Briefing para consultoria de marketing: aprenda como montar o seu e veja modelos para se inspirar

Sem um briefing para consultoria de marketing bem feito, nenhum projeto de consultoria será efetivo.

Por quê? A resposta é mais simples do que parece: para que você ofereça uma consultoria de marketing de sucesso, é necessário mais do que ferramentas e a boa vontade dos envolvidos. 

Qualquer ação conduzida dentro de uma organização sem os devidos cuidados, pode se tornar um gargalo na sua estratégia global e, em casos extremos, acabar virando algo prejudicial para a organização.

O briefing é uma fase essencial para garantir o alinhamento de expectativas com o potencial cliente e definir o escopo do projeto de marketing

Mas, afinal o que é briefing de marketing? Qual a sua importância na hora de fechar uma parceria de negócios e como criar um roteiro de briefing? Para responder a essas perguntas e, de quebra, conferir um modelo de briefing, leia esse artigo até o final!

O que é briefing de marketing?

O briefing é, de maneira direta e resumida, um documento que concentra todas as ideias que o cliente tem para colocar determinado projeto em prática. Seja ele um site, uma campanha, uma consultoria, entre outros.

Ou seja, podemos dizer que o briefing funciona como um manual de instruções que serve como um guia para a equipe que trabalhará naquele projeto. Somente a partir de um briefing, será possível que sua consultoria de marketing atinja os resultados desejados. 

Um briefing para consultoria de marketing serve justamente para que sua equipe trabalhe dentro de um direcionamento sólido, já que, necessariamente, ele é construído diante das necessidades apontadas pelo cliente.

Qual a importância do briefing para um projeto de marketing?

Apresentar um projeto ou mostrar seus serviços antes de fazer um briefing  para consultoria de marketing que, certamente, é diferente para cada cliente, é a mesma coisa que um médico dar o mesmo diagnóstico para todos os pacientes só perguntando seu nome, peso e altura, sem investigar o histórico completo de cada um.

Empresas e pessoas são muito diferentes entre si, por isso, é imprescindível um mapeamento completo do funcionamento e conhecimento do histórico de cada um, antes de iniciar um projeto.

É na reunião de briefing que são obtidas as informações necessárias para a criação de um projeto adequado. 

Quem vai além do bê-a-bá e não se apega a scripts superficiais, acaba por entender melhor o problema do cliente e, assim, desenha soluções mais compatíveis ao que ele de fato precisa e está esperando. 

A partir da análise das respostas de seu possível cliente, você consegue identificar o quanto ele está disponível a investir para a realização da sua consultoria.

Além do mais, é importante levar em consideração que em muitos casos o seu prospect nem parou para pensar sobre seus problemas de forma organizada e objetiva. É possível que suas dúvidas e necessidades mais urgentes surjam ao longo da reunião de briefing. 

É seu papel ajudá-lo na identificação de cada uma delas. Para isso, existem algumas metodologias, como o SPIN Selling.

Como montar um briefing?

Nada no universo dos negócios tem uma receita pré definida, mas podemos seguir algumas instruções que ajudem na elaboração de um briefing para consultoria de marketing efetivo e de excelência, e que auxilie na criação de um projeto que faça sentido para você e para o cliente.

A seguir, confira o passo a passo que preparamos para te ajudar na elaboração de um roteiro de briefing que faça sentido.

1. Realize uma análise pré-briefing

Primeiro passo: Abra o site do cliente + o seu roteiro de briefing + um doc para anotações

Segundo passo: Analise o site do prospect e anote algumas informações importantes em seu documento, como, por exemplo:

  • Quais são os possíveis objetivos desse cliente
  • Qual o volume de visitas do site e as suas palavras-chaves mais fortes (use alguma plataforma que te ajude com isso)

Terceiro passo: Vislumbre como é, possivelmente, o processo de vendas daquele cliente e anote suas considerações.

Quarto passo: Mesmo sem todos os números, rascunhe uma prévia de como seria o funil de vendas desse cliente. 

