Como atrair clientes com Inbound Marketing

Como atrair clientes com Inbound Marketing

Nos dias de hoje, os consumidores são bombardeados por milhares de mensagens publicitárias todos os dias, como atrair clientes e conseguir se destacar de toda essa masa de mensagens?

O outbound marketing, com publicidades invasivas e interruptivas, como comerciais durante a programação da TV, disparo de e-mails em massa, cold calling, já não funcionam mais como antigamente.

E a razão é simples: agora há diversas formas de sua audiência bloquear as mensagens que você está tentando entregar, e as pessoas estão mais no controle das informações que elas recebem.

Atualmente, não há como atrair clientes em potencial, sem que o marketing ofereça a eles algo que possam usufruir e se beneficiar, e é aí o que inbound marketing entra em ação.

O que é inbound marketing

O inbound marketing tem sido uma das formas de marketing digital mais efetivas para fazer negócios e um dos métodos de como atrair clientes e gerar vendas através da internet mais usados.

Diferentemente do outbound marketing, com a compra de publicidade, listas de e-mail e implorando para conseguir leads, o inbound marketing tem seu foco na criação de conteúdos de qualidade e relevantes.

O objetivo é direcionar as pessoas para sua empresa, para conhecer seus serviços e produtos, uma vez que essas pessoas demonstraram interesse no seu conteúdo.

A principal abordagem dessa estratégia é saber como atrair pessoas, através da produção e disponibilização de conteúdos que sejam úteis para os potenciais clientes.

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Só depois deve-se pensar em convertê-los em leads, a seguir em clientes e então fidelizá-los.

Para isso você pode usar: postagens no blog e mídias sociais, vídeos, SEO, CTAs, landing pages, e muitas outras estratégias.

Você está pronto  para colocar sua estratégia e campanhas de marketing em prática? Continue lendo e descubra como dominar o inbound marketing e atrair mais clientes.

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Como atrair clientes em 4 passos

Veja mais a fundo como trazer clientes para sua empresa por meio do inbound marketing:

1- Entenda qual é o investimento é necessário

A estratégia de inbound marketing é fundamental para o sucesso da sua empresa, independentemente do porte, no cenário digital.

Além de custar 60% a menos que as ações de outbound marketing, é mais efetiva e gera mais leads.

2- Compreenda o processo de atração de clientes

Se você realmente quer dominar o inbound marketing, precisa começar compreendendo como seu processo funciona, e qual a importância de cada uma das etapas.

  1. Atrair Visitantes: A primeira etapa do processo de inbound marketing é a atração de visitantes para o site e isso se dá através da produção e distribuição de conteúdos nos diversos canais disponíveis na web, como blogs, sites de compartilhamento de vídeos e mídias sociais por exemplo, que sanam dúvidas e ou apresentam soluções para um determinado problema.
  2. Converter em Leads: A segunda etapa tem como objetivo a conversão dos visitantes em leads. Se seu conteúdo é relevante e atende as necessidades do seu público, aproveite a oportunidade para oferecer outros conteúdos complementares, de forma que para acessá-los, os usuários precisem preencher um formulário de cadastro.
  3. Insira CTAs (calls to action: chamadas para ação) em seus conteúdos, de modo a chamar a atenção do leitor e direcioná-lo para a landing page com o formulário.
  4. Converter em Clientes: Conforme vai montando sua base de leads, é preciso nutrí-los com conteúdos, e uma ótima forma de fazer isso é através do envio automatizado de e-mails marketing. Ao fazer o acompanhamento constante dos seus leads, é possível identificar o momento em que cada lead está pronto para realizar uma compra ou a contratação de um serviço, e então enviar-lhe uma proposta comercial.
  5. Fidelizar: Depois de conseguir novos clientes, o inbound marketing continua seu trabalho para fidelizá-los. Clientes fiéis advogam em defesa de suas marcas e produtos prediletos.

Nessa etapa você pode trabalhar conteúdos que ajudem o usuário a melhor utilizar o produto adquirido, bem como sugestões de produtos ou serviços relacionados.

Confira: Guia Completo em Inbound Marketing: O que é e como aplicá-lo ao seu negócio

3- Planeje suas ações de inbound marketing

Antes de executar sua estratégia de inbound marketing, é preciso realizar um planejamento detalhado de como atrair clientes, a fim de conhecer melhor seu público-alvo, definir os principais objetivos e resultados esperados, bem como estabelecer os cronogramas de ações e mídias a serem utilizadas.

4- Quanto melhor planejada for sua estratégia, mais efetiva será.

  • Produza Conteúdo: Ao divulgar o conteúdo certo, no lugar certo, para a audiência certa e, claro, no momento certo, suas ações de marketing se tornarão relevantes e úteis para seus potenciais clientes.
  • Análise e Feedback: Analise os resultados obtidos através das suas ações de marketing digital, identifique o que está dando certo e defina quais áreas precisam de otimizações para obter melhores resultados no futuro.

É importante acompanhar de perto os indicadores de desempenho das suas ações de marketing digital, de modo a identificar problemas e oportunidades, e aplicar as otimizações o mais breve possível.

O inbound marketing é trabalhado com muita intensidade e dinamismo, por isso, apresentamos esses 4 passos para você começar a dominar este método.

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