BI no marketing digital: como ele impulsiona suas estratégias

Não é surpresa que o SEO e as mídias sociais tenham se tornado os pilares das campanhas de marketing digital. Com pouco investimento e alto potencial de ROI, eles parecem ser uma opção ideal para difundir a conscientização de uma marca na web e tirar o máximo proveito dela. Entretanto, você sabe como pode ampliar ainda mais seu resultados usando o BI no marketing digital?

Quando você coloca as mãos em SEO e mídias sociais, você pode ter uma ideia aproximada de como sua campanha de marketing digital está sendo executada por meio de análises de métricas de marketing digital básicas, entretanto, para obter uma visão clara, é necessário usar ferramentas de Business Intelligence mais sofisticadas.

Com a ajuda do Business Intelligence, você pode facilmente descobrir qual mídia social está fazendo um ótimo trabalho para o seu negócio e qual não está. Não apenas isso, usando BI você também pode descobrir qual estratégia de mídia social recebeu maior atenção nos últimos dias, semanas ou meses.

Da mesma forma, em SEO, a inteligência de negócios pode ajudar você a acompanhar:

  • Qual postagem de blog do seu site recebeu o maior número de impressões, cliques e engajamento.
  • Quais palavras-chave levam mais tráfego para seu site
  • Qual grupo demográfico representou a menor taxa de rejeição de seu site

Portanto, existem várias maneiras pelas quais você pode usar business intelligence no marketing digital, em SEO e nas mídias sociais.

Mas, afinal, o que é Business Intelligence?

O termo Business Intelligence no marketing digital, refere-se às tecnologias, aplicações e práticas de coleta, integração, análise e apresentação de informações de negócios. O objetivo do BI é oferecer suporte a melhores tomadas de decisões empresariais.

BI é o processo de transformar dados não utilizáveis ​​em insights acionáveis. Quando feito corretamente, o BI no marketing digital pode:

  • Melhorar a visibilidade da marca
  • Fornecer insights sobre o comportamento do cliente
  • Aumentar a eficiência da comunicação e muito mais.

Business Intelligence no marketing digital é muito mais do que sofisticados painéis cheios de métricas. Quando implementado corretamente, o BI pode mudar a forma como sua empresa coleta, analisa e usa dados.

O BI no marketing digital é de particular importância para as agências de marketing e departamentos que procuram provar o ROI de um investimento.

Tornar-se uma empresa orientada por dados não acontece da noite para o dia. É preciso um planejamento e uma execução cuidadosa para garantir a precisão dos dados e, principalmente, das análises.

Embora, com o marketing digital, tenhamos mais acesso aos dados do que nunca, existe uma grande lacuna entre ter acesso e gerar valor a partir desses dados.

BI no marketing digital: como o business intelligence pode impulsionar suas estratégias

O crescimento contínuo dos canais de mídia social, como Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Pinterest, forçou as empresas a adequarem seus esforços de marketing. Todos os dias, em todo o mundo, os usuários do Facebook postam 4,3 bilhões de mensagens e os usuários do YouTube carregam mais de 4 milhões de horas de conteúdo em vídeo. Não importa qual seja o canal de mídia social, ele contém dados inestimáveis ​​para os profissionais de marketing.

O aumento nos dados significa que as empresas devem usar ferramentas sofisticadas, como business intelligence (BI), para se manterem no controle de tudo isso.

O BI no marketing digital permite que os gerentes obtenham insights críticos e tomem melhores decisões em relação à campanhas de marketing atuais e futuras. Os profissionais de marketing que não usam as ferramentas disponíveis podem se ver incapazes de competir em um mercado cada vez mais global.

Ferramentas utilizada no BI permitem a fácil coleta e análise de dados extensos em apenas alguns minutos. Um ser humano levaria horas ou dias para completar a mesma função. As ferramentas de BI para marketing digital podem transformar os dados em gráficos de pizza, gráficos de barras e outros tipos de relatórios fáceis de ler.

O fim do trabalho de adivinhação

Antes da era digital moderna, os profissionais de marketing não tinham recursos para coletar informações e feedback sobre suas campanhas. Os dados que eles tinham não podiam fornecer os insights profundos de que precisavam para entender e segmentar clientes específicos.

Isso significava que os profissionais de marketing precisavam confiar em seus instintos mais do que em qualquer outra coisa ao criar e gerenciar campanhas publicitárias.

O BI no marketing digital elimina a adivinhação no marketing, economizando tempo, dinheiro e esforço, antes investidos ​​em algo que parecia certo instintivamente, mas que ainda podia não funcionar.