2. Monte um roteiro de briefing personalizado para cada cliente

Com base nas suas considerações iniciais e nas dúvidas que foram sendo levantadas na sua pré análise, elabore um questionário focado nas dores desse cliente específico.

Afinal, o objetivo do briefing é desenhar o cenário atual (que são os seus processos) e o cenário ideal do cliente. (quais resultados são almejados por ele).

3. Revisão do roteiro de briefing

Confira se a partir da validação do roteiro construído, será possível obter informações como:

  • Meta de vendas do cliente separada por produto e canal 
  • Tipos de vendas 
  • O que o cliente considera uma oportunidade de venda 
  • Quantas oportunidades ele precisa para conseguir realizar uma venda
  • Qual é o seu processo de vendas atual (a partir do primeiro contato até o pagamento)
  • Volume de vendas 
  • Ticket Médio
  • Qual seu método de geração de leads 

Atenção: Caso o cliente seja do mesmo segmento que alguma outra empresa que já tenha atendido, não use o mesmo roteiro, qualquer pequena diferença já influencia diretamente nas reais necessidades do cliente.

Modelo de briefing: Confira 2 para te inspirar

Modelo 1 de briefing para consultoria de marketing

1) O seu projeto é novo ou deseja apenas melhorar o seu negócio?

2) Sua empresa já possui nome, domínio e/ou hospedagem? (Se sim, quais? Caso contrário, você pretende adquirir esses serviços conosco?)

3) Fale mais sobre o seu negócio. Conte coisas como seu tempo de atuação, ramo, objetivo  e quais tipo de produtos/serviços oferece?

4) Análise da concorrência: diga as vantagens e desvantagens que sua marca possui sobre os concorrentes?

5) Descreva o mercado de atuação e público alvo atual – e o almejado – do seu negócio. (Não esqueça de falar sobre os interesses, necessidades e tudo o mais que souber a respeito).

6) Qual a documentação que vocês já tem disponível? (Exemplo: Logotipo, folder, manual da marca, tom de voz, etc)

7) Liste os seus principais concorrentes diretos e indiretos (nome e site)

8) Qual a verba disponível para investimento no projeto?

9) Como você chegou até nós?

Nome do contato responsável:

E-mail:

Telefone:

Modelo 2 de briefing para consultoria de marketing

Responsável pelo Briefing: 

Data: 

Identificação do cliente:

Nome do negócio:

Qual seu produto/serviço:

Pessoa responsável:

E-mail do responsável:

Telefone:


Detalhes da empresa:

Breve histórico da empresa:

Produtos/Serviços e o seu impacto na vida das pessoas:

Site da empresa:

Redes Sociais da marca: 

Preços trabalhados: 

Distribuição: 

Concorrência:

Principais concorrentes:

Principais pontos sobre os concorrentes: preço, distribuição, promoção e outras informações úteis: 

Pontos positivos e negativos: 

Presença online e offline: 

Público-alvo:

Persona: 

Hábitos e comportamentos do público-alvo:  

Por que seu consumidor consome o seu produto: 

Estratégias e Objetivos:

Objetivos do projeto:  

Estratégias:  

Posicionamento:  

Expectativas: 

Verba disponível:  

Prazos para realização do trabalho: 

Pronto para colocar a mão na massa?

Agora que você já sabe o que é um briefing para consultoria de marketing e aprendeu como montar o seu,deve ter ficado clara a sua importância para o seu processo comercial de captação de clientes e como isso ajuda sua marca a oferecer um atendimento muito mais personalizado para cada cliente.

Além do briefing, há outras ferramentas capazes de ajudar no seu processo comercial e de relacionamento com o cliente na hora de oferecer as suas soluções, como por exemplo, os softwares de automação de marketing digital.

Confira os benefícios que a adoção do software de automação de marketing da LAHAR traz para a sua empresa:

  • Saber quais conteúdos produzir para ajudar nas dores das personas 
  • Ter acesso a uma consultoria estratégica e gestão inteligente 
  • Criar a oferta de serviços de Inbound Marketing 
  • Fazer parte do programa de parceria e obter benefícios exclusivos 
  • Obter métricas consistentes e claras sobre desempenho de marketing e melhore seu ROI 

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