coleta de dados;
  • compilação informações;
  • apoio na orientação de processos de marketing.

A seguir, listamos três ferramentas de BI para marketing digital. Confira!

1. InsightSquared

O InsightSquared é um software de BI que oferece um conjunto de recursos que podem ser usados, não apenas pelo setor de marketing, mas também pelo departamento de vendas.

Entre suas funcionalidades estão:

  • análise de métricas;
  • previsão de vendas;
  • relatórios.

2. Optimizel

A Optimizely tem o foco de captar e analisar dados que vão permitir que as empresas ofereçam uma melhor experiência a seus clientes, por meio de insights para:

  • criar estratégias de engajamento digital;
  • reduzir as taxas de rejeição;
  • aumentar o tempo de permanência dos usuários no site.

3. LAHAR

A LAHAR é uma software, que reúne tudo que você precisa para realizar análise de dados em uma única plataforma.

  • Automação de Marketing
  • Criação de Landing Pages
  • Gestão de Mídias Sociais
  • Email Marketing estratégico
  • Gestão e segmentação de contatos
  • Lead Tracking
  • Lead Scoring
  • Painel de Palavras-Chave
  • Relatórios

Por meio dos relatórios de BI oferecidos pela plataforma você será capaz de tomar decisões inteligentes baseadas em números. Pela plataforma é possível:

  • Visualizar o resultado alcançado através dos canais digitais da sua empresa
  • Consultar os resultados alcançados em cada mídia digital
  • Acessar de forma rápida e eficiente o retorno de cada mídia digital

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