Como atrair clientes com Inbound Marketing

Nos dias de hoje, os consumidores são bombardeados por milhares de mensagens publicitárias todos os dias, como atrair clientes e conseguir se destacar de toda essa masa de mensagens?

O outbound marketing, com publicidades invasivas e interruptivas, como comerciais durante a programação da TV, disparo de e-mails em massa, cold calling, já não funcionam mais como antigamente.

E a razão é simples: agora há diversas formas de sua audiência bloquear as mensagens que você está tentando entregar, e as pessoas estão mais no controle das informações que elas recebem.

Atualmente, não há como atrair clientes em potencial, sem que o marketing ofereça a eles algo que possam usufruir e se beneficiar, e é aí o que inbound marketing entra em ação.

O que é inbound marketing

O inbound marketing tem sido uma das formas de marketing digital mais efetivas para fazer negócios e um dos métodos de como atrair clientes e gerar vendas através da internet mais usados.

Diferentemente do outbound marketing, com a compra de publicidade, listas de e-mail e implorando para conseguir leads, o inbound marketing tem seu foco na criação de conteúdos de qualidade e relevantes.

O objetivo é direcionar as pessoas para sua empresa, para conhecer seus serviços e produtos, uma vez que essas pessoas demonstraram interesse no seu conteúdo.

A principal abordagem dessa estratégia é saber como atrair pessoas, através da produção e disponibilização de conteúdos que sejam úteis para os potenciais clientes.

Só depois deve-se pensar em convertê-los em leads, a seguir em clientes e então fidelizá-los.

Para isso você pode usar: postagens no blog e mídias sociais, vídeos, SEO, CTAs, landing pages, e muitas outras estratégias.

Você está pronto  para colocar sua estratégia e campanhas de marketing em prática? Continue lendo e descubra como dominar o inbound marketing e atrair mais clientes.

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Como atrair clientes em 4 passos

Veja mais a fundo como trazer clientes para sua empresa por meio do inbound marketing:

1- Entenda qual é o investimento é necessário

A estratégia de inbound marketing é fundamental para o sucesso da sua empresa, independentemente do porte, no cenário digital.

Além de custar 60% a menos que as ações de outbound marketing, é mais efetiva e gera mais leads.

2- Compreenda o processo de atração de clientes

Se você realmente quer dominar o inbound marketing, precisa começar compreendendo como seu processo funciona, e qual a importância de cada uma das etapas.

  1. Atrair Visitantes: A primeira etapa do processo de inbound marketing é a atração de visitantes para o site e isso se dá através da produção e distribuição de conteúdos nos diversos canais disponíveis na web, como blogs, sites de compartilhamento de vídeos e mídias sociais por exemplo, que sanam dúvidas e ou apresentam soluções para um determinado problema.
  2. Converter em Leads: A segunda etapa tem como objetivo a conversão dos visitantes em leads. Se seu conteúdo é relevante e atende as necessidades do seu público, aproveite a oportunidade para oferecer outros conteúdos complementares, de forma que para acessá-los, os usuários precisem preencher um formulário de cadastro.
  3. Insira CTAs (calls to action: chamadas para ação) em seus conteúdos, de modo a chamar a atenção do leitor e direcioná-lo para a landing page com o formulário.
  4. Converter em Clientes: Conforme vai montando sua base de leads, é preciso nutrí-los com conteúdos, e uma ótima forma de fazer isso é através do envio automatizado de e-mails marketing. Ao fazer o acompanhamento constante dos seus leads, é possível identificar o momento em que cada lead está pronto para realizar uma compra ou a contratação de um serviço, e então enviar-lhe uma proposta comercial.
  5. Fidelizar: Depois de conseguir novos clientes, o inbound marketing continua seu trabalho para fidelizá-los. Clientes fiéis advogam em defesa de suas marcas e produtos prediletos.

Nessa etapa você pode trabalhar conteúdos que ajudem o usuário a melhor utilizar o produto adquirido, bem como sugestões de produtos ou serviços relacionados.

Confira: Guia Completo em Inbound Marketing: O que é e como aplicá-lo ao seu negócio

3- Planeje suas ações de inbound marketing

Antes de executar sua estratégia de inbound marketing, é preciso realizar um planejamento detalhado de como atrair clientes, a fim de conhecer melhor seu público-alvo, definir os principais objetivos e resultados esperados, bem como estabelecer os cronogramas de ações e mídias a serem utilizadas.

4- Quanto melhor planejada for sua estratégia, mais efetiva será.

  • Produza Conteúdo: Ao divulgar o conteúdo certo, no lugar certo, para a audiência certa e, claro, no momento certo, suas ações de marketing se tornarão relevantes e úteis para seus potenciais clientes.
  • Análise e Feedback: Analise os resultados obtidos através das suas ações de marketing digital, identifique o que está dando certo e defina quais áreas precisam de otimizações para obter melhores resultados no futuro.

É importante acompanhar de perto os indicadores de desempenho das suas ações de marketing digital, de modo a identificar problemas e oportunidades, e aplicar as otimizações o mais breve possível.

O inbound marketing é trabalhado com muita intensidade e dinamismo, por isso, apresentamos esses 4 passos para você começar a dominar este método.

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