Os tipos de acompanhamento do Business Intelligence no marketing digital possibilitam:

  • Obter insights de suas várias plataformas de mídia social
  • Determinar qual deles fornece a maior porcentagem de conversões

O BI permite que você veja quais postagens interessam mais os espectadores, além de conhecer dados importantes sobre suas informações demográficas.

Cada compartilhamento, acesso, clique ou compra é rastreada e isso permite que você veja em qual canal sua marca obtém o melhor desempenho online.

O BI no marketing digital não se restringe à análise dos resultados de suas estratégias nas redes sociais. Como já abordado, ele também pode ajudar seus esforços de otimização do mecanismo de busca, ou seja, ele também é valioso no SEO.

No SEO, o BI permite que você recolha dados valiosos sobre:

  • Pesquisas de palavras-chave
  • Concorrência de palavras-chave
  • Taxas de cliques e dados semelhantes
  • Mais importante ainda, fornece as informações necessárias para otimizar suas campanhas futuras

Use o Analytics em tempo real para otimizar campanhas de marketing on-line

Cada vez mais pessoas interagem e trocam informações pelas mais variadas plataformas de mídia social. Com a entrada contínua de novos dados, os dados existentes podem ficar desatualizados em poucos dias. Por esse motivo, os profissionais de marketing devem analisar dados muito recentes usando as análises em tempo real para determinarem suas decisões.

A análise em tempo real permite que os gestores monitorem continuamente os dados recentes para ajudar a melhorar o desempenho de sua campanha e reduzir seus custos de publicidade.

Com as plataformas de BI fornecendo informações em tempo real, é fácil para as empresas comercializarem centenas ou mesmo milhares de seus produtos nos principais canais de mídia social e nos mecanismos de pesquisa. Os dados sempre atuais tornam mais fácil decidir onde aumentar ou diminuir os investimentos com os links patrocinados, por exemplo.

Se você perceber que algumas palavras-chave não geram muito tráfego nem convertem visitantes em clientes pagantes, você pode encontrar e corrigir o problema com o BI.

Outra possibilidade é identificar que gastar muito tempo em certas plataformas de mídia social não é lucrativo para sua empresa. Nesse caso, o BI ajuda você a determinar quais não valem a pena investir tempo e dinheiro ao longo do tempo.

Entendendo o comportamento do consumidor

O BI no marketing digital ajuda você a reunir informações sobre menções online, compartilhamentos sociais, curtidas e comentários de maneira mais concisa. Esses detalhes ajudam os profissionais de marketing digital a coletar insights importantes sobre o que impulsiona o comportamento de sua persona.

Business Intelligence para marketing digital na prática

Depois do que vimos até o momento, não há dúvida de que as ferramentas de business intelligence beneficiam os profissionais de marketing digital.

Os recursos de BI para marketing digital geram eficiência automatizando processos repetitivos e compilando informações que demorariam muito tempo para coletar manualmente. Eles também podem ajudar a orientar os processos de marketing e garantir que nada seja esquecido ou perdido.

A seguir estão algumas das ferramentas de business intelligence mais úteis que os especialistas em marketing digital devem considerar em suas estratégias:

1. Optimizel

A Optimizely visa fornecer uma solução mais fácil e poderosa para transformar a experiência dos clientes. O que ela faz é ajudar profissionais de marketing e profissionais de vendas a criar interação com o cliente ou com interfaces que resultem em conversões e aumento das receitas.

Ele permite que as empresas criem estratégias de engajamento digital com clientes, reduzem as taxas de rejeição e aumentam o tempo que os visitantes passam em um site.

2. InsightSquared

O InsightSquared é um software de BI, com formato de análise de vendas ideal para empresas de alto crescimento. Seu conjunto de recursos e funções atende às necessidades de executivos de negócios, líderes de vendas e pessoal de operações de vendas. Isso inclui métricas de SaaS, previsão de vendas, gerenciamento de pipeline e a capacidade de produzir relatórios com dados obtidos de fora do software CRM.

Existem também outras ferramentas de Business Intelligence no marketing digital, que você pode conhecer:

3. LAHAR

A LAHAR é uma software, que reúne tudo que você precisa para realizar análise de dados em uma única plataforma.

  • Automação de Marketing
  • Criação de Landing Pages
  • Gestão de Mídias Sociais
  • Email Marketing estratégico
  • Gestão e segmentação de contatos
  • Lead Tracking
  • Lead Scoring
  • Painel de Palavras-Chave
  • Relatórios

Por meio dos relatórios de BI oferecidos pela plataforma você será capaz de tomar decisões inteligentes baseadas em números. Pela plataforma é possível:

  • Visualizar o resultado alcançado através dos canais digitais da sua empresa
  • Consultar os resultados alcançados em cada mídia digital
  • Acessar de forma rápida e eficiente o retorno de cada mídia digital

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